A situação geopolítica não é famosa. Seul e Pyongyang atravessam um momento de tensão permanente, um dos mais importantes na história dos dois países. Ainda assim, nos Jogos Olímpicos, atletas da Coreia do Norte e do Sul mostraram que ainda é possível haver episódios de confraternização entre as duas nações.

Na prova de pares mistos do ténis de mesa, modalidade dominada pelos países asiáticos, a Coreia do Sul conquistou o bronze, com a Coreia do Norte a ficar com a prata, depois de ter perdido contra a China na final. Os três países subiram assim ao pódio e, depois de receberem as medalhas, os seis atletas tiraram uma selfie que se tornou viral nas últimas horas.

Na fotografia, o sul-coreano Lim Jong-hoon aparece a segurar o telemóvel da marca que patrocina os Jogos Olímpicos e, atrás de si, surgem o seu companheiro Shin Yu-bin, bem como a dupla norte-coreana, composta por Ri Jong Sik e Kim Yum Yong, e ainda os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha. “Dei-lhes os parabéns quando foram apresentados [no pódio] como medalhados de prata”, partilhou Jong-hoon à imprensa do país.

De recordar que a Coreia do Norte não teve qualquer atleta nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizaram em 2021 devido à pandemia da Covid-19. Esta medalha de prata marca o regresso do país aos pódios olímpicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR