Dark Mode 115kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Fernando Alexandre

Colunista

Doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College. Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, onde exerceu funções de Pró-Reitor, Presidente da Escola de Economia e Gestão e Director do Departamento de Economia. É consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional. Co-autor de cinco livros e de vários artigos publicados em revistas científicas internacionais sobre a economia portuguesa. É membro do painel do programa Tudo é Economia da RTP3.

Artigos publicados

Crescimento Económico

Progresso interrompido? /premium

208
A melhor forma de aproveitarmos os fundos europeus para o crescimento da economia portuguesa é divisarmos uma estratégia que encaixe na estratégia industrial alemã.
Economia

O BES e o estado da nação /premium

249
A falência de um dos mais importantes grupos portugueses e a associação criminosa, que segundo o Ministério Púbico foi montada à sua volta, mostram as fragilidades do regime económico e político.
Economia

Visão e equívocos de António Costa Silva /premium

180
A desvalorização da Europa como espaço de integração e desenvolvimento económico é surpreendente, se tivermos em conta o objetivo do documento: definir uma estratégia articulada com a estratégia da UE
Coronavírus

Seria possível reabrir hotéis sem reabrir escolas? /premium

132
O sentimento de segurança nunca chegou a ser restaurado e seria sempre muito difícil restaurar a confiança dos estrangeiros sem previamente restaurar a confiança dos portugueses.
TAP

Os fanáticos da TAP /premium

675
Será que nos podemos dar ao luxo de salvar ou mesmo de nacionalizar a TAP? Não estaremos a cair numa espécie de ‘fanatismo religioso’, para usar as palavras do ministro Pedro Nuno Santos?
Fundos Comunitários

Mais uma pipa de massa  /premium

387
Não voltaremos a ter à nossa disposição um pacote tão generoso de fundos. Mas mais importante do que o valor dos fundos é o que vamos fazer com eles.
Ensino básico

Não lhes cortem as pernas /premium

738
Não consigo perceber a insensibilidade do Governo, dos partidos, dos sindicatos e dos media ao desastre que constitui o fecho das escolas e a falta de medidas para apoiar os alunos mais desfavorecidos
Crise económica

Consumir, é preciso /premium

405
O consumo é a principal componente da despesa. Representa cerca de 70% do PIB português. Sem a rápida recuperação do consumo, a crise económica será gravíssima. Muito mais grave do que o Governo prevê
Economia

Nação valente e imortal /premium

453
Depois de Cavaco, as reformas só aconteceram por imposição externa. Num país periférico, com escassos recursos e muito capturado por grupos de interesse, é difícil ser diferente. Mas não é inevitável.
Coronavírus

Verão quente /premium

260
A pandemia acarreta riscos sérios para as liberdades individuais e para a democracia, está a tornar as famílias mais dependentes do Estado, a agravar as desigualdades e a enfraquecer a classe média.
Globalização

Não é paixão, é interesse /premium

209
Seria de esperar que o confinamento e o fecho das fronteiras tornassem evidente as vantagens da globalização. Afinal de contas, o mundo manteve-se a funcionar graças aos computadores e telemóveis.
União Europeia

O poder da independência do BCE /premium

223
Os dirigentes do BCE têm estado à altura do seu imenso poder e sabido resguardar independência do poder político. O mais surpreendente do acórdão do TC alemão é que vem pôr em causa esta independência
Dívida Pública

A dívida e uma trindade diabólica /premium

155
Os países mais endividados, limitados na sua capacidade de apoio às empresas, poderão sair desta crise com um tecido produtivo mais enfraquecido e com perda de quotas nos mercados internacionais.
Economia

Recuperação em V, U, L, W ou uma sopa de letras? /premium

180
A máquina parou. Como é que pomos a máquina novamente a funcionar? Temos de sair para a rua. Sair para consumir. Sair para produzir. Para alimentarmos a procura e a oferta. E temos de sair rapidamente
Coronavírus

Desconfinamento: Estado, políticos e especialistas /premium

166
Nunca as decisões políticas tiveram impacto tão importante nas pessoas e foram tomadas com tanta incerteza. Uma comunicação transparente, que gere confiança, tem de estar cientificamente fundamentada.
Economia

Sem mangas do Brasil, sobram peras em Portugal /premium

256
Era o transporte das mangas para Portugal que embaratecia o transporte das peras para o Brasil. A redução da compra de mangas tornou o transporte das peras muito caro. Resultado: sobram-nos as peras.
Economia

O Verão do nosso descontentamento /premium

355
No fim da crise, à semelhança do que sempre acontece em períodos de grande disrupção, vamos ter uma economia muito diferente. Os hábitos das pessoas vão alterar-se. O modo de trabalhar vai alterar-se.
Economia

Afinal, vale a pena ter um banco público? /premium

285
É difícil imaginar uma situação mais crítica do que aquela que vivemos. Talvez tenha chegado o momento de a Caixa mostrar que a sua condição de banco público pode fazer a diferença.
Coronavírus

Falhas de imaginação /premium

167
Lidamos com uma crise nova, que a humanidade e as economias globalizadas nunca viveram. Uma crise que nos obriga a fazer perguntas sobre o que poderá acontecer e como a poderemos ultrapassar.
Coronavírus

Não queremos ser os sonâmbulos do século XXI /premium

271
A União Europeia provavelmente não terá uma terceira oportunidade para mostrar que o bem-estar das populações é a sua prioridade. Não é possível dizer que não vimos o perigo. Se vimos, temos de actuar
A página está a demorar muito tempo.