O cinema de curta-metragem tem, a partir desta segunda feira, uma “nova casa”: o serviço This is Short estreia-se no mundo do streaming com uma seleção de mais de 100 filmes com passagem por diversos festivais internacionais e a promessa de novas adições regulares à plataforma, que em comunicado promete “um serviço de streaming com filmes fascinantes, com curadoria de festivais fabulosos”.

A nova plataforma é o culminar de um projeto que começou em 2021, com uma primeira versão em formato de “festival virtual” que “emocionou os amantes do cinema de mais de 50 países durante três meses, em plena pandemia”. Depois de uma segunda edição no ano passado, o This is Short regressa agora para ficar, de forma permanente, procurando assumir-se como um espaço de divulgação e exibição de um dos géneros basilares do cinema.

“O novo serviço destina-se aos curiosos e aos cinéfilos, ao público das artes e dos festivais, aos realizadores e aos que querem descobrir talentos. Trata-se do grande cinema em toda a sua brevidade”, refere a Rede Europeia de Curtas-Metragens (ESFN), responsável pela gestão do projeto, que realça a opção deliberada pelo formato, sublinhando a sua importância vital enquanto “fonte de inovação para a arte do cinema e da realização cinematográfica.”

O serviço terá um período experimental gratuito de duas semanas, após o qual apresenta duas opções de assinatura: um modelo mensal, com um custo de 4,99 euros, e uma opção anual, por 49,99 euros. Espectadores interessados poderão, por estes valores, ter acesso a um conjunto vasto de obras — o This is Short estreia-se com mais de 100 filmes, escolhidos a partir das seleções oficiais e de um leque de mais 40 mil filmes submetidos aos festivais da rede da ESFN (que inclui o português IndieLisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre esta primeira ‘leva’, encontram-se trabalhos como Atlantiques (2009), curta documental de Mati Diop, cineasta franco-senegalesa que competiu pela Palma de Ouro em Cannes, Flores del otro patio (2022), do colombiano Jorge Cadena, que já recebeu uma menção especial do Festival de Cinema de Berlim em 2018, ou Ultraviolet (2018), do cineasta e artista visual franco-beninês Marc Johnson.

No plano nacional, estão para já disponíveis três curtas-metragens portuguesas (sendo expectável que outras produções nacionais sejam adicionadas ao serviço nas próximas semanas): Cidade Pequena (2016), de Diogo Costa Amarante, Cães que ladram aos pássaros (2019), de Leonor Teles, e Foxtale (2023), curta de animação da autoria de Alexandra Allen.

Curtas-metragens portuguesas. Lá fora um sucesso, cá dentro à procura de uma vida mais longa: “Depois dos festivais, não há muitas portas”

Além dos filmes propriamente ditos, a plataforma promete ainda disponibilizar aos assinantes uma experiência cuidada de curadoria, num “programa diversificado” que vai desde “a atualidade e filmes premiados a retrospetivas e especiais de fim de ano”. Alguns dos ciclos que podem ser encontrados nas próximas semanas incluem a coleção Shorts Turned into Features, que destaca algumas curtas-metragens que acabaram por dar origem a obras de longa duração; The World We Live In, uma série contendo vários programas, cada um abordando uma temática específica (das alterações climáticas à ansiedade nuclear ou às questões habitacionais); ou a série Film Literacy, que pretende promover a literacia visual e cinéfila dos espectadores de várias faixas etárias, desde a infância à idade adulta.

Cada um dos seis festivais que integram a ESFN —  o já referido IndieLisboa, o Vienna Shorts, da Áustria, o Internationale Kurzfilmtage Oberhausen, da Alemanha, o Go Short Festival, dos Países Baixos, e o Short Waves Festival, da Polónia — terão também as suas próprias páginas na plataforma, com filmes selecionados pelas respetivas equipas de cada um.

No comunicado é ainda referido que “os filmes serão exibidos sem restrições regionais, se possível, e na sua versão original com legendas em inglês (bem como legendas noutras línguas, se disponíveis)”. Alguns dos títulos disponíveis virão acompanhados de textos de crítica aprofundados, fornecendo uma melhor contextualização dos filmes em questão.

O projeto do This is Short foi concebido pela empresa polaca Uniforma e é parcialmente financiado através do programa de financiamento audiovisual da Europa Media, tendo como objetivo declarado “apoiar curtas-metragens e cineastas europeus e internacionais”.