A circulação automóvel e pedonal na Avenida de D. Carlos I, na marginal do Porto, vai ser interrompida na quinta-feira a partir das 19h00, devido ao agravamento das condições meteorológicas, prevendo-se uma reavaliação da situação no sábado.

Numa publicação na sua página oficial, a Câmara do Porto esclarece que a circulação vai ser interrompida “por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens”, face à precipitação, vento e agitação marítima forte prevista.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada pelo menos até domingo devido ao mau tempo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A circulação naquela zona da barra do Douro vai ser interrompida na quinta-feira a partir das 19h00 e deverá assim permanecer até sábado, dia para o qual está prevista uma reavaliação da situação.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre as 03h00 e 09h00 de quinta-feira, bem como entre as 15h00 e 18h00 de sexta-feira estão previstos períodos de chuva, por vezes forte.

Vem aí de novo muita chuva e neve a partir de quinta. E o dia de eleições vai ser molhado

Na sexta-feira são esperadas rajadas até 80 km/h, entre as 15h00 e 18h00, e ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros de altura, podendo atingir 11 metros de altura máxima.

“Face às previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar”, alerta o município.

A Proteção Civil Municipal recomenda por isso à população que respeite os perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acesso aos molhes e praias.

Os serviços municipais apelam a que a população tenha especial cuidado ao circular junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, e que não pratique atividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira-mar.

Evitar estacionar veículos junto da costa e em zonas mais vulneráveis a galgamentos costeiros é outra das recomendações, assim como a especial atenção dos avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).