Os clientes não ficaram fãs da versão Sport Turismo do Panamera e o número reduzido de unidades vendidas levou o construtor a descontinuar a sua produção. A 3.ª geração do Panamera, que está agora a ser introduzida nos diferentes mercados, já não conta com a versão que se assumia como uma espécie de carrinha da berlina desportiva alemã.

A morte anunciada do modelo foi confirmada pela Porsche à Automotive News Europe, com a empresa a comunicar a decisão de descontinuar o Sport Turismo com a introdução da 3.ª geração. A justificação prende-se com a queda na procura, sobretudo nos principais mercados, nomeadamente a China e os Estados Unidos da América.

De acordo com a Autocar, o Sport Turismo representava menos de 10% das vendas totais do Panamera. Se tivermos em conta que a berlina desportiva com motores de combustão e PHEV vendeu apenas 17.565 unidades no primeiro semestre de 2023, não é difícil perceber que um modelo deste segmento que transaccione cerca de 1500 unidades por semestre tenha muitas dificuldades em sobreviver.

O fim do Panamera Sport Turismo, motivado pela falta de interesse dos clientes na versão carrinha de uma berlina pré-existente, leva a ponderar igualmente o que poderá reservar o futuro para a versão Sport Turismo do Taycan, também ela uma espécie de versão carrinha da berlina eléctrica. Seria curioso saber quanto é que vende especificamente cada uma das três versões do Taycan, uma vez que a Porsche não comunica estes dados, para assim se perceber até que ponto o Sport Turismo elécrico não irá seguir as pisadas do seu “irmão” a gasolina, com o Taycan Cross Turismo a poder seguir o mesmo destino, modelo que se diferencia do Sport Turismo sobretudo por umas peças em plástico a protegerem as embaladeiras e os guarda-lamas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR