Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mercados Financeiros

Empresas

Inapa pede insolvência "nos próximos dias"

A CMVM suspendeu as negociações de ações da Inapa-Investimentos, Participações e Gestão, SA. CEO Frederico João de Moser Lupi e vários vogais demitiram-se da empresa.
Agências de Rating

DBRS melhora perspetiva do "rating" de Portugal

Agência de "rating" DBRS Morningstar, uma das quatro reconhecidas pelo BCE, subiu para "positiva" a perspetiva da notação financeira de Portugal, o que pode levar a melhoria do "rating" A.
BCE

Juros devem descer mas sobe pressão sobre Lagarde

Analistas de bancos alemães questionam se o BCE está mesmo a tomar decisões com base naquilo que os dados dizem. Juros descem gradualmente mas pressão sobre Lagarde é cada vez maior.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch revê em alta perspetiva da CGD

Agência, citada pelo banco, "o perfil de crédito da Caixa em particular reflete a melhoria das perspetivas empresariais e financeiras para os bancos portugueses".
BCE

França? Lagarde diz que o BCE "está sempre atento"

"O nosso mandato passa pela estabilidade dos preços e para termos estabilidade dos preços temos de ter estabilidade financeira". Francesa diz que o BCE "irá fazer aquilo que tiver de fazer".
BCE

BCE. O auto-elogio de Christine Lagarde em Sintra

"Os primeiros 90 minutos são os mais importantes". Foi citando Bobby Robson que a líder do BCE se congratulou pelo trabalho "assinalável" do banco central. O discurso de Lagarde nas entrelinhas.
BCE

BCE. "Trabalho não acabou" no controlo da inflação

No discurso de abertura do Fórum BCE, que se reúne anualmente em Sintra, Lagarde avisa que o BCE tem de "manter-se vigilante" em relação à inflação. E cita o falecido treinador Bobby Robson.
Futebol

Jurásek emprestado pelo Benfica ao Hoffenheim

Empréstimo inclui a opção de transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de dez milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável.
CMVM

CMVM alerta para o envio de mensagens fraudulentas

"Fazendo uso do nome e logótipo da CMVM as mensagens solicitam o pagamento de montantes indevidos em nome da CMVM", avisa o regulador em comunicado, adiantando que se trata de "mensagens fraudulentas.
BCE

Baixa de juros deve ser mais lenta do que previsto

Depois de primeiro corte de juros, esta 5ª feira, nova descida em julho parece estar fora de questão. Discurso de Lagarde leva analistas a prever que nem mesmo em setembro é provável que juros desçam.
BCE

BCE. Centeno e "pombas" querem novo corte em julho

Christine Lagarde deve anunciar, esta 5ª feira, o primeiro corte das taxas de juro desde 2019. Será o início da inversão de rumo, depois da mais agressiva subida de juros na história da zona euro.
Energia

Americanos compram 78,90% da Greenvolt

O fundo norte-americano KKR já é dono de 78,90% do capital da empresa de energias renováveis e vai avançar com uma oferta pública de aquisição obrigatória para adquirir o capital que ainda não detém.
BCE

BCE. Juros devem continuar "restritivos" até 2025

Taxa de juro, que está em 4%, deve começar a baixar na próxima semana, na reunião de junho do BCE. Mas, depois disso, deve descer muito devagar nos meses seguintes, defende o economista-chefe do BCE.
Segurança Social

Reforma. "Pessoas não têm noção do que vão perder"

Líder da APFIPP diz que os reformados "não souberam fazer as contas" e não podem colocar-se de fora de uma solução para a Segurança Social. Uma solução que "nunca passaria por cortar pensões baixas".
BCE

BdP terminou ano de 2023 com menos dívida pública

No cumprimento das compras de dívida ordenadas pelo BCE, o Banco de Portugal comprou 3,6 mil milhões de euros em dívida pública, mas quase o dobro desse valor em títulos atingiu a maturidade.
REN

REN sobe investimento para 1.700 milhões até 2027

A Redes Energéticas Nacionais (REN) quer investir até 2027 mais 70% do que a média anual do ciclo de investimentos anterior. A par da "transição energética", a prioridade é expansão da rede elétrica.
Café

Café: instabilidade vai levar a aumento do preço

O presidente executivo do Grupo Nabeiro - Delta Cafés afirma que "as matérias-primas estão de novo a subir muito" e diz ser "uma certeza absoluta que vai ter" reflexos no valor pago pelo consumidor.
Economia

PME portuguesas à conquista dos mercados externos

Expandir operações além-fronteiras em busca de crescimento é um passo ousado para muitas PME portuguesas, mas não deve ser um obstáculo. Trata-se de um desafio e a Yunit Consulting ajuda a superar.
Economia

Faltou vontade de pôr os revisores a vigiar o PRR

A Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) assinou um protocolo para fiscalizar o PRR, mas o bastonário diz, em entrevista ao Observador, que não houve vontade para o pôr a funcionar.
BCE

BCE. Centeno entre os que quiseram baixar juros já

Christine Lagarde sinalizou claramente que primeira redução dos juros irá acontecer em junho – é quase uma certeza. Mas os juros na zona euro não devem baixar tanto, este ano, quanto se previa.
BCE

Até Alemanha aceita baixar juro mas dólar é ameaça

Conselho do BCE reúne-se esta 5ª feira. Juros só devem ser reduzidos na próxima reunião, em junho, mas zona euro corre riscos se baixar as taxas (muito) antes dos EUA, o que é cada vez mais provável.
CMVM

CMVM levanta suspensão de ações da SAD do FC Porto

Após dois esclarecimentos do FC Porto no dia, um de manhã e outro mais ao final do dia, a CMVM acabou agora por levantar a suspensão negociações das ações da SAD dos dragões, suspensas na terça-feira.
Eleições FC Porto

"Luís André? Quando venci 4 títulos não era assim"

André Villas-Boas garante que não ficou incomodado após Pinto da Costa o ter chamado de "Luís André".
Mercados Financeiros

Preço do cacau disparou (mas Páscoa está a salvo)

Cotação quadruplicou, ao longo do último ano, para valores inéditos. Custos elevados ainda não parecem estar a chegar ao preço do chocolate. Empresas dizem que estão a absorver custo – por agora.
Fitch

"Incerteza" após eleições trava subida de "rating"

Fitch mantém inalterado o "rating" da dívida portuguesa, que continua com perspetiva "estável". Resultado das eleições de 10 de março cria "incerteza" e possibilidade de nova queda do Governo.
Bancos Centrais

Banco da Suíça é o primeiro a cortar taxas de juro

Banco Nacional Suíço surpreendeu os mercados, nesta quinta-feira, com um corte da taxa de juro. É o primeiro grande banco central a dar esse passo, por considerar que combate à inflação "foi eficaz".
Reserva Federal

Fed não desce juros mas continua a prever reduções

Reserva Federal norte-americana manteve inalteradas as taxas de juro, como se esperava, mas apesar da inflação reiterou a previsão de que as taxas de juro podem baixar três vezes até final do ano.
Taxas de Juro

Banco do Japão acaba com taxas de juro negativas

Banco central japonês era o último resistente nas taxas de juro negativas, que na zona euro terminaram em julho de 2022. Subiu, nesta quarta-feira, a taxa de juro pela primeira vez em 17 anos.
Taxas de Juro

BCE pode não esperar pela Fed para descer os juros

Economia dos EUA soma e segue, gerando dúvidas sobre quando a Fed irá baixar juros. BCE gosta de esperar que Fed dê primeiro passo, mas crise na zona euro pode forçar a mão de Christine Lagarde.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa descem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quarta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, os três abaixo dos 3%. Ficam alinhados com os juros da Grécia, Irlanda, Itália e Espanha.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e a 10 anos. Os juros de Espanha, Grécia e Itália desciam em todos os prazos.
BCE

Inflação à beira da meta mas BCE não baixa juros

Mesmo com previsões que colocam a inflação no objetivo de 2% já em 2025, descida de juros (muito) dificilmente virá antes de junho. Antes, Lagarde diz querer ver como evoluem as negociações salariais.
Agências de Rating

S&P melhora "rating" e não tem receio das eleições

Era a única agência que ainda tinha a dívida portuguesa com notação abaixo dos níveis A. "Redução acentuada da dívida" justifica a decisão. Eleições de 10 de março não preocupam a agência financeira.
Investimento

"Temos de habituar-nos a inflação mais elevada"

A guerra na Ucrânia, que começou há dois anos, abalou os fluxos comerciais globais e criou terreno fértil para preços mais caros nas matérias-primas e inflação mais alta, diz analista da Schroders.
Euribor

Euribor sobe a três meses, desce a seis e 12 meses

A Euribor subiu a três meses e desceu a seis e a 12 meses esta quinta-feira, mantendo curva de rendimentos invertida, e mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.
Ministério das Finanças

Estado baixou dívida e "nada deixou de ser feito"

Fernando Medina, em tom de despedida, garante que dívida abaixo de 100% não foi feita à custa do investimento. E não comenta a "antecipação" feita por Centeno – o mérito é de Costa, afirma.
Mercados Financeiros

Inflação em queda porque "consumidor revoltou-se"

Economista-chefe do UBS diz que inflação é mais baixa do que dizem os números oficiais. E vai continuar a cair, porque as empresas estão a deixar de conseguir subir preços sob o pretexto da inflação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada