Foi uma goleada agridoce. Apesar de ter vencido o Villarreal por números expressivos no passado fim de semana, o Real Madrid viu David Alaba lesionar-se gravemente e ficar desde já afastado do resto da temporada: o central austríaco sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não volta a jogar em 2023/24, tendo até o Campeonato da Europa em risco.

“Depois dos exames realizados ao nosso jogador David Alaba, foi-lhe diagnosticada uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O jogador será submetido a uma cirurgia nos próximos dias”, indicou o clube merengue em comunicado e horas depois de o central ter saído do relvado apoiado em colegas e elementos da equipa médica, visivelmente combalido e na sequência de um duelo com Gerard Moreno.

Já esta terça-feira, e numa declaração algo surpreendente, o Bayern Munique — onde o austríaco jogou mais de uma década e de onde saiu em 2021 para rumar a Espanha — anunciou que pretende apoiar Alaba com a cirurgia que terá de realizar. “Tentei falar hoje com o David, mas lamentavelmente não consegui. No Bayern já deixámos a garantia de que será operado em Innsbruck e por um médico em quem temos grande confiança”, indicou Uli Hoeness, presidente dos alemães, em declarações a um canal de televisão do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À partida, o médico em questão será o já conhecido Christian Fink, responsável por cirurgias semelhantes com Manuel Neuer ou Leroy Sané. Aos 31 anos, David Alaba é uma das referências da defesa do Real Madrid e a grande figura da seleção da Áustria, que corre agora o risco de participar no Euro 2024 sem o capitão. Klaus Mitterdorfer, o presidente da Federação Austríaca de Futebol, já sublinhou que a lesão de Alaba foi “um choque para toda a família do futebol austríaco”.

Com Alaba e a par de Courtois e Éder Militão, o Real Madrid já perdeu três jogadores até ao final da temporada devido a roturas do ligamento cruzado anterior do joelho. Adicionalmente, os merengues também não têm contado com Vinícius, Tchouaméni e Camavinga, sendo que os três devem regressar à competição ainda em janeiro. Com a ausência prolongada de Alaba, que se acrescenta à de Militão, a imprensa espanhola já começou a projetar os eventuais alvos dos espanhóis no mercado de janeiro — numa lista onde estão Gonçalo Inácio, do Sporting, António Silva, do Benfica, e também Giorgio Scalvini, da Atalanta.