A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira, sem votos contra, submeter a consulta pública a proposta de alteração ao regulamento de horários dos estabelecimentos e outras duas para novas medidas dirigidas à atividade da economia da noite.

Em reunião privada do executivo municipal, as propostas foram apresentadas pelo vereador da Economia e Inovação, Diogo Moura (CDS-PP), e “têm como objetivo principal estabelecer mecanismos que garantam o equilíbrio entre o direito ao descanso e a atividade económica na cidade”.

A proposta de alteração ao Regulamento de Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços no Concelho de Lisboa foi aprovada com a abstenção do PCP e os votos a favor dos restantes vereadores, pelo que será sujeita a consulta pública, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias.

Uma das alterações propostas ao regulamento é que “os minimercados, mercearias, garrafeiras e estabelecimentos semelhantes que tenham menos de 100 metros quadrados e que vendam bebidas alcoólicas depois das 22h passam a ter o seu horário equiparado ao das lojas de conveniência, limitando o seu funcionamento a essa hora“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na terça-feira, em declarações à agência Lusa, o vereador Diogo Moura disse que “todos os estabelecimentos até 100 metros quadrados [m²] e que vendam bebidas alcoólicas vão ser equiparados a lojas de conveniência, portanto vão ter que encerrar às 22h”, ficando de fora desta medida cafés, bares e discotecas.

Prevê-se também a possibilidade de em estabelecimentos com mais de 100 m² considerados “problemáticos naquilo que é o consumo de álcool ou compra de álcool” a câmara decidir, “por despacho, proibir a venda de bebidas alcoólicas”, adiantou o autarca.

Outra das medidas será a obrigatoriedade de as esplanadas com amplificação sonora e dos estabelecimentos com televisão disporem de limitador de som, segundo a proposta aprovada, prevendo ainda que os horários de funcionamento das esplanadas passem a ser diferenciados dos estabelecimentos de que façam parte, tendo como limite de horário às 24h.

A par da alteração ao regulamento, a câmara quer avançar com uma medida prevista no atual regulamento, que surge a pedido da Junta de Freguesia da Misericórdia, sob presidência de Carla Madeira (PS), e que pretende proibir a venda de bebidas alcoólicas para o exterior, a partir da 1h, para todos os estabelecimentos localizados no Bairro Alto, Bica, Cais do Sodré e Santos.

Essa medida foi viabilizada com a abstenção de PCP e BE, seguindo agora para consulta pública.

A câmara aprovou ainda, com abstenção de PS, PCP e BE, uma proposta para a Rua de São Paulo e artérias adjacentes, “que é a zona onde há o maior índice de queixas, de vários níveis, de vária ordem”, para que os estabelecimentos comprovem que cumprem os requisitos urbanísticos, mediante a apresentação de título para o exercício da atividade, demonstração que o uso do edifício ou fração é compatível com a atividade e, quando aplicável, apresentação de licença de recinto.

Caso o explorador do estabelecimento que se situe nesta área não solicite o alargamento de horário, no final do prazo de seis meses a contar da entrada em vigor da proposta, “o horário limite de funcionamento é as 23h, todos os dias da semana“.

Em comunicado enviado após a aprovação das propostas, a câmara reforçou que essa medida prevê, caso seja viabilizada após consulta pública, a criação de uma zona de restrição de horário para as 23h na Rua de São Paulo, aplicada apenas aos estabelecimentos que não cumpram com os requisitos urbanísticos exigíveis à sua atividade económica, indicando que tal se deve ao “maior crescimento registado na cidade no número de queixas de ruído, de uso indevido das frações em andar térreo, de perturbações na circulação e de insegurança provocadas”.

Citado em comunicado, o vereador Diogo Moura defendeu que “está a ser dada prioridade à qualidade de vida dos lisboetas“, referindo que a atividade económica e a vida noturna em Lisboa se alteraram desde a entrada em vigor do atual regulamento, em 2016, e “é necessário ajustá-lo às dinâmicas de quem vive, de quem trabalha e de quem se diverte na cidade de hoje”.

“Acredito que esta é uma solução equilibrada, que procura defender o direito ao descanso dos lisboetas, mas que garante também que a atividade económica se desenvolva”, afirmou o vereador da Economia e Inovação, sublinhando que as propostas aprovadas passam agora para a fase de consulta pública de 30 dias.

Atualmente, o executivo do concelho, que é composto por 17 membros, integra sete eleitos da coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) – os únicos com pelouros atribuídos -, três do PS, dois do PCP, três do CPL, um do Livre e um do BE.