458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Salvador Furtado

Convidado

Artigos publicados

Guerra na Ucrânia

Às mães de Kiev e do Mundo

A guerra deixa cicatrizes permanentes, mesmo àqueles que sobreviveram sem nunca segurar uma arma.
Editoras

Défice literário

Decidi explorar aqueles que tinham sido os livros mais vendidos em Portugal durante 2021. Constatei que lista é composta por livros de culinária, banda desenhada, esoterismo e apoio pessoal.
Politicamente Correto

Black Lives Matter, a nova lei

A “música branca europeia” é, agora, considerada supremacista. Uma universidade que nos deu John Locke, Thomas Hobbes, Adam Smith, preocupa-se que os seus alunos fiquem incomodados por ouvir Beethoven
Sociedade

Fossemos nós um país sério

Uma das retóricas que se gosta de impingir, é que o povo português sempre foi um povo que se insurgiu contra aqueles que, de um forma ou outra, conduziam o país à ruína.
Política

Presidente do CDS-PP, atenção às companhias

De modo a complementar a preparação para o futuro do CDS-PP, é inadiável que Francisco Rodrigues dos Santos afaste alguns elementos da sua equipa.
China

O Império do Meio. E do medo.

Nas últimas semanas, Pequim tem posto à prova a nova administração de Joe Biden, reforçando atividades e treinos militares muito perto da jurisdição marítima de Taiwan.
Redes Sociais

Os sofistas do século XXI

Pouco ou nada lhes interessa a reflexão sobre um determinado tema e o objetivo é só um: atacar sem misericórdia, recorrendo ao bullying, à desonestidade e à mentira.
Terrorismo

Nunca desistiremos dos nossos cartoons

Macron deu um passo muito importante ao pedir uma Europa unida contra os extremismos e os europeus têm de saber responder com elevação à chamada.
Eleições Presidenciais

E a direita, em quem vota?

O próximo desafio é em janeiro e a direita parte já em desvantagem para as próximas presidenciais. Sejamos sinceros, por muito que custe a alguns: que candidato representa os eleitores de direita?
Estados Unidos da América

Manifestações? Sim. Vandalismo? Não.

Os atacantes, sejam policias ou terroristas, quando se encontram em maioria, munidos pela farda ou pelo grupo, não merecem o consentimento de pessoas moderadas e esclarecidas.
Política

Quem é que se adapta a quem?

Quando é que foi a última vez que a Direita colocou um assunto social à discussão com a finalidade de o reformar? Não me recordo: limita-se a correr atrás do prejuízo.
25 de Novembro

O revisionismo histórico é real

Se não há rigor na informação e pouco ou nada se pode fazer para travar a propaganda a que estamos sujeitos, como é que podemos diferenciar a verdade da mentira e os factos históricos do revisionismo?
Jovens

O que fazer com a geração nem-nem?

Há cerca de 200 mil jovens que não trabalha nem estuda. Porque não então implementar um Serviço Cívico Obrigatório? É que não basta dizer que somos a geração mais bem preparada de sempre, há que sê-la
Política

A direita que nos é permitido ser

A esquerda não pode ser o bastião da moralidade, nem tão pouco usar isso como um ataque à direita. Peço às pessoas que acreditem naquilo que defendem. E que defendam aquilo em que acreditam.
Partido Chega

O histerismo não é bom

Não deve existir espaço para histerismos mediáticos contra uma pessoa porque certamente tal terá o resultado contrário ao pretendido. O Trump, o Brexit e o Bolsonaro são o maior exemplo disso.
Brexit

Não julgar uma pessoa pelo cabelo

Boris é um típico político conservador não fugindo das políticas dos seus antecessores no que toca à área da economia. Boris apresenta-se também como um liberal nos costumes. Já Trump não é nada disto
Governo

Prioridades

Nunca visitei uma prisão nem Pedrogão. Mas da última vez que vi imagens de Pedrogão a situação continuava a ser critica. Mas da última vez que vi vídeos de uma prisão, havia telemóveis e bolos de anos
Política

Podemos falar de coisas sérias?

Outubro já não está assim tão distante, e o governo sabe isso. Mas o assunto da maior carga fiscal de sempre? E o da corrupção? E o de sermos um dos países com um dos piores crescimentos da zona euro?
Presidente Trump

As duplas faces de Trump

Trump faz da política um jogo. Enfraquece os outros à procura de se fortalecer a si. A visita ao Reino Unido foi como uma corrida de cavalos e Trump fez uma aposta – num senhor com o cabelo como o seu
Política

A direita que se reestruture 

O país não vai mudar até a direita não perceber que tem de mudar. A juventude nasceu com abuso de poder político, corrupção na política e tráfico de influências. A direita tem o dever de ser a solução
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.