791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Caso EDP. Mulher de Ricardo Salgado: "Tinha um marido fantástico e hoje em dia tenho um bebé grande para tratar"

Maria João Salgado, mulher de Ricardo Salgado, testemunhou esta segunda-feira e falou sobre a doença de Alzheimer do marido. "Ele está doente. A doença infelizmente tem progredido", explicou.

Maria João Salgado, mulher de Ricardo Salgado, e Francisco Proença de Carvalho, advogado do antigo administrador do BES
i

Maria João Salgado, mulher de Ricardo Salgado, e Francisco Proença de Carvalho, advogado do antigo administrador do BES

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Maria João Salgado, mulher de Ricardo Salgado, e Francisco Proença de Carvalho, advogado do antigo administrador do BES

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Por direito, Maria João Salgado podia recusar prestar declarações, por ser mulher de Ricardo Salgado, um dos três arguidos deste processo, mas mesmo assim quis falar esta segunda-feira em tribunal, como testemunha. E deixou a descrição do estado de saúde do antigo administrador do BES, que foi diagnosticado com Alzheimer: “Sou casada há praticamente 60 anos, sou eu que vivo com ele, sou eu que sei o que é que ele era. Ele está doente. A doença infelizmente tem progredido. O Ricardo tem dificuldade em fazer tudo sozinho”.

“Custa-me imenso dizer isto do meu marido, mas ele não tem independência nenhuma hoje em dia. Dependência quando acorda, quando vai comer, quando vai à casa de banho. Às vezes perde-se em casa.”

Ricardo Salgado está a exagerar a doença de Alzheimer?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maria João Salgado, uma das dezenas de testemunhas deste processo, respondeu às questões do advogado do marido, Francisco Proença de Carvalho, que quis deixar claro o estado de saúde de Ricardo Salgado. “Muitas vezes não se lembra do nome dos netos”, exemplificou Maria João Salgado. “Tinha um marido fantástico e hoje em dia tenho um bebé grande para tratar.”

Depois de um primeiro relatório de peritos independentes da delegação de Lisboa do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) ter atestado que Ricardo Salgado estava no terceiro de quatro estágios da doença de Alzheimer, uma segunda perícia, com médicos diferentes, confirmou o diagnóstico, deixando, no entanto, que podem existir dúvidas sobre a existência de “exagero” ou “simulação” por parte do ex-presidente executivo do Banco Espírito Santo.

Já durante a tarde foi a vez de Vítor Escária, antigo chefe de gabinete de António Costa e agora arguido no processo Influencer. Vítor Escária foi chamado a testemunhar, uma vez que foi também o principal assessor de José Sócrates entre 2005 e 2011, período que coincidiu com a pasta de Manuel Pinho como ministro da Economia.

Ainda durante a manhã desta segunda-feira, o tribunal ainda ouviu o padre Avelino Alves, que descreveu que “o que lhe fazia doer a alma eram os lesados”. “Era um homem forte e firme e agora está bastante debilitado. A pancadaria foi tanta que acabou por o levar… Ele sentia esse peso de não resolver o problema dos lesados.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Manuel Pinho está acusado pelo Ministério Público de dois crimes de corrupção passiva, um deles para ato ilícito, um crime de branqueamento de capitais e outro crime de fraude fiscal e o tribunal decidiu manter todos os crimes, tal como constam na acusação. Sobre Alexandra Pinho recaem os crimes de branqueamento de capitais e de fraude fiscal — os dois em co-autoria material, em concurso efetivo, com o ex-marido. Já Ricardo Salgado está a ser julgamento por dois crimes de corrupção ativa e um crime de branqueamento de capitais.

Manuel Pinho, um dos três arguidos deste processo, à chegada ao tribunal

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Segundo o Ministério Público, Manuel Pinho terá sido corrompido por Ricardo Salgado, na altura em que era o responsável pela pasta da Economia no Governo de José Sócrates, e terá recebido uma avença mensal de 14.963,94 euros através da sociedade offshore Espírito Santo Enterprises — o conhecido saco azul do Grupo Espírito Santo (GES). No total, o antigo ministro da Economia terá recebido um total de 3,9 milhões de euros do GES e Ricardo Salgado terá dado ordem para efetuar esses pagamentos. O objetivo do ex-líder do BES seria favorecer, alegadamente, o grupo da família, nomeadamente na aprovação das herdades da Comporta e do Pinheirinho como “Projeto de Interesse Nacional”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora