Reter talento é fundamental para a longevidade de uma empresa. Como é que empresas  conseguem reter o seu talento, garantindo a permanência dos top players? Vários artigos demonstram que os colaboradores precisam de se sentir valorizados. Para tal, nada melhor  do que implementar uma cultura people-centric e dar às equipas desafios com um impacto real para a empresa.

Construir uma cultura people-centric incentiva os profissionais a estarem mais envolvidos. Dar autonomia e confiar responsabilidades é importante para que os colaboradores possam  ter o seu work-life balance. Para tal funcionar, as empresas precisam de potenciar um ambiente de psychological safety. Com isto, os funcionários sentir-se-ão mais seguros e confiantes e consequentemente irão trazer mais inovação e soluções para a empresa.

O ideal é promover-se uma cultura de partilha, onde se exploram novas metodologias, ferramentas e soluções. Esta aprendizagem é fundamental para o crescimento do domínio técnico das equipas.

Esta mentalidade leva à criação de oportunidades de progressão de carreira. Um dos motivos que leva um funcionário a deixar um emprego é a falta de oportunidades de progressão, por isso, construir planos de desenvolvimento específicos a cada área é uma  forma de as garantir. Outra estratégia é ter as pessoas certas nos lugares certos, e dar feedback e formação a cada colaborador para darem o próximo passo na sua carreira.

Funcionários deixam empregos onde não são desafiados o suficiente e para impedir que tal aconteça, as empresas precisam de confiar aos seus colaboradores desafios com impacto real no futuro do negócio. Um exemplo concreto: desenvolver software que facilita a mudança para mobilidade sustentável e elétrica. Este foco oferece aos colaboradores a oportunidade de retribuir ao planeta, enquanto resolvem o desafio da indústria do transporte do mundo atual. Estas tecnologias inovadoras são utilizadas para melhorar a conectividade dos veículos, aumentar a oferta de opções de e-mobility, oferecer uma melhor experiência aos clientes, e para aumentar a realização profissional dos colaboradores.

A retenção de talento é uma prioridade contínua, principalmente enquanto nos adaptamos à incerteza. As empresas podem ficar à frente da curva de retenção se assegurarem que os funcionários se sentem valorizados e que o seu trabalho tem um impacto verdadeiro no mundo real.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR