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A viragem da indústria automóvel para a mobilidade eléctrica permitiu, de certa forma, reposicionar os construtores de automóveis. Ou, pelo menos, veio dar um forte abanão à forma como os consumidores passaram a olhar para o emblema das marcas. Vem isto a propósito da Kia que, tal como a Hyundai, tem aproveitado a transição da combustão para a plena electrificação para atrair novos clientes e reforçar o seu peso no mercado. O novo EV9 é a mais recente expressão dessa ofensiva e, pelo que pudemos ver e experimentar, não é apenas mais um SUV eléctrico. |
Grande por fora e enorme por dentro, o novo topo de gama da Kia impressiona, em larga medida, pelas suas largas medidas. Mas a fita métrica, que tem de ser esticada para além dos 5 metros de comprimento, corre o risco de não ser o maior atributo do novo EV9. É que o preço importa e, sem dúvida, favorece a competitividade deste Kia. Simplesmente, não há no mercado nenhuma alternativa equivalente – eléctrica com sete verdadeiros lugares e até 385 cv de potência e 563 km de autonomia – por um preço tão baixo, sobretudo para as empresas. Aqui exploramos este rol de argumentos e partilhamos consigo as nossas impressões num primeiro contacto com o EV9. |
Também estivemos ao volante do mais acessível dos Volvo. Foi em Barcelona que tivemos oportunidade de conduzir o EX30, o SUV mais pequeno do construtor sueco e o primeiro a recorrer à plataforma específica da Geely para modelos exclusivamente a bateria. Numa altura em que a própria marca decidiu, face ao volume de reservas, não circunscrever a produção à China e fabricar o EX30 também na Europa, vale a pena perceber o que o distingue o XC40 Recharge 100% eléctrico, para além do preço, e até que ponto os nórdicos exploraram, em termos de eficiência e habitabilidade, o potencial de uma arquitectura dedicada. |
Potencial é o que não falta à Rimac e, mais uma vez, o construtor croata de hiperdesportivos provou que a tecnologia eléctrica veio derrubar uma série de barreiras que, até aqui, se erguiam com os motores de combustão. Exemplo disso é o mais recente recorde atingido pelo Nevera que conseguiu, em marcha-atrás, superar a fasquia que muitos modelos não alcançam para a frente… O Porsche Taycan, apesar de usufruir da tecnologia da Rimac, não joga nesta divisão, o que não o impede de ser um alvo a abater. As norte-americanas Tesla e Lucid já o fazem, respectivamente com o Model S Plaid e o Air, mas a Mercedes também quer levar a melhor sobre o seu rival e conterrâneo, daí que se esteja a preparar para entrar na contenda com o carimbo da AMG. |
Já a Bugatti foi notícia não pela linhagem Chiron, mas sim porque decidiu entrar em campo com a Adidas. Tudo indica que esta associação tem pés para andar, mas não muitos, pois as botas de futebol produzidas no âmbito desta parceria estão limitadas a um número ímpar e não chegam à centena. O preço será determinado em leilão, sendo altamente provável que estas chuteiras ultrapassem o valor que a Honda exige em troca da e-scooter que se transforma em mala (ou vice-versa). |
Se esta ideia lhe parece “muito à frente”, então o que pensar da garantia deixada pela BMW, que assegura que a futura geração das suas baterias para veículos eléctricos vai deixar a Tesla para trás? Quem está (ou parece estar) noutro comprimento de onda é a Toyota, que entre nós comercializa apenas um modelo 100% eléctrico (o SUV bZ4X), mas que decidiu cortar a produção deste tipo de modelos, para lucrar mais. Já o Grupo VW aumentou as vendas dos modelos eléctricos das suas diferentes marcas, só que este exercício está “ensombrado” pela procura. Enquanto isso, a Ferrari tem sido agradavelmente surpreendida pela procura de mecânicas electrificadas. Os PHEV do Cavallino Rampante já superam as vendas dos desportivos só com motor de combustão. |
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A semana em marcha-atrás
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Ferrari
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Os puristas que defendiam que os clientes da Ferrari não iriam comprar motores electrificados, preferindo os tradicionais V8 e V12 exclusivamente a gasolina, vão ficar surpreendidos com a realidade.
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Tesla
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Condutores a tentar evitar responsabilidades não é coisa nova, mas o Autopilot da Tesla tem feito aumentar as queixas em tribunal. A justiça chinesa e a americana deram, mais uma vez, razão à Tesla.
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Ambiente
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A capital do Reino Unido é um dos exemplos europeus no combate às emissões poluentes nos centros das grandes cidades. Conseguiu afastar 45% dos carros mais poluentes e, ainda assim, lucrar milhões.
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Em modo eléctrico
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Volvo
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Sabe se o Volvo EX30 gasta muito em condições reais, se é confortável e se é fácil aceder ao habitáculo, se é espaçoso ou tem uma boa mala, como se comporta em curva e se é rápido? Então, venha daí.
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Toyota
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A Toyota decidiu reduzir a produção – e, por consequência, as vendas – de veículos eléctricos em 2023, com o objectivo de incrementar os lucros, à custa da comercialização de mais híbridos.
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Volvo
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A Volvo pretendia produzir o EX30 na China, para não só usufruir da mão-de-obra, como das sinergias com a Geely. Mas a procura obrigou a antecipar a produção também na Europa.
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Muito à frente
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Rimac
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Há muitos hiperdesportivos a atingir velocidades incríveis a rodar para a frente. Mas, em sentido contrário, nenhum se aproxima dos 275,74 km/h que o Nevera registou em marcha-atrás. Um novo recorde.
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BMW
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A BMW revelou as novas células Gen 6 que vai utilizar nas baterias a instalar nos seus modelos a partir de 2025. Além de anunciar mais 30% de energia, afirma serem melhores do que as atuais da Tesla.
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Tech Auto
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Veículos eléctricos com rádio FM não são um problema, mas caso os construtores optem por disponibilizar igualmente rádio AM, então a factura pode aumentar 3,8 mil milhões de dólares.
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Honda
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Para já apenas nos EUA, a Motocompacto passa a estar disponível. É uma criação da Honda, uma mala que se transforma em scooter eléctrica e que mais parece um brinquedo, disponível por 930€.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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Para penalizar os condutores que não estacionam como deve ser, as autoridades chinesas encontraram uma solução para envergonhar os infractores e desincentivar abusos. E se a moda pega?
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Nissan
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Quando fugiu da justiça japonesa, o ex-CEO do Grupo Renault e ex-chairman da Nissan, Carlos Ghosn, refugiou-se no Líbano, numa casa de 19 milhões paga pela Nissan, de onde foi agora despejado.
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Curiosidades Auto
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A Adidas e a Bugatti apresentaram as suas botas de futebol, tão sofisticadas como exclusivas. Só 99 pares vão ser produzidos, com os eventuais interessados a terem de participar num leilão.
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Alerta sonoro
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