460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pedro Morais Vaz

Convidado

Artigos publicados

Rendas

Mercado Imobiliário: uma vítima chamada habitação

Alguns economistas defendem a ideia de que, à exceção de um bombardeamento aéreo, a melhor forma de destruir uma cidade é congelar as rendas. Foi o que sucedeu a Lisboa e outras cidades.
Fiscalidade

Impostos baixos, sim. Taxa única, não

A taxa única tem, a meu ver, uma única vantagem: a simplificação. Todas as demais vantagens que lhe estão associadas não são, na verdade, vantagens da “taxa única”, mas vantagens de impostos baixos.
Política

Chega: um voto de protesto?

Tenho ouvido muito a tese de que o voto em Ventura é um voto de protesto. Não é. Um voto em Ventura é, tenha cada um consciência disto, um voto contra a noção de que somos todos iguais perante a Lei.
Política

O radicalismo da moderação

Neste ambiente tribal, tão centrado nas questões identitárias, o grande radicalismo está mesmo em ser-se moderado: um cartão de visita para vários insultos.
Escolas

Cidadania ou ideologia?

Todos concordamos que homens e mulheres são iguais em dignidade e gozam dos mesmos direitos; nem todos concordamos que masculinidade e feminilidade são meras construções sociais.
Praia

Estado de Direito à la carte

A nossa liberdade e alguns dos nossos direitos fundamentais não podem ser violentamente coarctados diariamente por forças de segurança que agem ao abrigo de uma mera resolução do Conselho de Ministros
Partido Chega

Depois vieram buscar os ciganos

Seria bom que, no Chega, pudéssemos ver dirigentes com liberdade de espírito suficiente para se distanciarem destas propostas racistas e permitirem-nos não catalogar o partido como de extrema-direita
Liberdade de Expressão

Humor e liberdade de expressão

A sátira da Porta dos Fundos é-me altamente ofensiva – porque mexe em algo para mim sagrado. Por isso tomei a decisão (óbvia e natural) de não ver. Daí a tentar proibir o filme vai uma longa distância
Família

Um Natal

Não somos perfeitos, também temos os nossos problemas e este ano seremos 128. Mas, neste dia, tudo se torna secundário porque nos reunimos para celebrar o mais importante que temos: a vida e a família
Eleições

O voto dos católicos: um breve enquadramento

Este texto é escrito na esperança de ajudar não só os cristãos, mas todas as pessoas de boa vontade, a ler criticamente os programas dos partidos e a tomar uma decisão de forma informada e consciente.
Assembleia Da República

Quotas para quem?

Quem nos garante que, caso os africanos passem a beneficiar de quotas, não teremos os brasileiros – um dos grupos mais discriminados em Portugal – a exigir o mesmo tratamento no dia seguinte?
Civilização

A Europa e a cultura do repúdio

A maior ameaça ao futuro da Europa reside no que Roger Scruton apelidou de “cultura do repúdio” e que se propõe repudiar tudo o que encara como tipicamente “nosso” para que ninguém se sinta "excluído"
Educação

A doutrinação das crianças

Convém perceber exatamente que mensagem se pretende transmitir aos nossos filhos de 11 anos quando alguém se lhes propõe falar acerca de “igualdade de género” ou “orientações sexuais”.
Venezuela

Maduro ao serviço de Cristo

Maduro enviou uma carta ao Papa e disse-se ao serviço da causa de Cristo quando faz exatamente o oposto, pois esta implica dar a vida pelos outros, não dar a vida dos outros para salvar a própria pele
Identidade de Género

Os rapazes também podem ter o "período"

Começam a surgir pessoas que exigem o reconhecimento de que têm menos anos de idade, de que são de outra cor ou raça, de outra espécie ou até um misto disto. É a vontade a prevalecer sobre a realidade
Política

A nova direita

O bicho papão que Passos e a Troika encarnavam tinha um prazo de validade, está fácil de ver que o próximo passo será fazer desta direita, ainda ontem ultraliberal, os fascistas do mundo contemporâneo
Eleições no Brasil

Nada perceberam

Podemos não concordar com a escolha dos brasileiros, mas ridicularizarmos o seu voto é, mais do que um erro tremendo, uma profunda injustiça.
Reino Unido

Alfie Evans

Ao não permitir que Tom e Kate esgotem todos os meios ao seu alcance, o hospital e os tribunais britânicos substituem-se injusta e injustificadamente aos pais e cometem um crime contra o pequeno Alfie
Arrendamento

Alojamento Local: em que ficamos?

A importância do Alojamento Local é demasiado grande para ser tratada com tamanha leviandade. Todos agradecemos que não matem, por preconceito ideológico, uma das (poucas) galinhas dos ovos de ouro.
Identidade de Género

A Esquerda e a libertação do Homem

Vamos dar esta mensagem a jovens de 16 anos: “Ainda não tens maturidade suficiente para ingerir uma cerveja, mas não nos opomos a que troques de sexo”. Serei o único a ver algo de patológico nisto?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.