Nos primeiros nove meses do ano, os portugueses voltaram a favorecer os veículos eléctricos, elegendo-os de novo como o segmento que mais rapidamente vê as suas vendas crescer no mercado nacional. Apesar de Portugal não ser o país europeu que oferece mais incentivos à aquisição, nem o que oferece o preço de energia para recarregar a bateria mais barato, a realidade é que os automóveis movidos com a electricidade que armazenam no acumulador continuam a crescer de forma sustentada.

A liderança (folgada) nas vendas de Janeiro a Setembro pertenceu ao Tesla Model Y, o SUV norte-americano que transaccionou 3812 unidades, o que lhe garantiu 13,90% do mercado. A seguir ao Model Y, surge outro Tesla, desta vez o Model 3, ainda a não beneficiar do restyling de que recentemente foi alvo, o que não o impediu de atrair 2157 novos clientes, a que corresponde 7,87% do mercado.

Depois da dupla norte-americana, vem o Dacia Spring, o que já não é uma surpresa, mas sim uma confirmação, uma vez que o pequeno crossover citadino da marca romena figura constantemente entre os veículos eléctricos que os portugueses mais compram. Foram 1150 (4,19%) os clientes que adquiriram o Spring, com o acessível modelo do Grupo Renault a bater o BMW Série i4 (1135) e o Peugeot e-208 (1032), com este último a liderar entre os veículos utilitários. A seguir, surgem no ranking o Renault Megane E-Tech (1002), o Peugeot e-2008 (829), o VW ID.3 (760), o BMW iX (716), o Citroën ë-C4 (668) e o Mercedes EQE (611). O top 15 encerrou com o Volvo XC40 Recharge (609), Mercedes EQA (607), VW ID.4 (565) e Audi Q4 (534).

Mas se este é o ranking dos veículos eléctricos mais vendidos em Portugal nos primeiros nove meses de 2023, a situação muda de figura por completo quando limitamos a busca às vendas a particulares, excluindo os clientes com NIF de empresas e profissões liberais, ou seja, aqueles que podem recuperar o IVA. Entre os clientes particulares, é curioso o domínio esmagador do acessível Dacia Spring, que transaccionou 515 unidades (17,81% do segmento), batendo o seu “meio-irmão” Renault Megane E-Tech (191 e 6,61%), bem como o BMW Série i4 (180 e 6,23%), Volvo XC40 Recharge (152 e 5,26%) e Audi Q4 (104 e 3,60%).

O ranking dos clientes particulares inclui ainda, na 6.ª posição, o VW ID.3 (104 unidades), seguido do BMW iX (95), Nissan Leaf (95), Toyota bZ4X (94) e Peugeot e-208 (90). As últimas posições do top 15 pertencem ao Cupra Born (87), Peugeot e-2008 (79), Volvo C40 Recharge (77), Mazda MX-30 (75) e Nissan Ariya (70).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR