A culpa não é de António Costa, coitado dele, é de costumes ancestrais. A Cultura – vale mesmo a pena a maiúscula – está com ele. Já estava, lembram-se?, antes de ele ser secretário-geral do PS. Estava tanto com ele que, sob a figura do simpático “simpatizante”, o ajudou a desenvencilhar-se do incómodo, e suspeito de “incultura”, António José Seguro, votando maciçamente em Costa nas “primárias” do PS. “A Cultura está com António Costa”, dizia à data um manifesto publicado nos jornais, assinado por vária gente que se acha muito bom exemplo para o resto do mundo.

Agora, nesta última semana antes das eleições, a Cultura voltou a atacar. E voltou a atacar com as elevadas ambições do costume. E com a ferocidade, mas sem a graça, do Machete dos filmes de Roberto Rodriguez. É que ela, a Cultura, não se contenta com aquilo que António Costa, com a sua actual vulcânica generosidade, que faz de qualquer intervenção sua uma lava de promessas, se encontra generosamente disposto a conceder-lhe: um ministério, nada menos do que um ministério. A direita, mesquinha, dá-lhe só uma secretaria de Estado. A esquerda fá-la voar em direcção a mais elevadas paragens e a uma dignidade transcendente que ela por inteiro merece e profunda e incondicionalmente deseja.

Mas um ministério não basta. Quem o disse, num almoço ou jantar que reuniu vários representantes das artes com António Costa num restaurante de Lisboa, foi a artista plástica Joana Vasconcelos. Joana Vasconcelos não quer só um ministério. Quer que a Cultura seja a “prioridade das prioridades” do próximo Governo. A “prioridade das prioridades”, leram bem. Não faço a lista do que se vê assim relegado para lugares secundários, mas ponham-se a pensar. A artista plástica Joana Vasconcelos tem uma ideia muito bem definida da sociedade portuguesa e sabe diagnosticar na perfeição o que lhe anda a fazer mal: uma dolorosa carência, orquestrada pela direita radical, de Joana Vasconcelos. E quem diz Joana Vasconcelos diz presumivelmente todos os outros muito auto-estimados convivas da refeição eleitoral.

Estas delirantes pretensões dos nossos locais apóstolos da arte e cultores do espírito não mereceriam qualquer atenção neste mundo feito de muita loucura, não fossem elas revelarem um fenómeno assaz singular: a total incapacidade da gente da auto-designada Cultura de pensar com o mínimo de isenção – quer dizer: com o mínimo de pertinência – a coisa política. A atitude corporativa, é claro, ajuda. Mas não chega para explicar tudo. Noutros domínios onde se exerce a acção humana, dos enfermeiros aos engenheiros, existe atitude corporativa, mas os danos mentais e a insanidade intelectual não são tão graves. Com a Cultura, a coisa é diferente. É que acresce a isto uma muito nítida convicção de superioridade moral e de excelência do estatuto próprio. Um pouco como muitos estudantes universitários, que aparentemente vivem ainda na crença de possuírem um estatuto social semelhante ao que era o seu no século dezanove, uma crença que conduz, entre outras coisas, à sobrevivência das muito gentis praxes. A “prioridade das prioridades” de Joana Vasconcelos arrisca-se a não passar de uma praxe sofisticada paga pelos nossos impostos.

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Apresso-me a dizer que sofro de uma saudável imunidade relativamente a sanguíneas convicções sobre o que deve ser a sociedade. É vulgar em gente sensata, se me é permitido um auto-elogio discreto. Li vários livros escritos por génios que tinham doutrina na matéria, mas desde novo, pelo menos a partir de certa altura, nenhum deles me deu uma martelada na cabeça. O melhor, no capítulo, é reagir pontualmente aos tempos e, a partir do que os tempos oferecem, escolher o que garante mais liberdade e favorece mais oportunidades de viver bem à maioria das pessoas. Não será talvez muito entusiasmante como atitude, mas é indiscutivelmente a que menos propicia erros que se arriscam a lixar a vida dos outros. Essa ausência de uma teoria geral da sociedade leva-me, entre outras coisas, a aceitar, sem reserva particular, a tender para nenhuma, a atribuição de subsídios pelo Estado às artes. No caso, por exemplo, da chamada música erudita, por razões que nem é preciso explicar, mas que podia explicar, isso até me parece uma necessidade exemplar. Claro que tem de haver critérios e que esses critérios têm de ter em atenção a situação do país. Mas isso é outra coisa.

O que irrita então na atitude dos auto-proclamados e muito vocais representantes da Cultura? É que ela revela sobretudo, por muito manifesto que seja o seu “progressismo”, um indisfarçável idealismo. E é esse idealismo que torna impossível pensar com um mínimo de lucidez a sociedade e a política. ”Idealismo” não no sentido de um desejo, afectado de utopismo, de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa, mas no sentido de um desfasamento radical em relação ao mundo real. O corpo da sociedade, para os apóstolos gregários – são muito gregários – da Cultura, tende a dissolver-se, e as questões das finanças e da economia são relegadas para o plano da vil matéria pútrida. Há mesmo uma espécie de maniqueísmo em que o Bem e o Mal se opõem, sem concessões. De um lado, os que prezam as artes e veneram os criadores, por mais insignificantes e ridículas que sejam as suas “criações”; do outro, as forças do dinheiro e dos “mercados”, que não lhes garantem o que julgam merecer.

Uma tal visão das coisas tem um tão grande potencial aglutinador que faz esquecer os ódios cegos que habitam o meio. Apesar de tudo, o sentimento de pertença a um tipo humano mais elevado do que o do vulgo é mais importante que tudo o resto. E é essa patética sobranceria que interdita qualquer reflexão política consistente. A banalidade empírica com que a política tem que lidar eclipsa-se. Como se eclipsa, muito realmente, a preocupação com os muito efectivos sofrimentos das pessoas, excepto de uma forma convenientemente sublimada e que se serve de uma linguagem já completamente despegada da coisa política. Note-se que esta visão das coisas, pelo seu maniqueísmo e simplismo, é imensamente atraente a vários espíritos que, por uma razão ou outra, não se educaram na subtileza das dúvidas. Basta ver a boa quantidade de ilustres figuras da direita que a ela não resistem. O desejo de pertencer à casta, de ser amado com os amáveis cuidados de uma pequenina eternidade, é mais forte do que tudo. Tudo menos morrer do lado dos “incultos” e dos que não “parecem bem”, mesmo que se tenha de arrepiar caminho e negar tudo o que, com razoável sobriedade, se passou anos e anos a dizer.

O Portugal do país da Cultura no fundo não existe. Eclipsou-se. Joana Vasconcelos quer para si a “prioridade das prioridades”. Quer dizer: quer o mundo submetido ao seu desejo. E quem, no fundo, não o quer? Quem, nas zonas mais profundas do seu espírito, não alberga a expectativa que possa ser assim, que deva necessariamente ser assim? Ninguém, como um autor do século passado explicou em detalhe e de forma convincente. Mas, para vocalizar isso com boa consciência e sem qualquer sentimento de ridículo, com uma completa ausência da noção do ridículo, falta à maioria das pessoas um imenso e perfeitíssimo álibi. Um álibi que eles têm: a Cultura. António Costa vê vantagens em afagar estes narcisismos delirantes. Pobre António Costa. Pobre PS. Pobre Cultura.