Dark Mode 50,1 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Manuel Villaverde Cabral

Colunista

Nasceu em 1940, cientista social com vasta obra sobre a sociedade portuguesa e intervenção pública desde o tempo da ditadura. Antigo exilado político, é Investigador Jubilado do Instituto de Ciências Sociais e director do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa. Foi colunista semanal do Público e do Diário de Notícias. O seu livro mais recente é Dimensões da Cidadania. A Mobilização Política em Portugal numa Perspectiva Comparada (Edições Afrontamento).

Artigos publicados

Coronavírus

O dia das mentiras ou das verdades?

Só o regresso da população activa às suas ocupações permite pensar na retoma económica. Os mais velhos já trabalharam e, se forem prudentes, ficarão em casa e só sairão quando for indispensável.
Coronavírus

O artigo mais difícil de escrever /premium

É irrecusável um sentimento de falta de organização e de meios de combate devido à forma pretensamente «optimista» como têm agido os principais responsáveis pela resposta do Estado.
Coronavírus

Dar o dito por não dito /premium

136
O pior da crise é a falta de meios de saúde, humanos e técnicos, nomeadamente camas de cuidados intensivos e ventiladores, bem como a ausência de capacidade organizativa por parte do governo.
Governo

Embaraços e omissões do primeiro-ministro /premium

O rol de promessas anunciadas na entrevista de domingo enche seis páginas do «Público» mas pouco tem que ver com as preocupações do país perante a iminência de uma recessão económica
Política

E agora? Agora, nada! /premium

A campanha de casos semanais não só corresponde à falta de políticas efectivas que dêem resultados a curto prazo como procura esconder a ausência delas.
Eutanásia

A eutanásia é contra a saúde /premium

287
Este governo não hesita perante nada. Não se importa de partidarizar a vida e a morte a fim de dar satisfação a uma casta de políticos profissionais que se tomam por modernaços e fracturantes.
Espanha

Populismos ibéricos /premium

O populismo reside, claro está, em substituir as políticas efectivas pela retórica ideológica em que os socialistas se especializaram na senda de populistas como o Podemos, o BE e o próprio PCP actual
Luanda Leaks

Delação premiada /premium

Não haveria melhor maneira de proteger os direitos de Rui Pinto do que difundir as suas actuais denúncias, sejam elas sobre a engenheira e os seus cúmplices ou sobre as falcatruas do mundo do futebol.
Luanda Leaks

A gangrena! /premium

O que está em causa e determinará, a prazo, a sobrevivência do governo PS é a questão da corrupção. Com este caso descomunal, esta tornou-se a principal questão política do país.
Demografia

A bomba demográfica /premium

103
Dez por cento dos bebés nascidos em 2019 são filhos de mães estrangeiras, cuja população total em Portugal é apenas 5%. A isso acresce a diminuição dos casamentos e o aumento dos divórcios.
Espanha

O albergue espanhol /premium

Os ingredientes do brutal confronto de 1936-39 estão todos reunidos: o nacionalismo centralista e os independentismos; os pobres e os ricos a representar o bem e o mal; e as retóricas da religião vs comunismo
Governo

Fim de ano /premium

A reversão sistemática das medidas tomadas perante a irresponsabilidade do PS de 2005 a 2011, não só não resolveu nenhum dos problemas do país como continuamos a enfrentá-los sem solução à vista.
Orçamento do Estado

Orçamentos só no fim do jogo! /premium

Os argumentos do primeiro-ministro frisam a hipocrisia, nomeadamente quando ele faz esta extraordinária declaração ideológica (sic): «Não é de esquerda promover défices e aumento de dívida».
Serviço Nacional de Saúde

A saúde não é pública nem privada   /premium

Existem pela Europa fora diversas variedades de coabitação entre público e privado que funcionam tão bem ou melhor do que o nosso bi-sistema em crise de despique sem fim. Mas isso ninguém quer debater
Alterações Climáticas

O efeito Greta /premium

A probabilidade de os países que mais pesam na economia mundial e na desordem política – EUA, China, Índia e Rússia – agirem de acordo com uma política de forte redução dos riscos ambientais é mínima.
Envelhecimento

Longevidade ou imortalidade? /premium

Infelizmente, não é a primeira vez que a humanidade procura projectar a sua finitude numa forma qualquer de imortalidade. Foi para isso que se inventaram as religiões – mas não um medicamento.
Liberalismo

O que será a «esquerda liberal»? /premium

Para quem já era crítico do estatismo socialista, bem como do seu tribalismo partidário e da pouca abertura à modernidade, as posições de há mais de 30 anos indicavam que o PS não era nem seria liberal
Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Liberalismo

Uma iniciativa liberal /premium

O regime democrático não fez qualquer referência ao século histórico do liberalismo e só em 1984 alguns antigos «esquerdistas» vacinados pelo PREC ousaram apresentar-se como Clube da Esquerda Liberal.
Novo Governo

O monstro /premium

128
Resta-nos adivinhar quem vai coordenar aquela trapalhada toda. O PS não aprendeu nada e apenas repete um vocabulário pseudo-tecnocrático em benefício de uma máquina tentacular de clientelas.
A página está a demorar muito tempo.