Manuel Villaverde Cabral

Colunista

Nasceu em 1940, cientista social com vasta obra sobre a sociedade portuguesa e intervenção pública desde o tempo da ditadura. Antigo exilado político, é Investigador Jubilado do Instituto de Ciências Sociais e director do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa. Foi colunista semanal do Público e do Diário de Notícias. O seu livro mais recente é Dimensões da Cidadania. A Mobilização Política em Portugal numa Perspectiva Comparada (Edições Afrontamento).

Artigos publicados

Espanha

Recomeçar do zero /premium

Caminho só há um. Resta saber se Sánchez, com o seu baixo calculismo, terá imaginação para avançar no sentido não de um banal «bloco central» à portuguesa mas sim de uma operação de salvação nacional.
Liberalismo

Uma iniciativa liberal /premium

O regime democrático não fez qualquer referência ao século histórico do liberalismo e só em 1984 alguns antigos «esquerdistas» vacinados pelo PREC ousaram apresentar-se como Clube da Esquerda Liberal.
Novo Governo

O monstro /premium

128
Resta-nos adivinhar quem vai coordenar aquela trapalhada toda. O PS não aprendeu nada e apenas repete um vocabulário pseudo-tecnocrático em benefício de uma máquina tentacular de clientelas.
Brexit

Brexit: quarta edição /premium

O que está em causa para os britânicos e os seus hóspedes, bem como para cada quem não reside no Reino Unido, são os fantasmas nacionalistas que habitam populações mais velhas.
Legislativas 2019

Uma eleição, um governo e um presidente /premium

Como uma grande árvore seca no meio de uma data de arbustos tortos e alguns minúsculos, é isso que o PS irá fazer a partir da semana que vem até à eleição presidencial daqui a pouco mais de um ano.
Legislativas 2019

Eleições à sombra de Sócrates /premium

O voto táctico é limitar-se a minimizar os custos de nova «geringonça»; o voto estratégico é apostar desde já num jovem partido destinado a crescer no futuro e a fazer melhor do que aquela «esquerda».
Assalto em Tancos

Malhas que a justiça tece /premium

É muito improvável que o antigo ministro da Defesa e o ajudante-de-campo do PR se tivessem atrevido a sonegar informação deste calibre aos seus superiores, pelo que estes jamais irão escapar à dúvida.
Justiça

Eu tinha vergonha! /premium

117
Se os arguidos fossem julgados e se se confirmasse que muitos ou alguns deles são efectivamente culpados, o actual governo e o seu partido não escapariam a uma severa punição política.
Eleições Legislativas

Voto a voto, enche o PS o papo! /premium

É assim desde que há eleições: quanto mais promessas fazem os partidos de governo, menos os eleitores acreditam, pelo que não admira que grande parte do eleitorado venha a abster-se, como em 2015.
Eleições

O fórum e o mercado /premium

As eleições serão marcadas pela crise da representação materializada pela abstenção maciça, enquanto os votantes efectivos se pautarão pelos benefícios que terão ou não recebido da "geringonça".
PS

"Vogliamo Tutto" ou… a campanha em marcha /premium

É falso que o esquelético crescimento económico actual esteja a "evoluir em contraciclo com a economia mundial", como se a nossa economia não dependesse da europeia desde a criação do Euro.
Combustível

Teorias da conspiração /premium

A única coisa que não sabemos ao certo acerca da greve dos camionistas é se o governo a combate a sério, servindo-se para isso da implantação do PS na organização do patronato, ou se finge combatê-la.
Corrupção

O PS está em pânico… e com razão! /premium

317
Ao contrário do que clama a «esquerda indignada», o país não precisa do sector privado para haver «corrupção». Pelo contrário: ela medra no actual sistema de clientelismo de Estado incarnado pelo PS.
Eleições

A pesca ao voto /premium

132
Igual ou pior do que este leilão de votos comprados a baixo preço mas muito bem escolhidos a dedo só o familismo e o amiguismo de que o actual governo é, lamentavelmente, o maior abusador desde sempre
União Europeia

Impasses sem fim à vista /premium

Os impasses político-ideológicos no Reino Unido e em Espanha acabarão por ter consequências negativas para nós, quanto mais não seja no plano dos desequilíbrios económicos que arrastarão.
Economia

O Congresso dos Economistas /premium

A legislação que regula as empresas e os investimentos é tão complicada e contraditória que não só arrasta os processos muito mais tempo que a média europeia como leva os investidores a desistirem.
Incêndios

Verões de fogo /premium

116
A descrição dos incêndios na Grécia é em tudo idêntica à dos que ocorreram em Portugal há dois anos, mas aqui morreram ainda mais pessoas. Lá o Syriza perdeu as eleições, aqui o PS vai ganhá-las...
Corrupção

O cancro que rói o país /premium

265
A política está entrelaçada com a corrupção larvar que grassa no país, desde a endogamia no recrutamento ao amiguismo partidário, não referindo a palavra tabú: negócios. E depois há a Operação Marquês
Saúde

O estado da saúde /premium

Não é por acaso que o João Lobo Antunes escrevia, a propósito da implantação do estado social em Portugal, que "a corporação médica tinha uma hegemonia monopolista e esta tendência persistiu até hoje"
Demografia

Envelhecimento e crescimento económico /premium

Nada é mais importante para países como Portugal do que o imparável envelhecimento da população e as suas consequências a todos os níveis da sociedade, da saúde ao potencial de crescimento económico.
A página está a demorar muito tempo.