Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Manuel Villaverde Cabral

Colunista

Nasceu em 1940, cientista social com vasta obra sobre a sociedade portuguesa e intervenção pública desde o tempo da ditadura. Antigo exilado político, é Investigador Jubilado do Instituto de Ciências Sociais e director do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa. Foi colunista semanal do Público e do Diário de Notícias. O seu livro mais recente é Dimensões da Cidadania. A Mobilização Política em Portugal numa Perspectiva Comparada (Edições Afrontamento).

Artigos publicados

Luanda Leaks

A gangrena! /premium

O que está em causa e determinará, a prazo, a sobrevivência do governo PS é a questão da corrupção. Com este caso descomunal, esta tornou-se a principal questão política do país.
Demografia

A bomba demográfica /premium

103
Dez por cento dos bebés nascidos em 2019 são filhos de mães estrangeiras, cuja população total em Portugal é apenas 5%. A isso acresce a diminuição dos casamentos e o aumento dos divórcios.
Espanha

O albergue espanhol /premium

Os ingredientes do brutal confronto de 1936-39 estão todos reunidos: o nacionalismo centralista e os independentismos; os pobres e os ricos a representar o bem e o mal; e as retóricas da religião vs comunismo
Governo

Fim de ano /premium

A reversão sistemática das medidas tomadas perante a irresponsabilidade do PS de 2005 a 2011, não só não resolveu nenhum dos problemas do país como continuamos a enfrentá-los sem solução à vista.
Orçamento do Estado

Orçamentos só no fim do jogo! /premium

Os argumentos do primeiro-ministro frisam a hipocrisia, nomeadamente quando ele faz esta extraordinária declaração ideológica (sic): «Não é de esquerda promover défices e aumento de dívida».
Serviço Nacional de Saúde

A saúde não é pública nem privada   /premium

Existem pela Europa fora diversas variedades de coabitação entre público e privado que funcionam tão bem ou melhor do que o nosso bi-sistema em crise de despique sem fim. Mas isso ninguém quer debater
Alterações Climáticas

O efeito Greta /premium

A probabilidade de os países que mais pesam na economia mundial e na desordem política – EUA, China, Índia e Rússia – agirem de acordo com uma política de forte redução dos riscos ambientais é mínima.
Envelhecimento

Longevidade ou imortalidade? /premium

Infelizmente, não é a primeira vez que a humanidade procura projectar a sua finitude numa forma qualquer de imortalidade. Foi para isso que se inventaram as religiões – mas não um medicamento.
Liberalismo

O que será a «esquerda liberal»? /premium

Para quem já era crítico do estatismo socialista, bem como do seu tribalismo partidário e da pouca abertura à modernidade, as posições de há mais de 30 anos indicavam que o PS não era nem seria liberal
Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Liberalismo

Uma iniciativa liberal /premium

O regime democrático não fez qualquer referência ao século histórico do liberalismo e só em 1984 alguns antigos «esquerdistas» vacinados pelo PREC ousaram apresentar-se como Clube da Esquerda Liberal.
Novo Governo

O monstro /premium

128
Resta-nos adivinhar quem vai coordenar aquela trapalhada toda. O PS não aprendeu nada e apenas repete um vocabulário pseudo-tecnocrático em benefício de uma máquina tentacular de clientelas.
Brexit

Brexit: quarta edição /premium

O que está em causa para os britânicos e os seus hóspedes, bem como para cada quem não reside no Reino Unido, são os fantasmas nacionalistas que habitam populações mais velhas.
Legislativas 2019

Uma eleição, um governo e um presidente /premium

Como uma grande árvore seca no meio de uma data de arbustos tortos e alguns minúsculos, é isso que o PS irá fazer a partir da semana que vem até à eleição presidencial daqui a pouco mais de um ano.
Legislativas 2019

Eleições à sombra de Sócrates /premium

O voto táctico é limitar-se a minimizar os custos de nova «geringonça»; o voto estratégico é apostar desde já num jovem partido destinado a crescer no futuro e a fazer melhor do que aquela «esquerda».
Assalto em Tancos

Malhas que a justiça tece /premium

É muito improvável que o antigo ministro da Defesa e o ajudante-de-campo do PR se tivessem atrevido a sonegar informação deste calibre aos seus superiores, pelo que estes jamais irão escapar à dúvida.
Justiça

Eu tinha vergonha! /premium

117
Se os arguidos fossem julgados e se se confirmasse que muitos ou alguns deles são efectivamente culpados, o actual governo e o seu partido não escapariam a uma severa punição política.
Eleições Legislativas

Voto a voto, enche o PS o papo! /premium

É assim desde que há eleições: quanto mais promessas fazem os partidos de governo, menos os eleitores acreditam, pelo que não admira que grande parte do eleitorado venha a abster-se, como em 2015.
Eleições

O fórum e o mercado /premium

As eleições serão marcadas pela crise da representação materializada pela abstenção maciça, enquanto os votantes efectivos se pautarão pelos benefícios que terão ou não recebido da "geringonça".
PS

"Vogliamo Tutto" ou… a campanha em marcha /premium

É falso que o esquelético crescimento económico actual esteja a "evoluir em contraciclo com a economia mundial", como se a nossa economia não dependesse da europeia desde a criação do Euro.
A página está a demorar muito tempo.