É frequente encontrar condutores que estacionam fora das linhas que delimitam o espaço. Seja para ocupar dois lugares de parqueamento em vez de apenas um, com o objectivo de proteger a pintura do seu automóvel, ou por manifesto descuido e falta de respeito pelos outros, sucedem-se os exemplos deste tipo de conduta. Na China, as autoridades encontraram uma solução para punir e desincentivar os abusos.

A prática de estacionar em cima das linhas acontece um pouco por todo o lado, dando muitas vezes origem a que surjam riscos na pintura do carro mal parqueado ou limpa para-brisas torcidos, essencialmente porque as multas são raras. Os chineses optaram por implementar uma penalização que passa por aplicar uma ventosa na porta do veículo cujo condutor, aparentemente, não sabe ou não se preocupou em estacionar correctamente.

A volumosa peça fixada por vácuo à chapa que, para maior segurança, está ainda presa ao retrovisor exterior por um cabo, está equipada com um GPS e um temporizador, visando a dupla punição do infractor. A primeira – e, provavelmente, a mais importante – é envergonhá-lo e permitir a recuperação do sistema. A segunda prende-se com o facto de a multa aplicada continuar a aumentar até ser liquidada.

Esta nova estratégia da polícia chinesa, que é bem menos musculada do que lhes é habitual, foi divulgada através do Douyin, o Facebook chinês. E afirma quem conhece que este é um tipo de abordagem que funciona bem na cultura asiática. Será que pode ser aplicada em Portugal?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR