Défice Público
Contas Públicas

Portugal cresce mais. Porquê agora? E o que muda? /premium

492
Portugal cresceu mais do que se sabia. Governo vê uma "transformação da economia" que lhe é favorável. Dados vêm baralhar a campanha política. Data de divulgação estava prevista desde junho, diz INE.
Défice Público

Centeno destaca "revolução" na economia portuguesa

205
INE revê números do PIB desde 2016. Ministro das Finanças fez a análise e diz que a economia portuguesa mudou desde 2014.
Câmara Municipal Lisboa

Venda de terrenos em Lisboa ajuda contas do Estado

O saldo positivo nas autarquias cresceu nos primeiros seis meses para 669 milhões de euros. Venda de terrenos em Lisboa rendeu 250 milhões de euros e ajudou nas contas do Estado.
Défice Público

OCDE prevê menos crescimento em Portugal

419
No relatório com as previsões económicas mundiais, a OCDE prevê que a economia portuguesa cresça 1,8% este ano, abaixo dos 2,1% que antecipava em novembro e uma décima abaixo da estimativa do Governo.
Défice Público

Desta vez foi diferente? /premium

106
Ouvimos vários governos durante as últimas mais de duas décadas prometerem-nos que agora sim, as contas públicas estão controladas. Será desta vez diferente?
Impostos

35,4% do PIB. Carga fiscal atingiu novo recorde

6710
Além de revelar que o défice ficou em 0,5% em 2018, o INE indicou, também, que a carga fiscal sobre famílias e empresas nunca foi tão grande, em percentagem do produto interno bruto.
Segurança Social

Segurança Social. Saldo positivo de 1969 milhões

Segurança Social registou um saldo global de 1.969 milhões de euros em 2018 superando em 1.040 milhões de euros o inicialmente orçamentado, mas agravou-se em 5,6% face ao do ano anterior.
Défice Público

Défice do Estado baixou 475 milhões em 2018

Contas do Estado fecharam o ano de 2018 com saldo negativo de 2.083 milhões de euros, o que representa um progresso de 475 milhões de euros face a 2017. Receitas cresceram mais do que a despesa.
Défice Público

Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Saldo orçamental situou-se em 1.111,2 milhões de euros no conjunto dos três primeiros trimestres de 2018. No mesmo período do ano passado, Portugal registava um défice de 3,2%.
Défice Público

Estado com excedente de 1.338 milhões sem banca

117
Estado chega a setembro com excedente de 1.338 milhões de euros, mas não inclui despesa de 913 milhões com Novo Banco e lesados do BES. Vai piorar com pagamento de subsídios de Natal, dizem Finanças.
Orçamento do Estado

O mistério dos dois défices e os erros, dos outros

Na audição de Mário Centeno no Parlamento muito se falou de duas tabelas e pouco das restantes centenas de páginas do Orçamento. Houve muitas acusações, mas poucas explicações.
Contas Públicas

Centeno aos "cativos do passado": atualizem dados 

Governo aproveitou os números revistos de 2016 e 2017 para lançar recados. Diz que o PIB cresceu mais em 2016 do que no último ano de Passos e que as cativações não travam o investimento público.
Brasil

Brasil com défice público de 3,3 mil milhões

O saldo negativo das contas públicas brasileiras de janeiro a junho foi causado principalmente pelo fraco desempenho do Governo central, que apresentou um défice de 6,5 mil milhões de euros.
Moçambique

Défice público moçambicano 60% abaixo do previsto

As receitas do Estado moçambicano em 2017 foram de cerca de 213.222,9 milhões de meticais (3.087 milhões de euros) face a despesas a rondar 247.265,6 milhões de meticais (3.580 milhões de euros).
PCP

PCP. Governo está a ser "mais papista que o Papa"

Jerónimo de Sousa acusou hoje o Governo de ser "mais papista que o papa" no cumprimento do défice e instou-o a aproveitar a situação orçamental para resolver os problemas urgentes do povo e do país.
Défice Público

A vitória da TINA ou a ditadura da matemática

284
Os números de 2017 não enganam: pensões, salários e carreiras dos funcionários foram (parcialmente) repostos à custa da maior carga fiscal de sempre e de níveis de investimento público baixíssimos.
Finanças

Banca já custou 17 mil milhões a contribuintes

1051
Entre apoios a bancos como o BPN e o BES e, mais recentemente, a recapitalização da CGD, o Estado já providenciou ajudas financeiras na ordem dos 17 mil milhões de euros em dez anos.
Défice Público

Técnicos do Parlamento: défice de 1% em 2017

O défice do ano passado terá ficado em 1% do PIB. Estimativa é da Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento, mas não conta com recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Orçamento do Estado

Execução orçamental. Um défice saboroso

108
Nas finanças públicas, a execução orçamental até novembro confirma que 2017 foi "saboroso". O défice público deverá fechar o ano em 1,2% do produto, abaixo da meta inicial do Governo.
Défice Público

Reembolsos do IRS fazem subir défice

155
Défice das contas públicas fixou-se em 698 milhões de euros em maio. Finanças explicam o agravamento de 359 milhões face a 2016 com a subida de reembolsos do IRS. Efeito será diluído, acrescentam.
Orçamento do Estado

Execução orçamental de abril. Nada menos que tudo

Portugal mantém-se no bom caminho para atingir o défice de 2017. O saldo positivo de 1,3% em 2021 implica uma consolidação que poderá trazer graves consequências.
Política

Já não há vida para além do défice

443
O plano é claro: viabilizar o regime português, não através da iniciativa dos cidadãos em Portugal, mas das transferências europeias, confiando na velha complacência de Bruxelas.
Bruxelas

Bruxelas divulga previsões económicas 

A Comissão Europeia divulga hoje as suas previsões económicas da primavera, as últimas projeções de Bruxelas antes de o executivo comunitário tomar uma decisão sobre o encerramento do PDE a Portugal.
Crescimento Económico

Forum. Economia poderá crescer 2% em 2017

Gabinete de estudos do Forum para a Competitividade estima uma desaceleração progressiva da economia ao longo de 2017. A previsão para o conjunto do ano é a de que Portugal pode crescer 2%.
Défice Público

Moscovici antecipa boas notícias para Portugal

Pierre Moscovici afirma numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica que "Portugal vai sair em breve" do procedimento por défice excessivo.
Défice Público

Costa nega ter ido além do que era necessário

O primeiro-ministro agradece particularmente a Centeno e diz que os resultados provam que "os preconceitos têm pouca adesão à realidade". Garante que Governo não foi além do compromisso que tinha.
Défice Público

Porque não houve champanhe para o défice?

992
O défice de 2016 não é dos mais baixos da Europa, mas a taxa de crescimento é das mais baixas do mundo. A sua celebração revela a redução das expectativas num país conformado com a sua decadência.
Execução Orçamental

Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas

2413
É o paradoxo dos dias que correm: cá dentro há foguetório com a execução orçamental, lá fora alerta-se para a falta de crescimento e de reformas. Nós fazemos orelhas moucas, pois nunca aprendemos nada
Défice Público

Finanças. Défice caiu 394 milhões até novembro

O défice do Estado baixou 394 milhões até novembro. Receitas cresceram mais do que despesa. Pagamentos em atraso nos hospitais dispararam 299 milhões face a 2015.
Défice Público

Ainda há dinheiro para salários

2515
O país caminha a passos largos para ter um Estado que paga salários aos seus funcionários mas não presta serviços porque não há dinheiro para mais nada. Deve ser isto o “virar a página da austeridade”
Défice Público

Défice baixa para 2,8%, mas está acima da meta

595
Défice público baixa para 2,8% do PIB no primeiro semestre. Valor compara com 4,6% em igual período de 2015, mas está acima da meta de 2,5% fixada por Bruxelas para 2016. Governo confia que cumprirá.
Caixa Geral de Depósitos

Recapitalização. Prejuízos da CGD penalizam défice

Autoridades estatísticas podem obrigar Portugal a contabilizar prejuízos passados da Caixa no défice deste ano, por causa do aumento de capital, diz o Negócios, Impacto de 1.100 milhões ameaça meta.
Défice Tarifário

Luz. Retenção de 50 milhões ajuda défice do Estado

Demora na transferência de parte da contribuição sobre a energia para as tarifas elétricas tem um impacto positivo nas contas públicas. Saída de 50 milhões para fora do Estado vai ao défice público.
PSD

PSD não alinha em lutas contra instituições da UE

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, diz que "não há nenhuma razão" para Portugal ser sancionado pela União Europeia, e afirma que o partido "não alinha em lutas" contra as instituições europeias.
PS

Que tal apagar os gráficos da dívida e do défice?

1250
Todas as análises à execução do memorando da troika são válidas e parte de visões políticas alternativas. Mas reescrever os números e a forma como as coisas evoluíram é prestar um mau serviço ao país.
Dívida Pública

Bruxelas defende maior impacto do Banif na dívida

Organismo de estatística da União Europeia, Eurostat, defende que o passivo do Banif em liquidação deve entrar na dívida pública, ao contrário de posição do Banco de Portugal.
Défice Público

Défice de 2015 ficou em 4,4%. Banif pesou mais

300
Défice público terá sido de 4,4% em 2015. Segundo o INE, a resolução do Banif "custou" 2.463 milhões de euros, o que representa 1,4% do PIB e está acima do previsto. Sem Banif, o défice seria de 3%.
Défice Público

INE adia comunicação do défice a Bruxelas

INE adiou para 31 de março a primeira notificação do défice de 2015 por não estar disponível toda a informação. Adiamento deve-se à finalização com o Banco de Portugal de dados da dívida pública.
Orçamento do Estado

Défice cai 2,5 mil milhões à custa de mais receita

Défice orçamental em contabilidade pública caiu mais de 2,5 mil milhões de euros entre 2014 e 2015. Quase 74% desta redução vem do aumento da receita com impostos.
Banif

Aviso. Banif pode voltar a penalizar défices

O Conselho de Finanças Públicas, liderado por Teodora Cardoso, avisa que impacto adicional pode resultar da garantia do Estado às obrigações e de prejuízos no veículo que ficou com ativos maus.
Orçamento do Estado

Eurogrupo avalia orçamento a 11 de fevereiro

Eurogrupo prevê avaliar projeto orçamental português a 11 de fevereiro. Bruxelas ainda tem de dar sim antes de o orçamento pode ser aprovado na AR. Saída dos défice excessivos decidida em maio.
Défice Público

Portugal entrega projeto de orçamento em janeiro

Ministro das Finanças garante em Bruxelas que o Governo tudo fará para cumprir a meta do défice de 3% em 2015. E conta entregar o projeto do Orçamento de Estado para 2016 em janeiro.
Governo

Mário Centeno. "Não é a direção, é a velocidade"

416
Em declarações ao Financial Times, Mário Centeno garante que não haverá reestruturação da dívida pública. O processo de consolidação orçamental é para manter. Mas mais devagar.
Fact Check

Novo Banco. Só negativo ou também positivo?

No dia em que o INE revelou que o défice de 2014 foi de 7,2% por causa do Novo Banco, Passos e os socialistas dão leituras divergentes sobre o impacto nas contas públicas.
Dívida Pública

Maior défice no Estado obriga a emitir mais dívida

129
Um défice em contabilidade pública acima do previsto para todo o ano e aumentos de capital em empresas públicas, estão a aumentar as necessidades financeiras do Estado.
Conselho das Finanças Públicas

Primeiro trimestre. Défice público fura meta

O défice observado no primeiro trimestre "situa-se 3,1 pontos percentuais acima do objetivo estabelecido pelo Ministério das Finanças para o ano de 2015".
Execução Orçamental

Segurança Social melhora défice do Estado

324
O défice das administrações públicas caiu em abril, face aos primeiros quatro meses de 2014. Fixou-se em 1553 milhões de euros. O saldo da Segurança Social melhorou em mais de 500 milhões.
Finanças Públicas

Espanha teve défice de 5,7% em 2014

Défice público de Espanha em 2014 foi de 5,7% do PIB, duas décimas acima do objetivo fixado pelo Governo espanhol, mas abaixo do limite imposto pela Comissão Europeia.
Finanças Públicas

Passos Coelho mantém défice inferior a 3%

Primeiro-ministro manteve nesta quarta-feira que Portugal registará em 2015 um défice inferior a 3%, mas alertou para a possibilidade de não se cumprir esse objetivo em 2016.
Execução Orçamental

Corte no investimento volta a ajudar défice

Unidade Técnica de Acompanhamento Orçamental do Parlamento diz que os grandes contributos vieram do corte no investimento e subsídios. O aumento da receita fiscal já era esperado.
Previsões Económicas

Consultora EY antecipa défice de 3,3% em 2015

A consultora EY, antiga Ersnt & Young, estima que o défice orçamental atinja os 3,3% do PIB e que a economia cresça 1,3% em 2015, previsões mais pessimistas do que as do Governo.
Orçamento do Estado

Orçamento (e futuro) com muitas reservas

139
Pedro Ferraz da Costa, que falou numa conferência realizada pela AESE, disse que a redução da despesa pública "não foi suficiente". E há quem acredite em novo resgate.
Orçamento do Estado

Maria Luís admite ajustar Orçamento em 2015

Ministra das Finanças aproveitou uma intervenção numa conferência da AESE para responder às dúvidas da troika sobre o cumprimento das metas orçamentais.
Orçamento do Estado

Défice público de 2015 em 2,7%

Défice público de 2015 ficará em 2,7%, de acordo com as previsões do Governo. O valor foi anunciado por Pedro Passos Coelho numa intervenção pública em Castelo Branco.
Zona Euro

França e Itália querem mais flexibilidade

187
Duas das maiores economias europeias pisaram o risco e anunciaram que não vão conseguir cumprir. Pedem tempo para recuperar.
Execução Orçamental

Contas ao OE: certezas, dúvidas e um conselho

Os dados da execução orçamental de 2014 não trazem surpresas, mas trazem confirmações. Mas há dados por confirmar. E um conselho recomendável: prudência na elaboração do Retificativo.
Pós-troika

Défice do Estado sobe com empréstimo ao Novo Banco

446
O empréstimo para financiar o Novo Banco terá impacto no défice. A ministra quer convencer o Eurostat a escaparem aos objectivos definidos na UE. E não aplicará mais medidas.
Banco de Portugal

Controlo orçamental custa mais 6,7 mil milhões

"Não obstante o significativo esforço de consolidação orçamental" realizado nos últimos três anos, a "dívida pública atingiu, em 2013, um valor próximo de 130% do PIB", afirma o banco central.
Défice Público

De revisão em revisão

O objetivo inicial do programa de ajustamento para o défice público era o de o reduzir para 3% em 2013. Os desvios começaram logo no ano em que o acordo com a troika foi assinado.
A página está a demorar muito tempo.