Dark Mode 94,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Ruth Manus

Colunista

Nasci em São Paulo em 1988, sou advogada, professora universitária e escritora. Casada com um português, vivo em Lisboa desde 2015. Me formei em Direito na Pontifícia Universidade de São Paulo, onde me pós graduei em Processo do Trabalho e cursei meu mestrado. Vivi em Paris e em Roma, onde cursei minha pós graduação em Direito Sindical. Em Portugal, fiz uma pós graduação em Direito Europeu e agora curso o doutoramento em Direito Internacional, ambos na Clássica. Sou professora de Direito do Trabalho e Direito Internacional. Escrevo no Estadão, jornal de São Paulo, desde 2014 e no Observador desde 2016. Tenho dois livros de crônicas publicados no Brasil. Apaixonada por Portugal e pelo Brasil desde sempre.

Artigos publicados

Comportamento

O seu casamento sobrevive a uma pandemia?

Nenhum de nós está na sua melhor versão. O outro pode estar sendo alguém difícil de aturar. Mas, e nós? Estamos sendo absolutamente adoráveis? Não me parece.
Sociedade

A sua vida nunca mais vai voltar ao normal

419
A pandemia trouxe muitas novas oportunidades de reflexão. Mas quem apenas reflete sobre o retorno da rotina, perde uma oportunidade inédita de rever a vida.
Igualdade de Género

Mulheres estão (ainda mais) exaustas

1019
O importante é dizer: sim, as mulheres estão, na esmagadora maioria dos lares, extremamente sobrecarregadas. E é preciso que falemos sobre isso, é preciso identificar a distribuição injusta das tarefa
Crónica

Homens, por favor leiam isso

1561
Marquem consultas regulares. Bebam menos álcool. Façam exames. Sejam menos ignorantes com a alimentação. Dirijam mais devagar. Façam atividade física. Cuidem do peso. Procurem apoio psicológico.
Coronavírus

10 passos para não ser idiota no desconfinamento

1866
As coisas serão diferentes. Algumas para melhor, outras para pior. Tenhamos serenidade para aceitar. Respiremos fundo, aceitemos o tempo do mundo e tenhamos calma. Vai ficar tudo bem.
Coronavírus

Carta a todas as mulheres de quarentena

1970
Não permita que te desrespeitem. Coloque limites. A violência contra a mulher não é só física. Pode ser moral, verbal, psicológica. Você não é maluca. Não é insuportável. Não se convença de nada disso
Coronavírus

As invisíveis vidas que o coronavírus salvou

601
Há vidas que, por causa do coronavírus, continuarão existindo. Acidentes que não aconteceram, balas perdidas que não encontraram corpos, atropelamentos sem vítimas, homicídios que deixaram de suceder.
Coronavírus

Arrogante geração que achou que controlava o mundo

6087
O vírus veio e, quanto maior a arrogância dos sujeitos, mais categóricas eram as afirmações a seu respeito: escândalo. Bobagem. Drama. É só uma gripe. É só uma coisa temporária. É só. É só.
Coronavírus

Manual para não ser idiota em tempo de coronavirus

47911
Pense que há pessoas colocando a vida em risco em nome do nosso bem-estar. E se você não for capaz de relativizar suas vontades mesmo assim, saiba que você é um raio de um egoísta.
Coronavírus

A coisa que mais importa sobre o coronavirus

386
Que sentido faz temer pela vida das pessoas que amamos se, enquanto elas estão conosco, saudáveis, nós nem sempre aproveitamos como devemos nosso tempo ao lado delas?
Racismo

Agora tudo é racismo

2292
Temos que abominar a frase “Ah, mas agora tudo é racismo”. Porque a verdade é que sim, tudo é racismo. Porque o racismo é a base da nossa sociedade. Tudo é racismo, sim.
Partido Chega

Precisamos conversar sobre André Ventura

4638
O que me assusta ainda mais é o fato de muitos portugueses não entenderem a real semelhança que há entre os discursos de André Ventura e aqueles que acontecem do outro lado do Atlântico.
Família Real Britânica

O “Megxit” e a eterna culpabilização da mulher

421
Todas os que tomaram o Megxit como uma ofensa à realeza britânica ou até à rainha, não pensaram duas vezes antes de creditar a “culpa” da decisão a Meghan, colocando Harry numa posição quase de vítima
Guerra

Talvez o mundo tenha dado errado

Direito de matar? Direito de fazer prisioneiros? Permissão jurídica para essas insanidades? Há certos dias em que minha cabeça deixa de ser um jogo de xadrez e passa a ser um grande nó.
Família

O custo emocional do Natal

Quantos problemas há na gestão do Natal, repartido entre a família de cada membro do casal, a casa da mãe e da sogra, os pais que se dividem entre genros e noras, casais separados, crianças divididas?
Alterações Climáticas

Por que Greta incomoda tanta gente crescida?

1535
Greta evidencia, sem constrangimento, o quão burro é o nosso sistema, as nossas regras e a esmagadora maioria dos nossos governantes. Greta, acima de tudo, simboliza a necessidade de mudança.
Outono

A (quase) eterna negação do inverno

Não, não é fácil trocar o chapéu de sol pelo chapéu de chuva (ou, como se diz no Brasil, trocar o guarda sol pelo guarda chuva). Também não é agradável trocar a cerveja gelada por um chá de camomila.
Família

A casa dos pais

143
Na casa dos pais nossa postura é outra. Se fora dali precisamos ser invencíveis, focados, responsáveis e seguros, dentro dela podemos ser vulneráveis. Lá, ainda há essa coisa rara chamada acolhimento.
Futebol

Por que o Brasil se apaixonou por Jorge Jesus?

190
Em Portugal querem saber sua origem, se você pertence a uma família tradicional ou não, se estudou nas melhores escolas ou não. No Brasil ninguém quer saber disso. Somos todos filhos de imigrantes.
Pais e Filhos

Não espere seus filhos crescerem para brincar 

O que não construímos hoje, não construiremos amanhã. E, quando piscamos os olhos, eles já são pré-adolescentes revirando os olhos para nossas atrasadas propostas de brincadeiras.
A página está a demorar muito tempo.