Dia da Mulher

Nesse 8 de Março pense na sua filha

Autor
635

Nesse 8 de março aja com as mulheres da forma como você gostaria que os outros homens agissem com as mulheres da sua vida.

Nesse dia 8 de março, troque a expressão Dia da Mulher, por Dia da *nome da sua irmã/nome da sua mulher/nome da sua filha*.

Não, essa não é a ideia que mais me agrada. A ideia que mais me agrada é a de que os homens valorizem a data pelo simples fato de aceitarem que o mundo é machista, que as oportunidades não são iguais e que as coisas precisam mudar. Mas eu tenho a noção de que uma parte dos homens não está nem aí para esse problema coletivo.

Exatamente por isso, entendo que ir pelo âmbito familiar-sentimental, talvez possa ser mais eficiente. Então peço para que o leitor pense na sua filha de 6 anos, na sua irmã de 29, na sua mulher de 37. Pense no mundo que você deseja para elas, e, sobretudo, no que você gostaria que elas encontrassem no mundo.

Pense no seu ambiente de trabalho, no número de mulheres que trabalha com você,  nos cargos que elas ocupam e nos salários que elas recebem. Reflita se é um cenário satisfatório- não para as mulheres que lá estão, talvez você não ligue muito para elas, mas para as mulheres com que você genuinamente se importa. Questione se você acha que esse é o ambiente ideal para que a carreira da sua filha ascenda futuramente.

Quando comentar a gravidez de uma colega de trabalho, lembre-se da gravidez da sua mulher. Quiçá até da da sua mãe. Quando reclamar que uma mulher saiu mais cedo da empresa para amamentar ou não foi trabalhar por causa do filho doente, pense na amamentação e dos dias em que sua filha ficou de cama.

Pense nos seus amigos. Na sua mesa de bar. Nos seus grupos de whatsapp. A forma como se fala sobre mulheres, as imagens que são veiculadas sobre mulheres, as piadas que fazem sobre mulheres. Seriam boas se fossem com as mulheres da sua família? Será que em um outro grupo de whatsapp os comentários não são sobre o corpo da sua irmã, sobre o da sua mulher e futuramente não serão sobre o da sua filha?

Não pense no que você sente acerca disso. Você não é o foco da conversa- pelo menos não hoje. Pense no que elas sentem. Pense nos que elas vivem, viveram e ainda viverão. Pense se está tudo bem do jeito que está, se esse é o mundo ideal para as mulheres que você ama.

Se tiver estômago, vá um pouco mais longe. Imagine uma moça muito parecida com a sua irmã na Síria. Imagine uma mulher muito parecida com a sua mulher no Marrocos. Imagine uma menina muito parecida com a sua filha na periferia da cidade onde você vive. Está tudo bem? Elas estão seguras? O mundo está realmente melhorando para as mulheres? O politicamente correto é mesmo chato e o feminismo é mesmo um exagero?

Nesse 8 de março não se preocupe em comprar flores. Faça algo maior como mandar um amigo para de mandar fotos das mulheres com quem sai, pedindo para o grupo avaliar se elas são gostosas o bastante. Como dizer ao seu colega de trabalho que o comentário machista dele não é bem vindo. Como dizer ao seu chefe que sua colega trabalha tanto quanto você e que não faz sentido o salário dela ser menor do que o seu. Nesse 8 de março aja com as mulheres da forma como você gostaria que os outros homens agissem com as mulheres da sua vida.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

Neymar: pequeno grande vilão? /premium

Ruth Manus
479

Podemos culpar o Neymar pela queda do Brasil? Não exclusivamente. Mas é evidente que a falta de maturidade do menino-que-já não-é-mais-menino teve um preço alto para toda uma nação. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)