A revista francesa France Footbal divulgou, esta segunda-feira, a lista dos 30 candidatos à Bola de Ouro 2016. Entre os nomeados, há três portugueses: Cristiano Ronaldo, Rui Patrício e Pepe. O trio de futebolistas lusos fez parte da seleção portuguesa que conquistou o título de campeã europeia de 2016.

Cristiano Ronaldo, que já venceu o prémio duas vezes (2013 e 2014), disputa o título contra Lionel Messi, atual vencedor e detentor de cinco galardões.

Além desse êxito, o avançado Cristiano Ronaldo e o central Pepe foram campeões da Europa de clubes pelo Real Madrid, no desempate por penaltis contra o rival Atlético de Madrid.

O guarda-redes Rui Patrício é o único futebolista a competir em Portugal, representando o Sporting, que se destacou pela conquista da Supertaça, frente ao Benfica.

Outros nomeados incluem Gareth Bale (Inglaterra, Real Madrid), Antoine Griezmann (França, Atlético de Madrid) e Neymar (Brasil, Real Madrid).

O Real Madrid é o clube com mais futebolistas na lista divulgada pela France Football com um total de seis, enquanto Barcelona e Bayern de Munique têm ambos quatro.

Em termos de campeonato, Espanha volta a estar em destaque com 13 atletas a representarem atualmente os seus clubes, seguindo-se Inglaterra com oito e Alemanha com cinco.

Quanto a países, França e Argentina contam com quatro finalistas cada um, enquanto Portugal, Espanha e Alemanha têm três cada.

Esta vai ser a primeira vez que a France Football vai entregar a Bola de Ouro, desde que a FIFA rompeu a parceira com a publicação, que durava há seis anos. O vencedor e a classificação completa serão conhecidos a 13 dezembro, ao contrário da FIFA, que divulgava o nome de três finalistas e entregava o prémio em janeiro, numa gala em Zurique.

Veja na fotogaleria acima os 30 candidatos ao prémio individual máximo do futebol mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR