O bispo de Pemba, capital de Cabo Delgado, repudiou este domingo a difusão de vídeos com pessoas decapitadas naquela província do norte de Moçambique, assolada pela ação de grupos armados, apelando para a não disseminação de imagens de violência.

“Fico muito admirado quando vejo pessoas a encaminharem vídeos com imagens horríveis de pessoas decapitadas”, disse António Juliasse, falando durante a vigília pascal, na noite de sábado. “Não devemos pregar a desgraça”, exortou Juliasse.

Aquele líder religioso também criticou a disseminação de vídeos de vítimas de acidentes de viação, questionado se esta prática significa que as pessoas perderam a sensibilidade.

Apelou à sociedade moçambicana para uma mobilização a favor da construção da paz e da solidariedade.

A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Depois de uma ligeira acalmia em 2023, estes ataques multiplicaram-se nas últimas semanas, criando cerca de 100 mil deslocados só em fevereiro, além de um rasto de destruição, morte e famílias desencontradas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR