439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Défice Público

Défice Público

Como Costa reduziu o défice público

António Costa vai defender esta semana o seu sétimo Orçamento. Hoje, com números, pode ver-se a mestria política com que se reduziu o défice.
UTAO

Défice ajustado foi de 5.849 milhões até outubro

O Ministério das Finanças divulgou, no comunicado que antecedeu a publicação da Síntese da Execução Orçamental, que o défice das contas públicas nacionais melhorou 650 milhões de euros.
Défice Público

Perda em garantias eleva défice de 2020 para 5,8%

INE revê em ligeira alta de 0,1% défice público em 2020 para 5,8%, após incorporar perdas estimadas com garantias públicas a créditos no combate à pandemia. Défice ficou em 5,5% no primeiro semestre.
Orçamento do Estado

Défice agrava-se para 7.060 milhões no 1º semestre

A receita fiscal do Estado sobe 2,4%, uma evolução justificada, nos impostos diretos, pelo IRC, IRS e pagamentos de autoliquidação. Já o excedente da Segurança Social sobe para 587 milhões de euros.
Défice Público

Défice e crescimento piores que o previsto em 2021

Ministério das Finanças assume derrapagem nas previsões do défice e do crescimento económico para 2021, devido ao confinamento. Isto apesar do défice de 2020 ser baixo que o esperado, perto de 6,3%.
Instituto Nacional Estatística

Défice sobe para 4,9% do PIB. Famílias poupam mais

Dados do INE apontam para que o saldo orçamental das administrações públicas se fixou em -4,9% do PIB (o que compara com 0,7% em igual período de 2019). Taxa de poupança sobe para 10,8%.
Coronavírus

FMI. Dívida pública vai disparar para 135% do PIB 

Portugal deverá ter défice de 7,1% em 2020, por causa do combate ao Covid e da queda da economia. É um valor comparável ao tempo da troika. FMI prevê dívida pública nos 135% do PIB, um nível recorde.
Orçamento do Estado

Debate do OE: De Pessoa a "Onde está o Wally"? 

Costa acredita ter "o melhor orçamento", Centeno citou Pessoa, a oposição recorreu à magia e às metáforas com animais. Quer saber o que se passou no longo debate do OE? A literatura explica.
Contas Públicas

Portugal cresce mais. Porquê agora? E o que muda?

Portugal cresceu mais do que se sabia. Governo vê uma "transformação da economia" que lhe é favorável. Dados vêm baralhar a campanha política. Data de divulgação estava prevista desde junho, diz INE.
Défice Público

Centeno destaca "revolução" na economia portuguesa

INE revê números do PIB desde 2016. Ministro das Finanças fez a análise e diz que a economia portuguesa mudou desde 2014.
Câmara Municipal Lisboa

Venda de terrenos em Lisboa ajuda contas do Estado

O saldo positivo nas autarquias cresceu nos primeiros seis meses para 669 milhões de euros. Venda de terrenos em Lisboa rendeu 250 milhões de euros e ajudou nas contas do Estado.
Défice Público

OCDE prevê menos crescimento em Portugal

No relatório com as previsões económicas mundiais, a OCDE prevê que a economia portuguesa cresça 1,8% este ano, abaixo dos 2,1% que antecipava em novembro e uma décima abaixo da estimativa do Governo.
Défice Público

Desta vez foi diferente?

Ouvimos vários governos durante as últimas mais de duas décadas prometerem-nos que agora sim, as contas públicas estão controladas. Será desta vez diferente?
Impostos

35,4% do PIB. Carga fiscal atingiu novo recorde

Além de revelar que o défice ficou em 0,5% em 2018, o INE indicou, também, que a carga fiscal sobre famílias e empresas nunca foi tão grande, em percentagem do produto interno bruto.
Segurança Social

Segurança Social. Saldo positivo de 1969 milhões

Segurança Social registou um saldo global de 1.969 milhões de euros em 2018 superando em 1.040 milhões de euros o inicialmente orçamentado, mas agravou-se em 5,6% face ao do ano anterior.
Défice Público

Défice do Estado baixou 475 milhões em 2018

Contas do Estado fecharam o ano de 2018 com saldo negativo de 2.083 milhões de euros, o que representa um progresso de 475 milhões de euros face a 2017. Receitas cresceram mais do que a despesa.
Défice Público

Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Saldo orçamental situou-se em 1.111,2 milhões de euros no conjunto dos três primeiros trimestres de 2018. No mesmo período do ano passado, Portugal registava um défice de 3,2%.
Défice Público

Estado com excedente de 1.338 milhões sem banca

Estado chega a setembro com excedente de 1.338 milhões de euros, mas não inclui despesa de 913 milhões com Novo Banco e lesados do BES. Vai piorar com pagamento de subsídios de Natal, dizem Finanças.
Orçamento do Estado

O mistério dos dois défices e os erros, dos outros

Na audição de Mário Centeno no Parlamento muito se falou de duas tabelas e pouco das restantes centenas de páginas do Orçamento. Houve muitas acusações, mas poucas explicações.
Contas Públicas

Centeno aos "cativos do passado": atualizem dados 

Governo aproveitou os números revistos de 2016 e 2017 para lançar recados. Diz que o PIB cresceu mais em 2016 do que no último ano de Passos e que as cativações não travam o investimento público.
Brasil

Brasil com défice público de 3,3 mil milhões

O saldo negativo das contas públicas brasileiras de janeiro a junho foi causado principalmente pelo fraco desempenho do Governo central, que apresentou um défice de 6,5 mil milhões de euros.
Moçambique

Défice público moçambicano 60% abaixo do previsto

As receitas do Estado moçambicano em 2017 foram de cerca de 213.222,9 milhões de meticais (3.087 milhões de euros) face a despesas a rondar 247.265,6 milhões de meticais (3.580 milhões de euros).
PCP

PCP. Governo está a ser "mais papista que o Papa"

Jerónimo de Sousa acusou hoje o Governo de ser "mais papista que o papa" no cumprimento do défice e instou-o a aproveitar a situação orçamental para resolver os problemas urgentes do povo e do país.
Défice Público

A vitória da TINA ou a ditadura da matemática

Os números de 2017 não enganam: pensões, salários e carreiras dos funcionários foram (parcialmente) repostos à custa da maior carga fiscal de sempre e de níveis de investimento público baixíssimos.
Finanças

Banca já custou 17 mil milhões a contribuintes

Entre apoios a bancos como o BPN e o BES e, mais recentemente, a recapitalização da CGD, o Estado já providenciou ajudas financeiras na ordem dos 17 mil milhões de euros em dez anos.
Défice Público

Técnicos do Parlamento: défice de 1% em 2017

O défice do ano passado terá ficado em 1% do PIB. Estimativa é da Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento, mas não conta com recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Orçamento do Estado

Execução orçamental. Um défice saboroso

Nas finanças públicas, a execução orçamental até novembro confirma que 2017 foi "saboroso". O défice público deverá fechar o ano em 1,2% do produto, abaixo da meta inicial do Governo.
Défice Público

Reembolsos do IRS fazem subir défice

Défice das contas públicas fixou-se em 698 milhões de euros em maio. Finanças explicam o agravamento de 359 milhões face a 2016 com a subida de reembolsos do IRS. Efeito será diluído, acrescentam.
Orçamento do Estado

Execução orçamental de abril. Nada menos que tudo

Portugal mantém-se no bom caminho para atingir o défice de 2017. O saldo positivo de 1,3% em 2021 implica uma consolidação que poderá trazer graves consequências.
Política

Já não há vida para além do défice

O plano é claro: viabilizar o regime português, não através da iniciativa dos cidadãos em Portugal, mas das transferências europeias, confiando na velha complacência de Bruxelas.
Bruxelas

Bruxelas divulga previsões económicas 

A Comissão Europeia divulga hoje as suas previsões económicas da primavera, as últimas projeções de Bruxelas antes de o executivo comunitário tomar uma decisão sobre o encerramento do PDE a Portugal.
Crescimento Económico

Forum. Economia poderá crescer 2% em 2017

Gabinete de estudos do Forum para a Competitividade estima uma desaceleração progressiva da economia ao longo de 2017. A previsão para o conjunto do ano é a de que Portugal pode crescer 2%.
Défice Público

Moscovici antecipa boas notícias para Portugal

Pierre Moscovici afirma numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica que "Portugal vai sair em breve" do procedimento por défice excessivo.
Défice Público

Costa nega ter ido além do que era necessário

O primeiro-ministro agradece particularmente a Centeno e diz que os resultados provam que "os preconceitos têm pouca adesão à realidade". Garante que Governo não foi além do compromisso que tinha.
Défice Público

Porque não houve champanhe para o défice?

O défice de 2016 não é dos mais baixos da Europa, mas a taxa de crescimento é das mais baixas do mundo. A sua celebração revela a redução das expectativas num país conformado com a sua decadência.
Execução Orçamental

Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas

É o paradoxo dos dias que correm: cá dentro há foguetório com a execução orçamental, lá fora alerta-se para a falta de crescimento e de reformas. Nós fazemos orelhas moucas, pois nunca aprendemos nada
Défice Público

Finanças. Défice caiu 394 milhões até novembro

O défice do Estado baixou 394 milhões até novembro. Receitas cresceram mais do que despesa. Pagamentos em atraso nos hospitais dispararam 299 milhões face a 2015.
Défice Público

Ainda há dinheiro para salários

O país caminha a passos largos para ter um Estado que paga salários aos seus funcionários mas não presta serviços porque não há dinheiro para mais nada. Deve ser isto o “virar a página da austeridade”
Défice Público

Défice baixa para 2,8%, mas está acima da meta

Défice público baixa para 2,8% do PIB no primeiro semestre. Valor compara com 4,6% em igual período de 2015, mas está acima da meta de 2,5% fixada por Bruxelas para 2016. Governo confia que cumprirá.
Caixa Geral de Depósitos

Recapitalização. Prejuízos da CGD penalizam défice

Autoridades estatísticas podem obrigar Portugal a contabilizar prejuízos passados da Caixa no défice deste ano, por causa do aumento de capital, diz o Negócios, Impacto de 1.100 milhões ameaça meta.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.