O CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental é um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, que visa ainda a qualificação familiar mediante a aquisição e o fortalecimento de competências parentais nas diversas dimensões da vida familiar.

É no trabalho desenvolvido pelos CAFAPS que se verifica o crescente aumento de sinalizações e de abertura de processos de promoção e proteção, sendo este um dado importante para uma reflexão sobre a valorização da educação parental e familiar no âmbito do sistema protetivo português e, particularmente, sobre a necessidade e importância de se desenvolverem estratégias e intervenções familiares realmente eficazes.

Quando se regista este aumento de sinalizações, onde as problemáticas de conflito parental se entrecruzam com os pedidos de intervenção no âmbito das competências parentais, percebe-se o motivo pelo qual a prevenção é tão relevante.

Uma co-parentalidade conflituosa é definida por uma comunicação caracterizada pelo elevado nível de conflito, hostilidade, criticismo e competição entre os progenitores que, devido à adoção de uma postura de adversários, impede o desenvolvimento de um trabalho co-parental eficaz e, concomitantemente, a cooperação e descentramento do conflito para que se possa efetivar a capacitação parental. No nosso entender, é necessário que haja uma intervenção técnica especializada junto da díade co-parental, de forma a que emoções menos positivas, como a expressão da raiva, a frustração, a negatividade, a tensão, o recurso a comportamentos agressivos e hostis, a crítica/depreciação do outro possam ser reguladas com o objetivo de uma comunicação clara e saudável, em prol do bem-estar e superior interesse da criança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A intervenção na comunidade e nas famílias, a dinamização de respostas e práticas preventivas, a implementação de estratégias de apoio familiar e parental, como os programas de psicoeducação e preservação familiar, continuam a ser, no nosso entendimento, essenciais para a diminuição do grau de conflito e para a construção de uma Parentalidade Positiva.

É fundamental apostar por isso na prevenção, pois possibilita a efetiva promoção e proteção dos direitos da criança, consagrados nas várias convenções e declarações de âmbito internacional e nos subsequentes documentos normativos nacionais.

Conjugar a intervenção na vertente da promoção das competências e gestão dos conflitos parentais constitui-se como um desafio, para todos os técnicos que intervêm nesta área.