A Mesa da Assembleia Geral do FC Porto admitiu esta terça-feira quatro candidaturas às eleições dos órgãos sociais, em 27 de abril, certificando a conformidade de cada uma com os pressupostos estatutários dos vice-campeões nacionais de futebol.

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial do clube na Internet, o órgão chefiado por José Lourenço Pinto autenticou as listas encabeçadas pelo atual presidente portista, Pinto da Costa, pelo ex-treinador da equipa de futebol André Villas-Boas, pelo docente e empresário Nuno Lobo e pelo advogado e professor universitário Miguel Brás da Cunha.

O sorteio da ordenação de candidaturas ditou que Pinto da Costa vai ficar com a Lista A, André Villas-Boas, estreante nas eleições do FC Porto, com a B, e Nuno Lobo, derrotado no sufrágio de 2020, com a C, tendo a D sido atribuída ao movimento autónomo liderado por Miguel Brás da Cunha, que apenas concorreu ao Conselho Superior há quatro anos.

Pinto da Costa e André Villas-Boas designaram cabeças de listas para a direção, a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e Disciplinar e o Conselho Superior, órgão não executivo do clube, que voltará a ter uma candidatura exclusiva do grupo de associados comandado por Miguel Brás da Cunha, enquanto Nuno Lobo não propôs nenhum nome.

“Apareceu uma candidatura, a arbitragem mudou”: Pinto da Costa sobre futebol, Villas-Boas, interesses obscuros e finanças do FC Porto

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto decorrem em 27 de abril, entre as 09h00 e as 20h00, no Estádio do Dragão, no Porto, numa fase em que Pinto da Costa cumpre o 15.º mandato consecutivo, que lhe confere o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.