A Kia continua a reforçar a sua oferta de modelos 100% eléctricos, com ênfase para propostas mais sofisticadas e com maior conteúdo tecnológico, através de plataformas específicas para maior versatilidade, sistemas eléctricos de 800V que permitem recarregar mais depressa e maior funcionalidade e espaço interior por não terem de acolher os mais volumosos conjuntos motor de combustão/caixa de velocidades. Depois do EV6, um crossover com 4,68 m de comprimento, e enquanto não chegam os mais acessíveis EV3, EV4 e EV5, eis que o construtor sul-coreano introduz no mercado nacional o seu novo topo de gama, o SUV EV9, modelo que se distingue por oferecer cinco, seis ou sete lugares, em que mesmo os dois assentos na última fila de bancos são utilizáveis por adultos.

O EV9 é um SUV de linhas angulosas que já aqui descrevemos, que lhe reforçam o aspecto robusto. É construído sobre a nova plataforma do Grupo Hyundai/Kia, a E-GMP, que aqui surge com as maiores dimensões de sempre num Kia, dado o comprimento ascender a 5,015 metros e a distância entre eixos a uns impressionantes 3,1 metros, tudo envolto por uma carroçaria no estilo que a marca apelida de Rock Solid.

É mesmo espaçoso por dentro?

Ainda antes de iniciarmos a experiência ao volante, resolvemos testar o espaço a bordo, a começar pela primeira fila de assentos, reservados ao condutor e passageiro. Os bancos são confortáveis e de dimensão generosa, compatíveis com um veículo com este comprimento e largura. Na segunda fila de bancos, onde se sentam três adultos na versão mais barata, a 1st Edition, mas que podem ser optimizados para apenas dois na versão GT-Line, a mais sofisticada, o espaço é imenso, tanto na zona para as pernas, como em largura e até em altura, uma vez que o EV9 recorre a novas células, com maior densidade energética em relação às que equipam o EV6, com um ganho de 3,9% em peso e de 8,4% em volume, o que torna o pack mais fino e reforça o espaço no habitáculo.

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Mas o maior trunfo do EV9, pelo menos para as famílias mais numerosas ou para quem necessite de transportar mais adultos, é a sua terceira fila de bancos. Apesar de estar sentado um adulto forte na segunda fila, nós, que não somos um exemplo de elegância, instalámo-nos atrás sem problemas e sem ângulos exagerados ao nível dos joelhos ou da anca. Mesmo com as três filas de bancos em uso, a bagageira oferece ainda 333 litros, mas é com as primeiras duas filas que deslumbra uma família, ao disponibilizar 828 litros. E a estes há que somar a frunk, aquela segunda bagageira à frente que oferece 90 litros na versão RWD e 52 litros na AWD.

Como é ao volante?

A posição ao volante é boa e mais baixa do que o aspecto do SUV fazia prever, sobretudo depois de ajustar o banco à nossa maneira. O EV9 comunica connosco através de um interface similar ao que equipa o EV6, com o software a fornecer informações através de um painel de instrumentos com 12,3”, a que junta o ecrã central com a mesma dimensão, para entre ambos surgir um terceiro display com apenas 5,3” onde se controla a ventilação.

A versão colocada à nossa disposição foi precisamente aquela que a Kia projecta vender em maior quantidade, não só por ser a mais barata, como por ser a que propõe a maior autonomia (563 km entre recargas). Bem equipada, mas com um motor instalado atrás com apenas 204 cv e um peso superior a 2,5 toneladas – em que 566,5 kg são responsabilidade da bateria –, a versão RWD do EV9 não faz dele propriamente um desportivo, mas os 9,4 segundos de que necessita para ir de 0-100 km/h garantem uma capacidade de aceleração capaz de satisfazer mais de 90% dos condutores. Sobretudo porque os 350 Nm de binário a partir da primeira rotação, como é típico nos eléctricos, conferem uma resposta pronta à mínima pressão no acelerador.

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No percurso que realizámos, com mais auto-estrada do que estrada e com poucos quilómetros em cidade, atingimos uma média total de 22,8 kWh/100 km, compatível com o anunciado pelo construtor. Contudo, ficámos com a sensação que é em cidade que o EV9 consegue ser mais económico, apesar do peso, revelando-se igualmente poupado em estrada a ritmo de passeio. As velocidades mais elevadas na auto-estrada não o favorecem, apesar de anunciar um Cx de 0,28, idêntico ao de modelos como o VW ID.4, de dimensões e altura muito inferiores.

Com três modos de condução à disposição (Normal, Sport e Eco), o que mais nos impressionou no EV9 RWD foi o conforto, em grande parte cortesia dos pneus 255/60 montados em jantes de 19”, uma vez que a versão AWD, com dois motores e 385 cv, monta 285/45 em jantes de 21”, com perfil substancialmente mais baixo. Esta versão, que não conduzimos, anuncia 200 km/h de velocidade máxima e 0-100 km/h em 5,3 segundos, mas reduz a autonomia da mesma bateria (com 99,8 kWh de capacidade) para 505 km.

Quanto custa e quais são as vantagens?

As primeiras unidades do EV9 vão começar a ser entregues aos seus compradores ainda em Novembro, sendo que a Kia disponibiliza de momento uma gama composta com duas motorizações distintas, dois níveis de equipamento, cada um deles associado à sua solução mecânica, e uma só bateria. O EV9 1st Edition recorre a uma mecânica RWD, com um motor de 204 cv e 350 Nm de torque, alimentado por uma bateria com 99,8 kWh brutos. Para os condutores mais exigentes lá estará o EV9 GT-Line, associando um motor com 192 cv e 350 Nm a cada eixo, o que coloca a potência total em 385 cv e o binário nos 700 Nm.

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O objectivo da marca é concorrer directamente com os restantes SUV eléctricos com comprimentos de aproximadamente 5 metros, essencialmente os maiores veículos do mercado, disponibilizem ou não um habitáculo com sete bancos, o que inclui os Audi Q8 e-tron, BMW iX, Mercedes EQE e Tesla Model X. As duas versões do EV9 não figuram entre as mais potentes deste ilustre conjunto de concorrentes de peso, mas ao Kia não lhe faltam trunfos, a começar pelas dimensões, onde é o mais generoso, mas igualmente por ser um dos poucos – juntamente com o Tesla – a disponibilizar um habitáculo para sete adultos.

Mas o Kia vai mais longe na capacidade de cativar clientes, a começar por possuir um sistema eléctrico a 800V, o que lhe permite recarregar com potências superiores e mais rapidamente (só o Model X faz melhor e com 400V). De acordo com o construtor, o EV9 vai de 10% a 80% da bateria em apenas 24 minutos e armazena energia para percorrer mais 249 km em apenas 15 minutos.

A última vantagem deste SUVeléctrico da Kia é o preço, especialmente o da versão 1st Edition. Se o GT-Line mais potente e rápido é comercializado por 88.900€ (com campanha de lançamento), o 1st Edition é proposto por somente 77.000€ nas mesmas condições, o que leva a marca a propô-lo a empresas por apenas 60.900€ (+IVA), o que o coloca abaixo dos 62.500€, o limite que permite recuperar o IVA – o que equivale a um generoso desconto de 16.100€, conferindo-lhe aqui uma vantagem descomunal face aos concorrentes. Tanto mais que os 60.900€ permitem igualmente evitar o IUC, a Tributação Autónoma e, como todos os eléctricos, o ISV.