O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1227,4kWh poupados 1227,4 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • Observadores

Como fizemos "Os Escândalos de uma Revolucionária"

18 set. 2026, 21:34
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

*|IF:W_HEADER = TRUE|*
Caro assinante,
Está a receber esta nova Newsletter enquanto conteúdo exclusivo para assinantes. Caso não queria continuar a recebê-la, clique aqui. Esperamos que goste!
*|END:IF|*
*|IFNOT:IS_PR|*
Torne-se assinante e leia sem limites
*|END:IF|*
Observador

Observadores

Exclusivo assinantes sexta, 18 set. 2026
*|IFNOT:IS_PR|* *|IF:TRIALS = 1|* Bem-vindo à primeira edição gratuita desta newsletter. Torne-se assinante para continuar a receber. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|ELSEIF:TRIALS = 2|* O acesso gratuito a esta newsletter está quase a terminar. Torne-se assinante para continuar a receber. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|ELSEIF:TRIALS = 3|* Esta é a última edição gratuita desta newsletter. Torne-se assinante para continuar a receber este e outros conteúdos exclusivos. Veja aqui todos os planos disponíveis. *|END:IF|* *|END:IF|*
Fotografia de Miguel Pinheiro
Miguel Pinheiro
Diretor Executivo

Um dia, Lady Macbeth entrou na redação do Observador. Quer dizer: mais ou menos. Bárbara Branco estava a duas semanas de se começar a tornar na Lady Macbeth quando entrou na redação do Observador. Antes de terem início os ensaios para a peça que, esta sexta-feira, marcou a reabertura do teatro Nacional D. Maria II a atriz precisou de passar alguns dias connosco. Bárbara ia dar voz ao novo Podcast Plus do Observador. “Os Escândalos de uma Revolucionária” conta a história de Annie Silva Pais, a filha do último diretor da PIDE que fugiu do casamento com um diplomata para se juntar à revolução cubana — tudo com a ajuda de Fidel Castro.

Algumas pessoas mais crentes nos poderes do universo poderiam dizer que estava escrito nas estrelas. É que, em tempos, Bárbara Branco esteve para ser Annie numa série de televisão. Agora, em certo sentido, isso ia mesmo acontecer. A atriz não ia ser Annie, mas ia contar a história de Annie.

É uma história com muitos detalhes. A Inês André Figueiredo, que costuma escrever sobre política, esteve muitas semanas a ler cartas, telegramas e outra documentação oficial que hoje estão na Torre do Tombo, no arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros e no arquivo Ephemera. Além disso, falou com várias pessoas que conheceram Annie. A prima Madalena Nita Palhota aceitou imediatamente conversar com a Inês. Recebeu-a em casa e não se limitou a dar o seu testemunho: partilhou as várias caixas que herdou, com dezenas de fotografias dos tios e da prima, e inúmeros postais que ao longo de anos Annie foi enviando aos pais, das várias partes do mundo para onde viajou enquanto tradutora do regime cubano.

Temos de admitir que nem sempre tudo correu bem. Rui Ferreira é jornalista, vive em Miami e foi amigo íntimo de Annie. Falou com a Inês durante duas horas e contou histórias extraordinárias. Mas, no final, a Inês percebeu que tinha perdido tudo. A gravação desaparecera de forma misteriosa. Só depois de uma conversa nervosa com a empresa que criou o programa que usamos para fazer as nossas entrevistas à distância é que foi possível recuperar tudo.

Como sabem aqueles que costumam ouvir os nossos Podcast Plus, a sonoplastia é tão importante quanto a pesquisa, o guião e a narração. E há ainda a banda sonora. Quando os nossos sonoplastas Pedro Oliveira, Mariana Aguiar e Artur Costa estavam a começar a trabalhar nos episódios, chegou a primeira versão de “Cuba mia”, a música que Frankie Chavez compôs expressamente para “Os Escândalos de uma Revolucionária”. Nessa altura, ficou evidente para todos — para os mais e menos crentes nos poderes do universo — que, realmente, os astros estavam alinhados.

Talvez lhe tenha escapado

Fotografia
Ambiente

Volta. Metas falhadas tornam sistema obrigatório na UE

Argumento de Moedas para acabar com o Volta falha na comparação com França. Portugal recicla menos de 40% do plástico e não pode escapar ao regulamento europeu. Países testam soluções a problemas.

Fotografia
IRS

Baixar o IRS a meio do ano ajuda o Estado. E o contribuinte?

Últimos cortes no IRS foram aprovados na segunda metade do ano, dando origem a devoluções de imposto que inflacionam salários. Ajuda a controlar as contas públicas, mas o que ganham os contribuintes?

Fotografia
Pensões

Como vai funcionar o bónus pago aos pensionistas

De 100 a 200 euros, no último mês do ano os pensionistas vão receber um valor extra pago com a pensão. Mas que bónus é este? E quantas pessoas vão recebê-lo? Respondemos a seis perguntas.

Fotografia
Política

Montenegro em queda nas sondagens e em terra de ninguém

A partir da análise de mais 1000 sondagens feitas entre 1979 e 2026, as conclusões não são animadoras: desgaste de Montenegro só é superado por Passos e pela dupla Durão-Santana. Cavaco é miragem.

Fotografia
Partido Chega

"Não admito que alguém do Chega tenha vandalizado gabinete"

Deputada não vê qualquer razão para alguém do Chega ter decidido vandalizar o gabinete de Ventura na Assembleia da República. Partido apresenta novo objeto da CPI, mas tenta não "reduzir a amplitude".

Fotografia
Parlamento

Receita de PS e Chega para combustíveis esbarra em Bruxelas

Socialistas já contornaram diretiva que trava redução do IVA dos combustíveis em 2022 e querem que o Governo copie o mecanismo de Costa. Já o Chega admite pedir uma autorização prévia a Bruxelas.

Fotografia
União Europeia

UE abriu os braços à aproximação do "amigo" Canadá

De costas voltadas a Trump, mas sem o mencionar, Carney apostou nos laços com a Europa, traçou objetivos e procura resultados. Já a nomenclatura para a relação, pode ficar a cargo da UE, desvalorizou.

Fotografia
Inteligência Artificial

OpenAI cria regras para divulgar incidentes com a IA

A OpenAI revelou mais seis incidentes com agentes de IA, incluindo um episódio em que um agente inventou dados. Empresa implementou regras para acelerar a divulgação de casos de desvio.

Fotografia
Inteligência Artificial

China rejeita "Guerra Fria silenciosa da IA" com os EUA

Pequim associa os pedidos de abrandamento na IA a uma “tática da Guerra Fria” para atingir a China. Mas também já colocou o cenário de “perda de controlo” na lista de riscos.

Fotografia
Conflito Israelo-palestiniano

"O Hamas disse que ia desarmar. Testem-nos"

MNE da Palestina acusa Israel de estar a aplicar o mesmo método que usou em Gaza à Cisjordânia. Eleições de novembro estão marcadas, mas AP abre a porta à suspensão. Entrevista a Varsen Aghabekian.

Fotografia
Bancos Centrais

Ataque da Fed à inflação "inspira" BCE a subir mais os juros

Reserva Federal teve de subir juros para controlar inflação e acalmar os ânimos nos mercados de dívida. Analistas admitem que, com esta decisão, é mais provável que BCE suba mais as taxas de juro.

Fotografia
Humor

"E se provasse que não perdemos a piada com a idade?"

No documentário "Não Há Papéis Para Velhos", Carlos Coutinho Vilhena quer mostrar como José Eduardo se estreou no stand-up aos 80 anos. Em entrevista, fala sobre o filme, a velhice e cancelamentos.

Fotografia
Cultura

Pode o Iminente ainda dizer-se da margem?

Com Moedas a condenar grafitis na véspera, o festival de Vhils arrancou em Marvila com enchente para ver Sam The Kid. O tema das pessoas em situação de sem-abrigo ficou à margem dos palcos.

Fotografia
Arte

Pedro Cabrita Reis com "o coração livre de cuidados"

Com cerca de 200 obras inéditas, eis a primeira exposição individual de Pedro Cabrita Reis no MAAT, instituição que alberga também a sua coleção de arte contemporânea e que cumpre agora 10 anos.

Opinião

Fotografia do Colunista
José Manuel Fernandes

O que a Alemanha e a Suécia nos dizem sobre o “não é não”

A "cerca sanitária" em redor da AfD não a enfraqueceu, pelo contrário. O mesmo sucede com o partido de Le Pen. Quando é que perceberão que essa política não defende a democracia, protege é a esquerda?

Fotografia do Colunista
Rui Ramos

A crise do Estado, entre Ceuta e a Segurança Social

Há um caminho que leva da Segurança Social a Ceuta. A prometer o que não pode, o Estado acabou por não ser capaz de fazer o que deve.

Fotografia do Colunista
Jaime Nogueira Pinto

A grande divisão

O tempo é de polarização e de vitórias ou derrotas tangenciais. E é neste tempo que vemos a Esquerda, mas também o Centro, tomados por uma obsessão que parece mobilizar todas as suas energias

Fotografia do Colunista
Alexandre Borges

Deixem jogar a Sweeney

O indivíduo, protagonista da sua própria história, escolhe porque gosta ou não gosta, porque é o que lhe apetece, porque não tem de estar sempre a salvar o mundo.

*|IFNOT:IS_PR|*
Torne-se assinante e leia sem limites
*|END:IF|*
Recommendation Partner Recommendation Partner

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter Observadores diretamente no seu email

Esta newsletter traz-lhe todas as semanas sugestões de artigos e opiniões que lhe podem ter escapado. E ainda algumas histórias do interior da redação.

  • Newsletter
  • Observador
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

Observadores

A emissão em Nova Iorque que não tinha como dar certo

12/9/2026, 0:01
Observadores

Os fãs do podcast A História do Dia (agora também ao sábado)

5/9/2026, 0:29
Observadores

Um crime, uma planta e uma lista de suspeitos

28/8/2026, 22:51
Observadores

Estivemos na "rân-tré" dos três maiores partidos

21/8/2026, 19:19

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner