A obra do metrobus do Porto vai obrigar ao corte do acesso da Avenida da Boavista à rua António José da Costa até dia 12 de abril, de acordo com uma nota publicada esta segunda-feira pela Metro do Porto.

“Devido às obras de construção do metrobus, o acesso da Avenida da Boavista à Rua António José da Costa está interdito até 12 de abril“, pode ler-se numa nota esta segunda-feira publicada no site da Metro do Porto dedicado às novas linhas em construção.

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A transportadora refere que até ao dia 12 de abril, “os automobilistas que pretendam dirigir-se a esta rua devem seguir pelas ruas António Cardoso e António Patrício“.

“Durante esta intervenção, será sempre possível aceder às garagens, habitações e estabelecimentos, bem como estacionar na rua António José da Costa“, assegura a Metro do Porto, responsável pela obra do metrobus, autocarro a hidrogénio que circulará numa via dedicada na Avenida da Boavista e em conjunto com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa.

O novo serviço da Metro do Porto ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) este ano.

As obras da primeira fase arrancaram no final de janeiro de 2023, estando previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

Os veículos do serviço, autocarros a hidrogénio semelhantes aos do metro convencional, serão construídos pelo consórcio que integra a CaetanoBus e a DST Solar, num contrato adjudicado por 29,5 milhões de euros.

Inicialmente, o projeto do metrobus estava previsto apenas até à Praça do Império, mas como o valor da adjudicação (25 milhões de euros) ficou abaixo dos 66 milhões de euros, o Governo decidiu fazer uma extensão do serviço até à Praça Cidade do Salvador, conhecida como Anémona, em Matosinhos.

O metrobus do Porto vai ficar 10 milhões de euros mais caro do que os 66 milhões inicialmente previstos, segundo uma resolução do Governo publicada em 17 de novembro.

O investimento inicialmente previsto para o metrobus, de 66 milhões de euros, é totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e os 10 milhões adicionais poderão ser também financiados pelo PRR, pelo Fundo Ambiental ou pelo Orçamento do Estado.