Dark Mode 151kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Manuel Villaverde Cabral

Colunista

Cientista social com vasta obra sobre a sociedade portuguesa e com intervenção pública desde o tempo da ditadura, foi exilado político e é actualmente Investigador Emérito do Instituto de Ciências Sociais tendo sido também director do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa. Foi colunista semanal do “Público” e do “Diário de Notícias” bem como comentador da TSF e da TVI.

Artigos publicados

Pandemia

O que virá a seguir? /premium

A guerrilha partidária em torno do orçamento é muito mais mediática do que propriamente financeira. Entretanto é ocultado que o recrudescimento da pandemia não pode deixar de acentuar a queda do PIB.
Política

De novo o dito por não dito /premium

Esta tragédia da sul-americanização do regime político promovida pelo PS e comparsas, combinada com a corrosão provocada pela pandemia, arrisca-se a destruir o sistema partidário saído do 25 de Abril.
Política

De incidente em incidente, até ao incidente final? /premium

214
A falta de visão e de coragem política do PS conseguiu destruir o antigo sistema partidário a fim de navegar à bolina entre mentiras e abusos de poder.
Economia

O "plano" que não é um plano… /premium

Em matéria de "planos" de apoio financeiro europeu a fundo perdido, já tivemos décadas de obras públicas e outras iniciativas sem qualquer dimensão sócio-económica reprodutiva e transformadora.
Economia

À espera da vacina… /premium

A tragédia política que vivemos hoje, é que o Governo não aprendeu nada e não sabe o que fazer de útil com o dinheiro. Tudo o que o PS aprendeu foi a comprar votos: tanto dos ricos como dos pobres.
Eleições Presidenciais

Nem "esquerda" nem "direita" /premium

132
Hoje é improvável que o actual PR seja eleito à primeira volta perante um candidato de "direita" como André Ventura e pelo menos três de "esquerda". Foi nisto que deu o "centrão" entre o PS e o PR.
Economia

O futuro do passado /premium

É por razões de sistemática má governança e por mau comportamento partidário que Portugal se encontra na posição em que está e não por causa de uma pandemia universal.
Coronavírus

Suspensos no tempo /premium

O prolongamento da situação torna indiferente a actuação dos partidos profissionais e daí que já se sinta a crise de credibilidade dos sistemas partidários.
Economia

O plano dos "Donos do Poder Político"! /premium

Infelizmente, pouco ou nada do plano de Costa Silva terá qualquer peso na forma como os milhares de milhões sacados em Bruxelas serão semeados na areia depois de o Governo se meter.
União Europeia

Ninguém enriquece de mão estendida /premium

227
Se a União Europeia é tão rica como pretende, que empreste a baixo juro um quantitativo proporcional à população de cada país membro a fim de ajudar a atravessar o fosso económico que aí vem.
Crescimento Económico

Quem acredita numa crise milagrosa? /premium

Portugal não só não mudou estruturalmente como perdeu lugar após lugar na escala europeia, sobretudo na produtividade do trabalho, que traduz impiedosamente deficiências de escolaridade e investimento
Governo

Perspectiva Zero! /premium

Se a nacionalização da EFACEC se deve ao mesmo governo do PS que facilitou a entrada de Isabel dos Santos na empresa, já o caso da TAP tem barbas compridas de mais para não serem rapidamente lembradas
PS

O PS entrou em descontrole? /premium

227
Ou Medina disse em voz alta o que António Costa pensa em voz baixa, alarmado como está com a fuga dos turistas, ou então pretende desestabilizar o PS.
Política

Não queria estar na pele deles… /premium

Neste ambiente político-partidário de pura fuga em frente seria tempo que o PR e o PM, hoje mais unidos do que nunca no mar alto da crise, dissessem o que vão fazer daqui até surgir a vacina da Covid
História

Pregar moral não é fazer política /premium

Um historiador profissional não pode desfazer a história a pedido. Foi mal? Foi bem? São perguntas sem sentido ou, pior, com sentido escondido destinado a fundamentar movimentos políticos moralistas.
Crise económica

Na dúvida – o que fazer? /premium

Quanto à evolução do país não será de certeza um plano saído da cabeça de um «outsider» como o Eng.º Costa e Silva que nos salvará. Só ele e o primeiro-ministro é que não se aperceberam disso.
Coronavírus

Vira o disco e toca o mesmo /premium

O conservadorismo pós-salazarista das estradas e do turismo que Costa e Silva disse ir propor fez-me pensar que, se calhar, o melhor era que os quatro «frugais» votassem contra aquele bodo aos pobres.
Coronavírus

A máscara de Zorro /premium

Na realidade, as pessoas têm «mais medo sanitário do que medo económico», ao contrário do que crê a «esquerda», que apenas pretende responsabilizar o «capitalismo neo-liberal».
Coronavírus

O pior está para vir? /premium

Ninguém o quer dizer em voz alta mas o certo é que nos encontramos num cenário politicamente inquietante, pois não é apenas a economia que está em cavacos, mas também cada uma das sociedades afectadas
Coronavírus

O excesso de mortalidade /premium

258
Não é que a DGS ignore o «excesso de mortalidade» mas por alguma razão o oculta, e entre 19 de Março e 22 de Abril ela foi três a cinco vezes superior aos óbitos por Covid-19. Importa saber porquê.
A página está a demorar muito tempo.