A neve já marcou presença em algumas regiões do país e, segundo as previsões, tudo indica que a situação vai piorar nos próximos dias. Por isso, os condutores mais precavidos podem começar a procurar uma forma de evitar ficar atolados no meio da neve, gelo ou lama. E se está a pensar recorrer às tradicionais correntes, saiba que há soluções mais modernas, mais simples e mais rápidas de aplicar.

As correntes de neve, aquelas que tardam largos minutos a instalar, sujam as mãos e obrigam o condutor a enregelar enquanto executa a penosa operação. Serviram durante décadas os que têm de lidar com este tipo de piso, com menos aderência e onde é fácil ficar atascado, mas hoje em dia há alternativas mais simples e fáceis de instalar, com a mesma (ou até mais) eficácia no que respeita à tracção, que se podem adquirir nas lojas da especialidade ou encomendar com apenas um clique.

Se nunca teve de lidar com este tipo de desafios, veja o vídeo acima e aperceba-se da dificuldade de realizar a operação, mesmo quando o piso está seco, o frio não abunda e em acção está um especialista na matéria. Em alternativa, pode optar pela Zip Grip Go, denominação que fica no ouvido e que, na prática, resume o que acontece: aperta-se em torno do pneu como uma vulgar abraçadeira, garante uma maior aderência e está pronto a arrancar. Veja aqui como funciona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se habita numa zona de neve e gelo, como por exemplo numa estância de esqui, então necessita de uma solução definitiva para os meses de Inverno. Mas se só esporadicamente tem de enfrentar estas condições mais adversas, para mais durante um período reduzido, é aqui que surge o momento de optar pelas correntes de neve, ou substituí-las pelas Zip Grip Go. Estas são simples, fáceis de arrumar e baratas, vendendo-se em packs de 10 abraçadeiras por somente 18€. O condutor só tem de decidir se instala quatro ou mais por pneu, consoante o tipo de piso, sendo que não é necessário mais de um minuto para serem colocadas.

E se as condições meteorológicas o forçam a procurar correntes de neve ou os seus substitutos, o melhor é aproveitar e procurar as inúmeras soluções alternativas. Saiba que pode igualmente optar por correntes de neve têxteis, uma espécie de manta em kevlar que, como por magia, adere melhor à neve do que se poderia pensar. Veja em cima como funciona.

Mas se é mesmo fã das correntes de neve tradicionais e faz questão de confiar naquilo que conhece, pode sempre escolher uma versão mais moderna e fácil de instalar. Como pode ver em baixo, continua a ser uma solução metálica, logo mais robusta e passível de ser aplicada inúmeras vezes, o que a torna mais económica por poder ser utilizada ao longo dos anos.