Um aparelho da Boeing ao serviço da companhia nipónica All Nippon Airways (ANA), que fazia o voo entre os aeroportos de Sapporo-New Chitose e Toyama foi forçado a interromper o voo e regressar ao ponto de partida depois de ter sido detetada uma falha num dos vidros do cockpit. O incidente, que não provocou quaisquer feridos, acontece menos de uma semana depois de um outro Boeing ter perdido uma das portas em pleno voo, num voo nos Estados Unidos.

O caso mais recente de problemas com os aparelhos da Boeing — neste caso, um Boeing 737-800 — aconteceu este sábado. A bordo seguiam 59 passageiros, que, de acordo com a companhia aérea ANA, não sofreram quaisquer ferimentos. “A fissura não era algo que afetasse o controlo do aparelho ou a pressurização do mesmo”, garantiu fonte oficial da empresa, citada pela Al Jazeera.

Voo da Alaska Airlines aterra de emergência após perder uma janela. Todos os voos de Boeing 737 MAX 9 foram suspensos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de os aparelhos envolvidos em ambos os incidentes terem sido produzidos pela fabricante Boeing, estão em causa modelos diferentes. No primeiro caso, no Alaska, a perda de uma das portas usadas para o embarque aconteceu a bordo de um Boeing 737 MAX 9. Agora, num caso que ocorreu no Japão, o incidente envolve um Boeing 737-800.

Ainda assim, depois de o primeiro caso ter sido conhecido, a autoridade de aviação norte-americana — a Autoridade Aérea Federal (FAA) — emitiu um comunicado dando ordens para que fossem suspensos, temporariamente, os voos de todos os Boeing 737 MAX 9 a operar no território nacional ou que fossem propriedade de companhias aéreas do país. Estavam em causa um total de 171 aviões. “A FAA vai requerer a inspeção imediata de certos aviões Boeing 737 MAX 9 antes que estes possam retomar o voo”, referiu o administrador da autoridade, Mike Whitaker.

Em relação ao avião da All Nippon Airways, e apesar de estar em causa um aparelho da Boeing, ainda não há informação de qualquer ordem de suspensão do modelo 737-800.