Nos vários bombardeamentos protagonizados pela Rússia em solo ucraniano, têm surgido relatos de ataques contra infraestruturas como hospitais, que acabam destruídos. Uma maternidade teve o mesmo destino no passado dia 9 de março, em Mariupol. Uma das imagens que marcaram esse dia foi a de uma grávida a ser transportada de maca — uma imagem que, para uma publicação do passado dia 11 de março, revela que tudo não passa “de uma encenação” em solo ucraniano. “A atriz da encenação chama-se Marianna Podgurskaya, tem um blogue de beleza e divulga o seu trabalho no Instagram”, revela o autor. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que imagem de grávida ferida na Ucrânia é uma encenação. É falso.

Quanto ao bombardeamento, não há dúvidas de que terá acontecido, tal como reportaram diversos órgãos de comunicação social um pouco pelo mundo inteiro. O canal Al Jazeera chegou mesmo a fazer uma reportagem em vídeo, que ficou disponível no Youtube.

As dúvidas sobre a veracidade da imagem desta mulher – que, entretanto, morreu, bem como o seu filho, tal como noticiado pela CNN – começaram a ser difundidas nas redes sociais, quer por anónimos quer por órgãos oficiais de determinados países como a Rússia. A embaixada russa no Reino Unido, por exemplo, também afirmou que a grávida de Mariupol era uma modelo e bloguer, sendo certo que o fez através do Twitter. O tweet em questão foi, entretanto, apagado.

Influencer que a Rússia usou para justificar que ataque a hospital foi “encenado” pela Ucrânia já deu à luz

Ora, de facto, Marianna Podgurskaya trabalha como modelo e esteve no bombardeamento daquela região ucraniana, acabando por morrer. O fact-checker espanhol, Maldita, confirmou, através de um software de reconhecimento facial, Microsoft Azure, que se trata da influencer em causa. A jornalista Olga Tokariuk confirmou a este fact-checker tratar-se de Podgurskaya. As imagens do seu Instagram, onde está claramente grávida, podem ser consultadas na sua conta oficial. Portanto não, não se trata de uma encenação por parte da Ucrânia — o bombardeamento aconteceu e fez várias vítimas, entre as quais a modelo Marianna Podgurskaya.

Conclusão

Não é verdade que as imagens de uma grávida ferida após o bombardeamento em Mariupol sejam uma encenação. Vários fact-checkers e órgãos de comunicação social internacionais confirmaram a veracidade das imagens, inclusivamente através de ferramentas de reconhecimento facial. A mulher em questão, Marianna Podgurskaya, era, de facto influencer e bloguer, mas acabou por morrer, bem como o seu filho.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge