909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rússia

Gabinete de Guerra

"Não há razão para acreditar que Putin irá parar"

Daniela Nunes analisa o ataque a embaixada portuguesa em Kiev. "Espírito vingativo" de Putin pode "escalar o conflito até às últimas consequências". Missão dos EUA na Síria: "Diplomacia simpática".
Noticiário

16h. Costa considera ataque russo "inaceitável"

António Costa expressa "solidariedade com todos os afetados" pelos ataques, incluindo os "funcionários diplomáticos". Ainda, o FC Porto joga com o Moreirense amanhã à noite para o campeonato.
A Guerra Traduzida

Putin declara 2025 como Ano do Defensor da Pátria

Presidente russo quer homenagear os participantes na guerra na Ucrânia e lembra que há 80 anos a Rússia venceu na Segunda Guerra Mundial. O que estará na mente de Putin?
A Guerra Traduzida

Embaixada portuguesa no meio de ataque russo

Missão diplomática de Lisboa é uma das seis apanhadas pelos bombardeamentos a Kiev esta manhã. Rangel convoca protesto formal. Von der Leyen diz que ataque é hediondo e deixa mensagem em português.
Noticiário

14h. Governo rejeita críticas a operação da PSP

Telmo Correia, secretário de Estado do Governo da AD desvaloriza críticas. Ainda neste jornal, Marcelo quer saber se houve equilíbrio na intervenção da polícia no Martim Moniz.
Noticiário

13h. Kiev. PR condena ataque russo

Marcelo Rebelo de Sousa considera que o ataque na embaixada portuguesa foi uma "violação do Direito Internacional". Ainda neste jornal, fábrica da Tupperware encerra no dia 8 de janeiro.
Resposta Pronta

"A conta deve ser apresentada ao governo russo"

Embaixada portuguesa atingida por ataque russo. O embaixador Martins da Cruz elogia postura do MNE, sugere uma "diligência conjunta" com outros países da UE. "Não é a primeira vez que acontece".
Noticiário

12h. PS acusa PM de liderar um Governo extremista

Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro de liderar o Governo mais extremistas que Portugal teve nas últimas décadas. Ainda, os salários do Exército deste mês vão ser pagos com três dias de atraso.
Noticiário

10h. Bombeiros agendaram manifestação nacional

Está marcada para o dia 15 de janeiro, e vai ser acompanhada de uma greve no mesmo dia. Ainda, a operação da PSP está a ser muito criticada por várias figuras políticas, principalmente de esquerda.
Guerra na Ucrânia

Duelo, Lenine e Ucrânia. O balanço do ano de Putin

Por mais de quatro horas, Putin fez um balanço do ano, focando-se na Ucrânia. Rússia "faz avanços" no terreno e Presidente russo abre a porta a "compromissos" com Trump. Zelensky é alvo de ataques.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: Putin "é um idiota" e está "louco"

Respondendo ao duelo com mísseis Oreshnik, Zelensky diz que Putin está "louco". "Acham que alguém são dizia isto?", perguntou. Kremlin diz que Presidente ucraniano "não se consegue controlar".
Noticiário

15h. FNAM quer contratação de mais profissionais

A FNAM sugere um planeamento sensato e contratar mais profissionais de saúde .Ainda, Miguel Pinto Luz diz que a prioridade máxima é a construção do aeroporto de Lisboa.
Gabinete de Guerra

"Putin mente com o coração nas mãos"

Carlos Gaspar, investigador do IPRI, analisa as declarações do presidente russo na habitual conferência de imprensa anual. Sobre o médio oriente, acredita que um cessar fogo só daqui a semanas.
A Guerra Traduzida

Putin quer um “duelo tecnológico” com mísseis

Imprensa ucraniana também dá destaque à conferência de imprensa de Putin. Viktor Orbán tem um plano para uma “trégua de Natal”. E o ataque a uma refinaria de petróleo na Rússia.
A Guerra Traduzida

Trump, al-Assad, Zelensky. Balanço de ano de Putin

Putin faz balanço do último ano. Admite reunião com Trump, rejeita a queda de Bashar al-Assad como uma derrota e diz que só negoceia com representantes "legítimos" (o que Zelensky não é).
Noticiário

​14h. PR: existe "cooperação total" com Governo

​Durante a visita oficial a Cabo Verde, o presidente explicou as declarações de ontem nos cumprimentos de natal. Ainda, Putin considera que invasão da Ucrânia deveria ter acontecido mais cedo.
Tiroteio

Tiroteio no parlamento da Abecásia mata deputado

Crime ocorreu na capital da Abecásia, região que declarou unilateralmente a sua independência em relação à Geórgia, em 1992. Líder separatista sofreu "ferimentos moderadamente graves".
Noticiário

​13h. JPP rejeita coligações pré-eleitorais

​No fim da reunião com Ireneu Barreto, Elvio Sousa afirma que, em caso de eleições antecipadas, o JPP vai sozinho. Ainda, os Administradores Hospitalares concordam com a decisão da triagem telefónica.
Noticiário

12h. Madeira. PS e PSD pedem eleições rapidamente

O Presidente do Governo Regional da Madeira transmitiu esta ideia na audiência desta manhã com o Representante da República na ilha. Ainda, Putin assegura que a economia russa está em crescimento.
Gabinete de Guerra

Ameaça russa na Europa? "Mais vale prevenir"

Alarmista ou realista, Francisco Proença Garcia sublinha a existência de uma ameaça russa exterior à Ucrânia. No Médio Oriente, sem libertação de prisioneiros é difícil antever um cenário de paz.
Síria

Dois aviões ajudaram Al-Assad a fugir

Foi uma operação secreta durante mais de 10 horas, com um despiste estratégico e uma falsa queda que levantou suspeitas sobre a sua morte. No entanto, o antigo presidente conseguiu fugir do país.
Guerra na Ucrânia

Os problemas dos norte-coreanos na frente russa

Milhares de soldados norte-coreanos já combatem em Kursk. Este sábado, mataram chechenos em fogo amigo. As dificuldades no terreno impõem-se. Kiev faz uma aposta que funcionou antes: na sua deserção.
Noticiário

21h. PNS devolve as críticas de Luís Montenegro 

O líder socialista diz que foi o PSD quem fez um acordo com o Chega para governar na Madeira. Declarações no jantar de Natal do grupo parlamentar do PS.
Noticiário

17h. PR: "É preciso cooperação estratégica"

Marcelo Rebelo de Sousa deixa um apelo: é preciso previsibilidade e cooperação estratégica. Ainda, na Rússia, uma colisão entre dois comboios faz pelo menos 14 feridos.
Gabinete de Guerra

"Até Trump voltar, a Rússia fará o que quiser"  

Major general João Vieira Borges frisa que a Rússia vai usar o assassinato do general Kirilov como justificação para futuros ataques. Israel não pode tirar aproveitamento com a questão da Síria.
Acidente

Rússia. 17 feridos em colisão entre comboios

Um dos comboios transportava 326 passageiros entre São Petesburgo e a cidade de Munmarsk, perto da fronteira com a Finlândia. Da colisão resultou o descarrilamento de três vagões.
Noticiário

16h. Ministra da Saúde apela ao uso da linha SNS24

A ministra da Saúde apela ao uso da linha SNS 24 por parte dos portugueses para que as urgências possam ficar só para os casos realmente urgentes. Ainda, a política e o desporto.
A Guerra Traduzida

200 norte-coreanos nos hospitais de Moscovo

Serviços de Segurança da Ucrânia interceptam conversa entre enfermeira e soldado. Já mais de 200 militares norte-coreanos foram levados para hospitais em Moscovo. E a nova arma laser da Ucrânia.
A Guerra Traduzida

Detido suspeito de assassinar general Kirillov

Notícia em destaque na imprensa russa, homem terá sido recrutado pela Ucrânia por 100 mil dólares. Rússia fala em "ataque terrorista" e aponta o dedo à Ucrânia... mas também aos EUA e ao Reino Unido.
Noticiário

​9h. SNS. PS considera "indigna" proposta da AD

No Dia Internacional dos Migrantes, a ex-ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares salienta que assinala a data com "um sabor agridoce". Ainda, Montenegro volta a acusar PS e CHEGA de se unirem.
Guerra na Ucrânia

Detido suspeito de assassinar general russo

O comité de investigação russo anunciou a detenção de um homem suspeito do homicídio do general russo Igor Kirillov, morto na terça-feira em Moscovo num atentado à bomba reivindicado por Kiev.
Noticiário

​8h. Parlamento vai debater violência doméstica

A pedido do PS, ​o debate tem como objetivo garantir maior proteção e apoio às vítimas. Ainda, Rússia afirma que deteve o suspeito de assassinar um general russo ontem em Moscovo.
Gabinete de Guerra

"Não há dúvidas: a Ucrânia vai perder a guerra"

José Filipe Pinto salienta a atividade dos serviços secretos russos, numa altura em que os ganhos de Moscovo são "pontuais". Conseguirá a Ucrânia sair da guerra sem perdas territoriais como diz Trump?
Guerra

Moscovo e aliados estão a minar a não proliferação

As repercussões globais da guerra russo-ucraniana subvertem cada vez mais os fundamentos da ordem nuclear internacional.
Guerra na Ucrânia

Contra-ofensiva em Kursk com tropas norte-coreanas

Comandante ucraniano diz que a Rússia tem realizado "intensas operações ofensivas na região de Kursk, utilizando ativamente unidades do exército norte-coreano", que já "sofreram pesadas perdas".
Guerra na Ucrânia

O "serviço de Deus" que matou 7 dirigentes russos

Secretas ucranianas intensificam campanha para matar altas patentes militares e dirigentes de topo russos envolvidos na guerra. "Todos o que mataram ucranianos esperam por um fim sem glória" é o lema.
Guerra na Ucrânia

Zelensky pede ajuda militar urgente ao Ocidente

O regresso iminente de Donald Trump à Casa Branca fez com que a Ucrânia temesse redução de ajuda militar dos EUA e pressão para compromissos favoráveis à Rússia nas negociações de paz.
Comissão Europeia

O relatório secreto sobre cortes na diplomacia

Relatório "sensível" sobre diplomacia europeia coloca Kaja Kallas, que não sabia do documento, na mira dos eurodeputados. Há quem tema desinvestimento na área. E ninguém sabe quem divulgou o texto.
Alemanha

Mãe de opositor de Putin possivelmente envenenada

Primeira análise ao sangue de Yelena Gordon, mãe de Kara-Murza, não detetou a presença de agentes químicos tóxicos, mas as autoridades continuam a testar para "todos os tipos de substâncias".
Noticiário

17h. Rui Rocha menciona Madeira para criticar PSD

Depois de André Ventura, Rui Rocha dá exemplo da Madeira para atacar o PSD. Ainda, Bloco de Esquerda acusa o PSD Madeira de representar o pior da direita portuguesa.
Gabinete de Guerra

Como retalia a Rússia após a morte de um general?

Vitor Gabriel Oliveira acredita que Rússia vai tentar atingir um alvo de destaque em retaliação à morte de um general. Sobre o Médio Oriente, destaca a importância que os EUA podem ter na Síria.  
Noticiário

16h. Madeira. IL culpa PSD por indecisão política

O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, culpa os sociais democratas pela situação política na região autónoma. Ainda, Manuel António Correia pede ao PR que marque eleições regionais.
Guerra na Ucrânia

Kirillov, o general russo morto por uma bomba

Liderava desde 2017 as Forças de Proteção Nucleares, Biológicas e Químicas e denunciou que a Ucrânia estava a construir uma bomba suja. Agora, Igor Kirillov morreu num ataque que Kiev reivindica.
A Guerra Traduzida

"Ucrânia vai pagar caro" pela morte de Kirillov

Dmitry Medvedev não tem dúvidas. "A punição certa aguarda os nazis, incluindo os principais líderes militares e políticos de um país em ruínas", avisa o chefe da segurança russa.
A Guerra Traduzida

Armas químicas atingem 2 mil soldados ucranianos

Pelo menos três militares morreram na sequência de intoxicação e milhares já foram hospitalizados. Ucrânia diz que assassinato do general russo Kirillov é mais do que justo.
Afeganistão

Rússia retira talibãs da lista de terroristas 

A Duma russa aprovou a retirada de talibãs afegãos da lista de organizações terroristas, condicionando a decisão a uma avaliação judicial, a fim de normalizar relações com Cabul.
Noticiário

12h. Madeira. Aprovada moção de censura

Miguel Albuquerque vai propor eleições ao representante da República na Madeira e admite que vai ser novamente candidato. Ainda, a TAP pode enfrentar um período de indemnizações milionárias.
Guerra na Ucrânia

Moscovo. General russo morre em explosão de bomba

Dispositivo que matou Igor Kirillov estava escondido numa trotinete elétrica. Morte será resultado de operação do Serviço de Segurança da Ucrânia, dizem fontes da agência: a retaliação é "inevitável."
Noticiário

9h. Kiev reivindica ataque a general russo

Igor Kirillov era responsável pelas forças de proteção nuclear na Rússia. Em Portugal, seis distritos do norte do país sob aviso amarelo amanhã e quinta-feira.
Gabinete de Guerra

Israel pode ganhar, mas conseguirá alcançar a paz?

Bruno Cardoso Reis explica que o conflito na Palestina se tornará vantajoso para Israel, mas sublinha: o histórico não antevê um cenário de paz. Na Ucrânia, vai ser mais difícil do que Trump faz crer.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.