Uma publicação no Facebook, mas que já circulou por várias redes sociais, garante que a comitiva ucraniana que viajou até Nova Iorque em setembro — e que incluía o Presidente do país, Volodymyr Zelensky — passou por um grande embaraço, ao ver nos ecrãs gigantes de Times Square uma gralha comprometedora: em vez da frase “Glory to Ukraine”, ou “Glória à Ucrânia”, uma troca de letras faria com que se lesse “Glory to Urine”, ou “Glória à Urina”.
A tese parece reforçada pelo facto de ser ilustrada: a acompanhar os textos que descrevem o “constrangimento” dos “presentes”, surge uma imagem que aparentemente retrata a famosa praça de Times Square. Num dos típicos ecrãs gigantes que se associam a essa zona do centro de Nova Iorque, lá aparece a estranha frase: “Glory to Urine”, com um pano de fundo amarelo e azul, as cores da bandeira da Ucrânia.
Problema: não só não há qualquer registo de que essa imagem tenha, de facto, sido transmitida naqueles ecrãs (uma ideia que a própria empresa responsável pelos aparelhos desmente categoricamente), como há vários registos em fotografia e vídeo produzidos nesse mesmo dia, e que mostram que o aspeto da própria Times Square está diferente, o que aponta para uma manipulação da imagem original.
Desde logo, a empresa que é dona e operadora dos ecrãs naquela localização (no cruzamento entre a West 42 Street e a Oitava Avenida), a Big Outdoor, negou à Reuters que alguma vez aquela frase tenha sido colocada num dos seus dispositivos. “Confirmamos que a frase mostrada na fotografia e vídeo não passou na nossa sinalética”, escreveu o diretor, Erin Watkins, num email enviado à agência. “As imagens são 100% falsas.”
As imagens parecem, no print screen que anda a circular em várias redes sociais, ter origem num vídeo transmitido pela estação televisiva norte-americana Fox News, uma vez que o seu logo aparece frequentemente nos cantos destas imagens. Mas também a Fox News negou ser responsável pela imagem: “A Fox News Digital não publicou esta imagem”, disse ao USA Today a porta-voz da empresa, Irena Briganti.
Já o jornalista da NBC Ben Collins foi uma das pessoas que se deslocaram presencialmente ao local onde supostamente a frase estaria a ser transmitida, para comprovar duas coisas: não só a frase não existia, como a fotografia adultera o aspeto da própria Times Square e dos seus edifícios (“conseguiram mostrar um milagre nova iorquino: a construção e abertura de uma pizzaria em seis horas”, comentou, com ironia, na rede social X, antigo Twitter).
I just want to thank the absolute morons who got "Glory to Urine" trending.
They were able to shine a light on a New York miracle: the construction and grand opening of an entire pizza restaurant in six hours.pic.twitter.com/qEnUiV6iys
— Ben Collins (@oneunderscore__) September 21, 2023
Tal como outros utilizadores, Collins mostra que na realidade, e ao contrário do que as imagens manipuladas parecem mostrar, o cenário do cruzamento durante os dias em que decorreu a visita de Zelensky não incluía andaimes. Mas incluía, sim, uma pizzaria e um restaurante McDonald’s, que nas imagens alteradas simplesmente não aparecem.
Conclusão
A frase que daria as boas vindas a Zelensky com uma gralha embaraçosa nunca foi transmitida pelos ecrãs de Times Square, como confirmou a empresa que os opera. A própria disposição do cruzamento em que o ecrã está colocado é diferente da que aparece nas imagens em causa.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.