894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Casa Branca

E o vencedor é...

Pedro Nuno Santos afinal defende a descida do IRC?

O PS discordava profundamente da medida para o IRC mas até se absteve. Ainda as nomeações de Donald Trump para o seu gabinete: "Preocupantes e muito danosas para os Estados Unidos e para o mundo".
Noticiário

6h. Acidentes aumentaram 22% em 10 anos

Nos últimos seis meses do ano, foram registados mais de 17 mil acidentes, que provocaram mais de 200 vítimas mortais. Hoje, domingo, assinala-se o dia mundial em memória das vítimas da estrada.
Noticiário

5h. Libertados presos políticos na Venezuela 

O ministério público venezuelano anunciar que iria rever o caso de 225 detidos, na sequências dos protestos contra os resultados das eleições presidenciais. Ao todo foram detidas 2.400 pessoas.
Noticiário

4h. Coreia do Norte intensifica apoio à Rússia

A informação está a ser avançada pelo jornal norte-americano, Financial Times. Segundo a mesma fonte, alguma desta artilharia já foi enviada para a cidade russa de Kursk, sob domínio ucraniano.
Noticiário

4h. Fundação Salesianos alvo de ciberataque

A informação foi divulgada num comunicado do conselho de administração. Não há confirmação de dados pessoais expostos.
Noticiário

3h. Musk vai liderar "Departamento de Eficiência"

Donald Trump, que toma posse em janeiro, nomeou Elon Musk e o ex-candidato presidencial republicano, Vivek Ramaswamy, para liderar o novo departamento.
Noticiário

1h. Trump reúne-se com Joe Biden esta quarta-feira

A reunião tem como objetivo preparar a transição do poder. Ainda neste jornal, Donald Trump nomeou John Ratcliffe, ex-diretor de inteligência nacional dos EUA, como diretor da CIA.
Até à Casa Branca

Como Trump venceu e alargou a base eleitoral

Nas localidades pelas quais o Observador passou na newsletter Até à Casa Branca, Donald Trump ganhou votos em todas. Homens e classe trabalhadora ajudam a explicar fenómeno eleitoral.
Gabinete de Guerra

“Não acredito que Trump ajude outros países" 

O historiador Bruno Cardoso Reis diz que Trump promete ajudar com armamento mas acredita que não passam de falsas promessas do presidente. Conversas privadas entre Trump e Putin que enfraquecem.
Eleições EUA

Trump na Casa Branca, oportunidade param a Europa

Desde Bush, e de forma mais acentuada com Obama e Trump, os EUA mudaram o foco da sua segurança da Europa e do Atlântico para o indo-pacífico. Nós, europeus, ignorámos essa redefinição de estratégia.
Resposta Pronta

COP29.Trump"abriu precedente"sobre Acordo de Paris

Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, acredita que será cada vez mais difícil obter consensos em matéria de alterações climáticas e posicionamento de Donald Trump não ajuda. 
Noticiário

21h. Trump. Julgamento pode ficar em pausa 

O pedido foi feito pelo procurador especial norte-americano. Ainda, o presidente moçambicano afirma que a ação da polícia permitiu evitar situações de pilhagens em Maputo.
Noticiário

9h. EUA. Susan Wiles é a nova chefe de gabinete 

O historiador Bruno Cardoso Reis diz que é uma nomeação justa. Em Portugal, quase 380 pessoas foram impedidas de aceder a recintos desportivos este ano.
Noticiário

7h. INEM com pior tempo de resposta em 5 anos

Dados recolhidos pelo Observador não contam ainda com a greve às horas extraordinárias. Nos EUA, Donald Trump escolhe Susan Wiles para chefe de gabinete da Casa Branca.
Noticiário

2h. Trump fala em breve com Putin

É uma intenção do recém-eleito Presidente dos EUA, revelou a jornalista da NBC que o entrevistou após a eleição. Ainda neste jornal, milhares de pessoas continuam a manifestar-se em Moçambique.
Comentário

"Não são só os maluquinhos que votam em Trump"

Alexandre Borges reflete sobre o que leva os americanos a voltarem a eleger Donald Trump: economia, imigração e egoísmo. É o Colunista do Dia do Observador.
Eleições EUA

Como Trump voltou à Casa Branca em oito gráficos

O que mudou no voto dos americanos e de que forma é que esta eleição mostrou as fragilidades dos democratas? Estes oito gráficos explicam o regresso de Donald Trump à Casa Branca.
Comentário

Biden. "Discurso de quem se sente comprometido"

Declarações de quem sente responsabilidade pelos resultados eleitorais. Ana Miguel dos Santos considera que Joe Biden tentou romper com o que aconteceu no passado e analisa a "presidência histórica".
Noticiário

6h. Eleições EUA. Xi Jinping felicita Donald Trump

Depois do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, foi a vez do líder do país congratular Trump. Defende ainda um reforço das relações. Ainda, PS/Madeira critica "incoerências" do Chega/Madeira.
Semáforo Político

Democratas construíram a própria camisa de forças?

A equipa de Kamala Harris vai tentar culpar Joe Biden pela derrota. Seja de quem for a culpa, é da "completa incompetência dos democratas". Ainda a demissão de Ricardo Leão "em defesa da honra do PS".
Reportagem Observador

Como reagiram os republicanos à vitória de Trump?

Matt Kufta acompanhou a noite eleitoral dos EUA a partir da sua casa, em Carcavelos. Ficou "aliviado" com a vitória de Trump que "não esperava que fosse tão fácil", por achar que ia ser mais renhida.
Noticiário

12h. Donald Trump está de regresso à Casa Branca

Com a conquista dos estados do Wisconsin e do Alaska, Donald Trump consegue 279 votos no colégio eleitoral, acima dos 270 necessários para garantir a eleição. Ainda neste jornal, as reações à vitória.
Explicador

Como fica o mundo com a vitória de Trump?

Com Donald Trump na Casa Branca, a embaixadora Ana Gomes não tem dúvidas de que a Europa pagará "em sangue". Já João Vale de Almeida sublinha: "Trump é previsível. Já o conhecemos".
Emissão Especial

Trump na Casa Branca? "É um enorme problema"

Francisco Pereira Coutinho reflete acerca do papel dos EUA na manutenção da paz internacional com Trump na Casa Branca. Afinal, "poderá a Europa realmente contar com os EUA nos próximos 4 anos?"
Emissão Especial

EUA. Trumpismo terá "controlo do sistema político"

Bruno Cardoso Reis analisa uma possível vitória do GOP no Congresso norte-americano. "O velho Partido Republicano morreu", indica também o historiador.
Emissão Especial

Eleições EUA.Trump tem várias vias, Kamala tem uma

Daniela Melo diz que o caminho é "cada vez mais estreito" para Harris e que a decisão pode ficar consumada nas próximas horas. Pelo meio, os a campanha democrata anuncia que Kamala não fala para já.
Emissão Especial

"Perspetivas são pouco luminosas para Kamala"

Os votos já contados indicam melhores resultados para Trump do que em 2020, enquanto Kamala está a alcançar resultados piores do que os de Biden de há quatro anos. A análise de Nuno Amaral Jerónimo.
Emissão Especial

EUA. "Vitória de Trump deve preocupar portugueses"

Bruno Cardoso Reis diz que ainda não é altura de se "cantar vitória", mas perspetiva um possível regresso de Trump à Casa Branca. Algo que deve preocupar a Ucrânia e... Portugal. 
Emissão Especial

"Admira-me Trump ainda não ter declarado vitória"

Paul Pereira, Mayor de Mineola, lembra que "raramente um presidente dos EUA não venceu na Pensilvânia". Com Trump à frente, pede "calma" e que se respeite os resultados finais. 
Emissão Especial

EUA. Trump devido à "imigração e economia"

Norte-americano e republicano, Matt Kufta acompanha as eleições em Lisboa. Agradado com as projeções, revela que os norte-americanos votam em Trump devido aos problemas com a imigração e economia.
Emissão Especial

Eleições EUA."Trump é mais perigoso para a Europa"

A opinião é de Luís Oliveira, português a viver há 10 anos nos EUA. Votou pela primeira vez nestas eleições - um momento que descreve como "especial". Escolheu Harris porque Trump é "muito errático".
Emissão Especial

Recorde de afluência à vista na Pensilvânia

Ricardo Silvestre e João Diogo Barbosa olham para o decorrer do processo eleitoral nos EUA. A Pensilvânia é um dos estados mais disputados, "há filas de 5 horas", mas o vencedor ainda é incerto.
Emissão Especial

Eleições EUA. Trump "pode pôr em causa a NATO"

A análise do Major-General Arnaut Moreira e de Orlando Samões. Os EUA vão cortar o apoio militar à Ucrânia? Kamala "mais ágil" nas relações com o Médio Oriente e a reflexão sobre uma "campanha pobre".
Semáforo Político

Trump vai incendiar um filme pior que o de 2020?

A pouco tempo das eleições presidenciais norte-americanas, teme-se o tipo de declarações que Trump dará se os resultados não forem a seu favor - um filme que já vimos e que só pode ser pior desta vez.
Tira-Teimas

UE teme "roleta russa" no pós-eleições nos EUA?

Se a eurodeputada socialista Isilda Gomes escolheria Kamala Harris, Paulo Cunha, do PSD, não tem candidato preferido. Os receios da UE quanto à economia e à guerra na Ucrânia.
Direto ao Assunto

Eleições EUA. "Para a Europa o mundo está em jogo"

A Europa "fez peito" à Rússia tendo em conta o apoio dos EUA. Se Donald Trump vencer as eleições, os países da União Europeia podem ficar numa "posição muito complicada". Análise de André Coelho Lima.
Noticiário

7h. Na reta final, Trump volta a insultar Harris

No último dia de campanha, Donald Trump repete as bandeiras da sua candidatura e volta a chamar "mentirosa" a Kamala Harris. Já a candidata democrata reforça a mensagem de otimismo.
Noticiário

6h. Hoje é dia eleições nos Estados Unidos 

Terminaram as campanhas eleitorais de Kamala Harris e Donald Trump. O povo norte-americano vai hoje às urnas decidir o sucessor de Joe Biden. Ainda, oito distristos sob aviso amarelo devido à chuva.
Noticiário

4h. EUA. Trump promete corrigir ações de Harris

Num comício na Pensilvânia, a poucas horas das eleições norte-americanas, Donald Trump promete "salvar o país da corrupção". Ainda, Marina Gonçalves pede para LM admitir saída de Margarida Blasco.
Noticiário

2h. Trump promete resolver "destruições" de Harris

A poucas horas das eleições norte-americanas, Donald Trump promete salários mais altos e maior poder de compra. Ainda neste jornal, são já 215 vítimas do mau tempo em Espanha.
Noticiário

1h.EUA. NATO assegura trabalho com Kamala ou Trump

A garantia foi deixada pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Mark Rutte. Ainda neste jornal, Kamala Harris e Donald Trump lutam esta terça-feira para suceder a Joe Biden na presidência dos EUA.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.