A capitania do Porto do Funchal emitiu esta segunda-feira avisos de mau tempo e vento forte para a orla marítima da Madeira que vão estar em vigor até as 18h00 de terça-feira.

Os avisos surgem na sequência das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativos à situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima do arquipélago da Madeira.

O aviso de mau tempo indica que o vento vai soprar entre os 51 e os 62 quilómetros por hora de qualquer direção, recomendando a autoridade marítima regional que os proprietários e armadores “adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das embarcações”.

No caso do aviso de vento forte, menciona que será de norte “moderado a fresco, tornando-se gradualmente nordeste muito fresco a forte”, enquanto a visibilidade é “boa a moderada” e as ondas na ordem dos três metros na costa sul e até dois metros na parte sul.

Devido a esta situação, a capitania recomenda a “toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Entre eles estão o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas são as indicações dadas pela autoridade regional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR