O lançamento de fogo de artifício por parte de adeptos do Sporting tornou-se algo quase recorrente ao longo das últimas semanas. Foi assim depois da vitória em Alvalade no dérbi com o Benfica logo após o apito final, foi assim após o triunfo em Barcelos diante do Gil Vicente, foi assim uns dias depois na vitória em Famalicão pela margem mínima onde os arredores do Municipal começaram a ouvir os primeiros disparos ainda no período de compensação da partida. Este domingo, a festa começou ainda antes na chegada do cortejo de adeptos verde e brancos ao Estádio do Dragão, prosseguiu no próprio interior do recinto na primeira parte e teve o seu apogeu no regresso da equipa em Alvalade, já depois das 2h da manhã. Tudo sem título. 

Existia uma ténue possibilidade de haver campeão já na 31.ª jornada do Campeonato, com uma conjugação única de vitória do Sporting frente ao FC Porto e derrota do Benfica na receção ao Sp. Braga. Nenhuma veio a acontecer e até foram os encarnados que beneficiaram do empate dos leões para reduzirem a distância para cinco pontos em relação ao primeiro lugar. A partir de agora, e com apenas nove pontos em disputa, chega o momento das decisões finais. E existem três cenários possíveis para se conhecer o campeão da Liga.

Cenário 1? Haver festa no domingo. No entanto, e neste caso, o Sporting não depende apenas de si: além de precisar de vencer o Portimonense em mais um encontro de casa cheia em Alvalade no sábado (18h), terá de esperar que o Benfica não ganhe na deslocação a Famalicão no domingo (20h30). Se isso não acontecer, é certo que as decisões do título terão sempre de ficar adiadas pelo menos outra semana.

Cenário 2? Haver festa na 33.ª jornada. Aqui, caso vença os algarvios na próxima ronda, o Sporting fica a depender apenas de si, necessitando de vencer na deslocação ao Estoril a 11 de maio (18h). Se isso não vier a acontecer, terá de ficar à espera do resultado da receção do Benfica ao Arouca no dia seguinte (18h). Se no final desse fim de semana não existir campeão, tudo fica adiado para a última jornada, ainda sem data, que terá o Sporting a jogar com o Desp Chaves em Alvalade e o Benfica a defrontar fora o Rio Ave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se em relação ao título existem apenas dois concorrentes, há mais algumas lutas particulares a seguir nesta ponta final do Campeonato. Em relação ao terceiro lugar, o FC Porto ganhou um ponto de vantagem ao Sp. Braga (63-62) mas perdeu dois para o V. Guimarães (60), mantendo-se tudo em aberto para as últimas três jornadas com dois encontros diretos entre o V. Guimarães-Sp. Braga e o Sp. Braga-FC Porto. Depois, há a corrida entre Moreirense e Arouca pela sexta posição, com o conjunto de Moreira de Cónegos a ter agora mais um ponto do que os arouquenses e também um calendário teoricamente mais acessível. Por fim, há nove equipas que podem ainda descer de forma direta ou ir ao playoff de permanência.

O calendário dos candidatos ao título nas últimas três jornadas

Sporting (81 pontos)

  • Portimonense (casa, 4 de maio às 18h)
  • Estoril (fora, 11 de maio às 18h)
  • Desp. Chaves (casa, 18 ou 19 de maio)

Benfica (76 pontos)

  • Famalicão (fora, 5 de maio às 20h30)
  • Arouca (casa, 12 de maio às 18h)
  • Rio Ave (fora, 18 ou 19 de maio)