Acompanhe o liveblog da tomada de posse de Trump

Vivek Ramaswamy, que foi nomeado por Trump para o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), já não vai integrar a iniciativa. A saída está ligada à oportunidade de Ramaswamy se poder candidatar a governador do estado do Ohio, segundo fontes próximas do norte-americano.

A notícia foi avançada pelo Politico e, entretanto, oficializada por uma porta-voz da comissão de transição Trump-Vance. “Vivek Ramaswamy teve um papel crucial a ajudar-nos a criar DOGE”, diz Anna Kelly, citada pela Associated Press. “Tem a intenção de concorrer para um cargo, o que o obriga a manter-se fora do DOGE, tendo em conta a estrutura que anunciámos hoje [esta segunda-feira].” São feitos agradecimentos aos contributos “feitos ao longo dos últimos dois meses” e o desejo “de que continue a ter um papel vital em tornar a América grande outra vez”.

Musk quer sobredotados para trabalhar no seu departamento governamental

Na rede social X, o empreendedor escreve que “foi uma honra” ajudar na criação do DOGE e confirma que “muito em breve vai dizer alguma coisa sobre os planos futuros para o Ohio”. Também demonstra confiança que “Elon e a equipa tenham sucesso em tornar o governo mais eficiente”.

A saída de Ramaswamy faz com que o DOGE fique reduzido a Elon Musk, o empresário que é dono da Tesla, SpaceX e da rede social X. Segundo o New York Times, é provável que Musk passe a ter um escritório na Casa Branca para estar em contacto com Trump. O jornal norte-americano cita duas fontes com conhecimento do assunto.

[Já saiu o quinto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro e aqui o quarto episódio]

O espaço do sul-africano deverá ficar no edifício Eisenhower, que ainda pertence ao complexo da Casa Branca, mas que não fica propriamente na Ala Oeste da residência do Presidente.

O jornal refere que “há vários dias” que o empresário questiona qual será o seu nível de acesso dentro do edifício, o que sinalizará um desejo de proximidade. Elon Musk já terá um cartão de acesso ao complexo da Casa Branca e já terá começado alguns trabalhos esta segunda-feira, incluindo ter um endereço de email do governo.

De “Drill, baby, drill” ao fim da “engenharia social” na raça e género. O discurso de Donald Trump nas entrelinhas

(Atualizada às 23h41 com tweet de Vivek Ramaswamy)