482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Fernando Alexandre

Convidado

Doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College. Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, onde exerceu funções de Pró-Reitor, Presidente da Escola de Economia e Gestão e Director do Departamento de Economia. É vice-Presidente do Conselho Económico e Social, consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional. Coordenador ou co-autor de oito livros sobre a economia portuguesa e de mais de duas dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais. Em 2022, recebeu o Prémio de Mérito Científico da Univeridade do Minho.

Artigos publicados

Economia

Poupança, a palavra proibida

Costa e o governo evitam a todo o custo usar a palavra poupança porque receiam que seja confundida com austeridade. Mas nos tempos que vivemos vão ter mesmo de usar a palavra poupança. E em português.
Economia

O fim de uma bela época?

A invasão da Ucrânia veio mostrar de novo os perigos do excessivo otimismo em relação à interdependência das economias. Vimos como o otimismo da Alemanha pôs em risco a segurança de toda a Europa.
Guerra na Ucrânia

Riscos de fragmentação da União Europeia

A crise que a UE enfrenta é a mais desafiante da sua história.A coesão será essencial para permitir a eficácia do novo instrumento de compra de dívida e para que cortes de gás não gerem grave recessão
Governo

Uma questão de fé

Os governos sucedem-se, os problemas arrastam-se, nada parece ter solução. Nem no curto, nem no longo prazo. Ao referir-se aos problemas do país como estruturais, Costa gera uma sensação de impotência
Mundo

Perceber as mudanças do mundo

Quais as consequências das mudanças no mundo na aplicação dos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência e do Quadro Comunitário? É necessário fazer alterações face ao que estava previsto?
Investimento

Os empresários e as suas circunstâncias

Uma pessoa ambiciosa, nascida em Portugal, que criou um negócio e não conseguiu projetar-se internacionalmente muitas vezes interrogar-se-á: Fui eu que falhei ou faltaram-me as condições necessárias?
Crescimento Económico

Falhas na educação ou na economia?

Nos últimos 20 anos, para a economia como um todo, mais educação não trouxe ganhos significativos de produtividade ou mais crescimento. Entre 2000 e 2021 a produtividade cresceu apenas 7% e o PIB 10%.
Governo

Caos nos serviços públicos

Talvez o caos nos aeroportos se deva à incapacidade de reestruturar o SEF, mas se o Governo não é capaz de mudar um serviço com 1000 efetivos, como podemos esperar que resolva as falhas graves do SNS?
Inflação

Será o BCE capaz de cumprir a missão?

O BCE deve concentrar-se na redução da inflação. Primeiro porque a inflação destrói o rendimento das classes mais desfavorecidas. Depois, porque uma inflação baixa é condição para taxas de juro baixas
Inflação

A inflação quando renasce não é igual para todos

As famílias mais afetadas são as das classes mais baixas de rendimento, que com o aumento dos preços da energia e dos bens alimentares têm visto diminuir o seu poder de compra de forma galopante.
Orçamento do Estado

Orçamento com recuperação em V

Na forma como está desenhado, o orçamento para 2021 parece uma extensão do Plano de Estabilização Social e Económica, que acompanhou o orçamento suplementar de 2020.
Orçamento do Estado

Este orçamento vai sair-nos muito caro

O governo está disposto a abdicar de empréstimos da UE em condições muito favoráveis, mas parece disponível para aumentar pensões e salários. Estas contradições orçamentais podem sair-nos muito caras.
Política Externa

O ultimatum americano

Não há dúvidas de que temos de cuidar da nossa soberania e da nossa segurança. Estas não podem estar desligadas da soberania e segurança da UE e dos EUA.
Economia

Não há poupança sem senão

As famílias podem ter apanhado o gosto da poupança. Se as famílias adiarem o consumo – é para isso que serve a poupança –, a recuperação económica pode ser mais lenta.
Economia

O orçamento e as nossas possibilidades

A intenção de aumentar o salário mínimo em 2021 é demasiado arriscada. É difícil imaginar um quadro económico mais complexo do que o atual para impor custos adicionais às empresas.
Novo Banco

Nada de novo no Novo Banco?

A principal utilidade da auditoria ao Novo Banco é o sublinhar dos erros passados da banca. Importa agora assegurar que os procedimentos de avaliação de risco e da atribuição de crédito mudaram.
Finanças

Défices: o regresso ao antigo normal

Os fundos europeus podem aliviar as dificuldades de alguns durante algum tempo. Mas só podem melhorar a vida de todos por muito tempo se forem bem utilizados.
Crescimento Económico

Progresso interrompido?

A melhor forma de aproveitarmos os fundos europeus para o crescimento da economia portuguesa é divisarmos uma estratégia que encaixe na estratégia industrial alemã.
Economia

O BES e o estado da nação

A falência de um dos mais importantes grupos portugueses e a associação criminosa, que segundo o Ministério Púbico foi montada à sua volta, mostram as fragilidades do regime económico e político.
Economia

Visão e equívocos de António Costa Silva

A desvalorização da Europa como espaço de integração e desenvolvimento económico é surpreendente, se tivermos em conta o objetivo do documento: definir uma estratégia articulada com a estratégia da UE
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.