Nadal escolheu Brisbane para regressar à competição após praticamente um ano afastado devido a problemas físicos. A participação no torneio não foi dececionante. A chegada aos quartos de final fazia crescer a água na boca para a esperança de que o espanhol pudesse realizar um ano de 2024 ao nível das suas próprias exigências mas logo aí houve um primeiro sinal de que nem tudo seriam facilidades.

“Ter a felicidade de jogar amanhã significa muito para mim”, disse nos final dos dois jogos que antecederam o duelo com Jordan Thompson onde Nadal acabaria por ser eliminado apesar de ter beneficiado de três match points (5-7, 7-6 e 6-3). Se não se esperava que o espanhol fosse demolidor, ainda para mais em piso duro, o pior cenário seria voltar a ter problemas que o impedissem de disputar os grandes torneios do circuito naquela que possivelmente vai ser a sua última época, tendo Roland Garros como barómetro final.

Nadal deixou o encontro com Jordan Thompson com queixas na coxa esquerda, sendo que durante o jogo dera alguns sinais (que o levaram a ser assistido) de dores na anca a que foi operado. A quente, o maiorquino tentava colocar água na fervura dizendo que o cansaço podia ser o responsável pelo desconforto, mas, mais tarde, anunciou nas redes sociais que não ia participar no Open da Austrália, cujas primeiras rondas arrancam este domingo ainda sem os principais tenistas.

O jogador de 37 anos, por causa de “um pequeno problema num músculo”, perde a oportunidade de regressar ao torneio onde se lesionou no ano passado. Ainda assim, apesar desta situação significar que Nadal pode não voltar a jogar um Open da Austrália, que conquistou pela segunda vez na carreira em 2022, o espanhol parece não ter atirado a toalha ao chão. “Trabalhei muito durante o ano para este regresso e, como sempre disse, o meu objetivo é estar no meu melhor nível dentro de três meses”. 

No início do ano passado, Nadal cedeu perante Mackenzie McDonald, num jogo onde foi fortemente condicionado pelas dores. Mais tarde, o tenista acabaria por anunciar que regressaria apenas em 2024 e que até lá estaria a recuperar de um problema que o afetou sobretudo na zona da anca. Desta vez, ruptura que contraiu em Brisbane aconteceu numa zona diferente, o que é uma “boa notícia”, considerou o jogador. “De momento, não estou pronto para competir ao máximo nível de exigência em jogos de 5 sets. Estou a voltar para Espanha para consultar o meu médico, fazer tratamento e descansar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR