Um conjunto de 39 fogos no Bairro do Rosal, em Ourique (Beja), vai ser reabilitado pela câmara municipal, num investimento de quase 1,7 milhões de euros totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o município alentejano revelou que o contrato de financiamento, no valor total de 1.669.367,34 euros, já foi assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), depois de aprovada a candidatura ao PRR.

“É um investimento importante que se enquadra naquela que é a nossa Estratégia Local de Habitação (ELH), através da qual vamos reabilitar o parque habitacional que o município possui atualmente”, explicou o presidente da câmara, Marcelo Guerreiro.

O projeto prevê a reabilitação de 39 habitações no Bairro do Rosal, nomeadamente “o isolamento térmico das paredes exteriores e coberturas, a substituição de vãos envidraçados e portas por outros com melhor desempenho energético, a substituição dos sistemas técnicos de água quente sanitária e a melhoria da ventilação”.

“É um contributo importante para o conforto das famílias que residem nestas habitações sociais”, disse Marcelo Guerreiro. O autarca acrescentou que o concurso público para a empreitada vai ser lançado em breve pelo município e que as obras deverão começar “ainda este ano”.

No comunicado, a Câmara de Ourique sublinhou que a habitação “é uma prioridade do atual mandato autárquico”, frisando que a câmara “vai continuar a trabalhar para dar expressão concreta à ELH, na componente de criação de novas oportunidades de acesso a habitação a preços acessíveis e na reabilitação de habitações existentes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR