Boa pergunta! Alguns dos leitores interrogar-se-ão, como Pais, Professores, órgãos de gestão pedagógica, do ensino público ou do particular… Não terei a pretensão de dar uma resposta que agrade a todos, mas também não a procurarei na Finlândia.

Antes de prosseguir, é importante clarificar o que, na minha opinião, é um bom professor. Todos nós conseguimos enumerar pelo menos três bons professores com quem nos cruzámos ao longo do nosso percurso académico.

Um bom professor é aquele que domina os conteúdos que leciona e que os transmite aos seus alunos com sucesso; é aquele que perante dúvidas e dificuldades volta a explicar; é aquele que mantem um equilíbrio de tranquilidade e boa-disposição nas suas aulas; é aquele que propõe um trabalho de que todos os alunos falam mesmo depois da aula acabar; é aquele que comunica eficazmente, escuta e se interessa de forma particular por cada um dos alunos; é aquele que motiva os alunos a pensar, investigar e implicar-se na resolução dos trabalhos; é aquele que não demora muito a corrigir os testes; é aquele que prepara algumas aulas sem recurso ao “manual”; é aquele que tem sempre um comentário positivo para cada aluno; é aquele que utiliza os recursos digitais mais inovadores e cativa a atenção, até dos mais distraídos; enfim, é um super-herói!

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.