Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este artigo liveblog, que reuniu ao longo deste sábado as últimas notícias sobre a pandemia Covid-19, é encerrado por aqui.

    Pedimos-lhe que continue a seguir a atualidade através desta nova ligação. Muito obrigado por nos acompanhar.

    Poiares Maduro propõe “solução três em um” para a crise económica na UE

  • Covid-19 já matou 63.437 pessoas e infetou mais de 1,16 milhões no mundo

    A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 63.437 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 1,1 milhão, segundo um balanço divulgado no sábado pela agência AFP.

    De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa junto a fontes oficiais dos países, desde que a Covid-19 surgiu na China, em dezembro passado, já foram diagnosticados oficialmente 1.169.210 casos de infeção em 190 países e territórios. No entanto, a AFP alerta que esse número não reflete o real número de infetados porque uma grande quantidade de países só realiza testes em pessoas que precisem de tratamento hospitalar.

    Entre esses 1.169.210 casos de infeção, pelo menos, 219.000 foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

    Agência Lusa

  • Conselhos Gerais de Espanha contra medidas do governo no combate à Covid-19

    Os Conselhos Gerais de Dentistas, Enfermeiros, Médicos e Veterinários de Espanha, num total de 700 mil profissionais de saúde no país, assinaram este sábado um comunicado conjunto onde expressaram a sua “mais absoluta recusa em relação às medidas e recomendações” que constam do novo protocolo de atuação contra a Covid-19 aprovado pelo Ministério da Saúde. “Algumas medidas e recomendações constituem um risco elevado na segurança e está longe de controlar a epidemia e preservar a saúde pública”, destaca a missiva, citada pelo ABC

  • Voo de repatriamento de Timor-Leste foi "um absoluto sucesso"

    A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação considerou “um absoluto sucesso” o voo de repatriamento de Timor-Leste que acabou de aterrar em Lisboa. Em declarações à TVI, Teresa Ribeiro explicou que “este caso era especialmente complexo porque Timor-Leste é muito longe” — o que “colocou acrescidas dificuldades na medida que era preciso fazer escalas”.

    Apesar disso, “correu muito bem” e os 207 portugueses que vinham a bordo estão “absolutamente calmos, muito tranquilos e aliviados porque chegaram ao seu país, num momento de alguma pressão”. “Esse alívio tem um significado muito especial”, apontou ainda a secretária de Estado.

  • Equador com 27 mortes e 97 novos casos desde ontem

    Nas últimas 24 horas, morreram 27 pessoas de Covid-19 no Equador e registaram-se 97 casos novos de infeção, anunciou o Ministério da Saúde daquele país através do Twitter.

    De acordo com as estatísticas mais recentes, já se confirmaram 3.465 casos de infeção no país e já morreram 172 pessoas. Cem pessoas já receberam alta hospitalar.

    O Equador tem sido um dos países com maiores dificuldades em lidar com o surto de coronavírus. Daquele país chegam relatos impressionantes que falam em cadáveres deixados na rua, perante o colapso dos hospitais sem capacidade para dar resposta a todos os doentes.

  • Trump diz que o pior está para vir mas admite aliviar restrições para permitir ir à missa na Páscoa

    O Presidente dos EUA lamenta ter de assistir à missa da Páscoa pelo portátil. Porém, admite que o pior, incluindo “muitas mortes”, ainda está para vir. O país tem dez mil ventiladores armazenados. Leia aqui sobre o que Donald Trump disse hoje sobre a pandemia.

    Trump diz que o pior está para vir mas admite aliviar restrições para permitir ir à missa na Páscoa

  • Albânia com mais 29 casos do que ontem — a maior subida até agora

    O número de casos de Covid-19 confirmados na Albânia subiu este sábado para 333, registando-se mais 29 casos do que ontem — a maior subida num só dia naquele pequeno país dos Balcãs com menos de 3 milhões de habitantes. Até agora, morreram 18 pessoas na Albânia na sequência da infeção, segundo os dados oficiais do governo. 99 pessoas já foram curadas.

  • Wilson Kipsang furou quarentena, foi para um bar e acabou detido

    A idade costuma trazer sabedoria. No caso de Wilson Kipsang, trouxe mais. Trouxe uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Trouxe vitórias em mediáticas maratonas como Londres, Berlim, Nova Iorque ou Tóquio, entre outros pódios nas mesmas provas. Trouxe durante algum tempo o recorde mundial da distância, alcançado na Alemanha. Trouxe vários prize moneys e patrocínios de relevo. Mas, aos 38 anos, não trouxe todo o juízo: depois de ter ficado sem carta por conduzir alcoolizado e de ser suspenso no início do ano, o queniano foi detido por furar a quarentena obrigatória e ir para um bar.

    A maratona do campeão Kipsang: sem carta por conduzir alcoolizado, suspenso do atletismo e detido por furar quarentena

  • Portugueses vindos de Timor-Leste já aterraram em Lisboa

    Já aterrou em Lisboa o avião que partiu este sábado de Díli pelas 9h (1h em Lisboa) com 207 portugueses e outros quatro europeus, num voo de repatriamento de Timor-Leste para Portugal, por causa do surto da Covid-19, avança a TVI. Os passageiros são, na sua maioria, professores portugueses. No país ficam ainda, segundo as estimativas da Embaixada de Portugal, cerca de 750 portugueses.

    Mais de 200 portugueses partiram de Timor-Leste em voo de repatriamento

  • Toma lá, dá cá. Pirataria, faroeste, material confiscado e compras em cash: a guerra pelos equipamentos de proteção

    É um mercado movimentado. Países de um lado e do outro do mundo empurram-se para comprar equipamentos necessários para o combate à pandemia. E os problemas surgem um pouco por todo o lado.

    Toma lá, dá cá. Pirataria, faroeste, material confiscado e compras em cash: a guerra pelos equipamentos de proteção

  • Brasil. Taxa de mortalidade entre jovens "é um pouco maior que em outros países"

    Numa conferência de imprensa este sábado, o secretário-executivo do Ministério da Saúde brasileiro, João Gabbardo dos Reis, disse que a taxa de mortalidade entre os jovens no Brasil é um pouco maior que em outros países”. “Não sabemos explicar por que isso acontece, mas não é número relevante, que nos surpreenda”, disse.

  • Sibéria aplica a lei seca durante a quarentena (devido ao aumento do consumo de álcool)

    Depois do aumento em 40% do consumo de álcool devido à quarentena, várias zonas da Rússia, incluindo a Sibéria (que ainda não registou qualquer caso, apesar das preocupações das autoridades locais pela proximidade com a China), aplicaram a medida de “lei seca” neste período. “É difícil perceber a razão mas, de forma extra oficial, diz-se que desde o início deste regime especial o consumo de álcool aumentou 40%”, contou ao El Periódico o diretor da delegação local do Moskovskij Komsomolets, um dos jornais mais lidos no país

  • Trabalhadores da cultura reclamam fundo que abranja "os invisíveis" do setor

    Numa carta aberta, profissionais da área da cultura pedem condições básicas de existência para trabalhadores intermitentes que podem não ter acesso aos apoios extraordinários anunciados pelo Governo. Vigilantes de museus, mediadoras culturais, produtores, ensaiadores, costureiros e caracterizadoras contam-se entre as profissões “invisíveis” que os signatários da carta, com o título “Os invisíveis da cultura”, citam.

    Covid-19. Trabalhadores da cultura reclamam fundo que abranja “os invisíveis” do setor

    Agência Lusa

  • Dubai em isolamento nas próximas duas semanas

    O Dubai vai entrar em isolamento nas próximas duas semanas, avança a agência de notícias dos Emirados Árabes Unidos, WAM. Durante os próximos 15 dias, “os cidadãos não estão autorizados a sair de casa, a não ser por motivos excecionais”. Mais: apenas um membro de cada família está autorizado a sair da habitação para comprar bens essenciais como comida ou medicamentos. A agência adianta que quem violar estas proibições terá de responder perante a justiça.

    O Dubai vai também realizar testes em massa nas áreas densamente povoadas da cidade, adianta a agência.

  • Governo antecipa pagamento de fundos comunitários aos agricultores

    O Ministério da Agricultura está a antecipar pagamentos dos fundos comunitários aos agricultores, para os ajudar a enfrentar os impactos da pandemia, e prevê pagar até 60 milhões de euros até à próxima semana, anunciou hoje a ministra.

    “É uma medida de capital importância para garantir que as empresas têm liquidez para fazer face” ao impacto da pandemia, afirmou Maria do Céu Albuquerque à agência Lusa. “No dia 31 de março foram pagos 35 milhões de euros [de fundos comunitários aprovados] devidos desse mês e um montante semelhante seria pago a 30 de abril, mas começamos a antecipar o pagamento”, explicou.

    A governante adiantou que, do montante previsto liquidar em abril, foram pagos sete milhões de euros na sexta-feira e a intenção é “continuar todas as semanas a fazer outros adiantamentos até perfazer o montante de abril”. O Ministério da Agricultura estima pagar até 60 milhões de euros até 09 de abril, com a aprovação de outros fundos comunitários. “Começámos a sentir, em alguns setores, problemas no escoamento dos produtos por diversas razões”, justificou a ministra da Agricultura.

    As maiores dificuldades de escoamento são, por um lado, nas carnes de raças autóctones, cuja produção foi programada para dar resposta durante a Páscoa ao consumo das famílias que, “por estarem confinadas e não se juntarem, não estão a consumir” e, por outro lado, nos queijos, enchidos e outras carnes processadas, devido ao encerramento do Canal Horeca, que tinha como principal destinatário a restauração.

    Também nas frutas sem casca e nos legumes consumidos em cru há problemas de escoamento não só “por serem perecíeis, mas também pelo receio infundado no sem consumo”, explicou.

    Agência Lusa

  • Brasil ultrapassa os 10 mil casos. Mais de 430 pessoas morreram

    São mais de 10 mil os brasileiros infetados com o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.222 novos casos da doença, que provocou a morte de mais 72 pessoas, de acordo com o mais recente boletim do Ministério da Saúde brasileiro. Ao todo, já morreram 431 pessoas. A taxa de mortalidade é de 4,2%.

    São Paulo continua a ser o estado com maior número de vítimas mortais, 260. O número de casos ascende aos 4.466. A seguir encontra-se o Rio de Janeiro, com 1.246 infetados e 58 mortos.

    As autoridades brasileiras esperam que os números continuem a aumentar nos próximos dias.

  • Trump está a pensar em levantar algumas restrições para ir à missa na Páscoa

    Na conferência de imprensa na Casa Branca — que já leva uma hora e meia —, Donald Trump admitiu a possibilidade de estudar um eventual levantamento das restrições à liberdade de movimentos durante o período da Páscoa.

    “Amanhã é Domingo de Ramos. Pensem nisso. Não vamos às igrejas no Domingo de Ramos. Mas pensem no próximo domingo: Páscoa. Pensei nisto antes, talvez possamos abrir uma exceção para as igrejas. Talvez possamos falar disso. Talvez possamos permitir as missas com uma grande distância, na rua, no domingo de Páscoa. Não sei, é algo de que devíamos falar. Mas alguém me disse: ‘Mas isso significa que estamos como que a abrir exceções, queremos arriscar naquilo que estamos a fazer tão bem?'”

  • Trump insiste no tratamento dos doentes com hidroxicloroquina

    O Presidente dos EUA insiste na ideia de tratar os doentes com hidroxicloroquina, um medicamento usado para tratar a malária e o lúpus.

    Sublinhando que há estudos que apontam para o facto de que os doentes com lúpus não contraem o coronavírus, Trump afirmou que já falou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no sentido de obter “as quantidades que encomendámos”.

    “Vai ser um presente dos céus se funcionar”, afirmou Trump, depois de perguntar: “O que temos a perder?”

    Não há provas definitivas da eficácia deste medicamento no tratamento da Covid-19.

  • Moncorvo com 14 casos positivos em Unidade de Cuidados Continuados

    Há 13 utentes e uma funcionária contaminados pelo novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, indicou hoje o provedor da misericórdia local. “Há 14 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 13 são utentes e uma funcionária”, confirmou à Lusa Fernando Gil, adiantando que “foram acionados todos os mecanismos possíveis para conter a propagação da covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus)”.

    A UCC é gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo (SCMTC) e tem 24 utentes, sendo que 11 utentes testaram “negativo” para o coronavírus. As medidas de contingência já foram aplicadas há mais de 15 dias, estando a UCC em isolamento profilático.

    O presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, adiantou à Lusa que os 24 utentes foram separados em dois grupos. “Há 13 utentes infetados que foram transferidos para uma ala da UCC e em outra estão os não infetados. A acompanhar os doentes que se encontram na UCC estão de serviço cinco funcionários, sendo que três são auxiliares e dois enfermeiros”, concretizou o autarca.

    O município de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, começou a fazer testes de despistagem em todos as Intuições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho em 1 de abril. “Os testes que revelaram 14 pessoas infetadas foram realizados por uma equipa da Unidade Local de Saúde do Nordeste e foram realizados na quarta-feira”, indicou aquele responsável.

    Agência Lusa

  • Ovar. Sete agentes da PSP que participaram na cerca sanitária têm Covid-19

    Sete dos 57 agentes da PSP que participaram na cerca sanitária em Ovar têm o novo coronavírus. A notícia está a ser avançada pela TVI. Os testes foram realizados na quarta-feira, refere ainda a estação de televisão.

1 de 7