818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Correia

Convidado

Artigos publicados

Alterações Climáticas

Ser rico é pecado?

E o lítio das baterias dos carros eléctricos? É grave, mas será mais grave do que a gravidade do processo de locomoção literalmente baseado no transporte contínuo de carbono do solo para a atmosfera?
Alterações Climáticas

Os novos Dinossauros

Estamos a condenar os nossos filhos a serem os dinossauros da sua geração, mas, desta vez, o asteroide que os vai aniquilar não vem do espaço: fomos nós que o criámos e deixámos crescer.
Tubarão

Ataque de tubarão. Ou de estupidez?

Conseguem imaginar a imagem internacional de Portugal quando este anunciar que as águas portuguesas são um Shark Sanctuary, onde a captura destes animais é proibida?
JMJ 2023

O Papa, a Igreja Católica e a cantora careca

Como catequista, sentia-me hipócrita quando, todas as semanas, marcava falta às crianças que não tinham ido à missa no domingo anterior, quando eu próprio não metia lá os pés há anos.
Alterações Climáticas

Afinal somos impactantes

Nunca houve tanta gente a acreditar que a Terra é plana ou que as vacinas causam autismo ou que os carros eléctricos são danosos para o ambiente via lítio ou que o hidrogénio-verde não serve para nada
Proteção de Dados

Stay away da StayAway Covid?

A questão é: querem realmente ser aquelas pessoas, que em vez de estarem a contribuir para a solução, estão a contribuir para o problema?
Conservação da Natureza

Mako Sharks Forever

Qual é, exactamente, o contributo das capturas destes tubarões para a balança comercial das pescas portuguesas? Leia, partilhe a notícia, mas por favor não fique por aí, ou não vamos a lado nenhum.
Coronavírus

Portugal: mau, mau, Maria!

Temos três meses para educar devidamente todas as pessoas à nossa volta. Meus/minhas amig@s, isto não vai lá só com bocas nas redes sociais. É no dia-a-dia.
Coronavírus

Portugal: primeiro estranha-se, depois entranha-se

As coisas não têm sido perfeitas mas também não têm sido o cenário kafkiano apregoado por muitos. Tenhamos juízo e, citando Rui Rio, “coragem, nervos de aço e muita sorte.” Sorte de um, sorte de todos
Coronavírus

Mas afinal #vamostodosficarbem, ou não?

A multiplicidade de opiniões, quer profissionais ou amadoras, tornam praticamente impossível chegarmos a um consenso sobre a realidade dos factos pois somos inundados de “factos” intensamente díspares
Coronavírus

Portugal: o país perigoso onde todos querem estar

Mesmo sendo um país pequeno estamos a conseguir que esta tempestade passe por nós sem deixar o rasto de destruição que deixou em muitos outros países. Por mim, não vou para fora e prefiro ficar por cá

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos