894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rússia

Guerra na Ucrânia

Em direto/ Embaixada dos Estados Unidos em Kiev já reabriu

A embaixada norte-americana na capital de Kiev já reabriu. A decisão inicial de encerramento teve como base uma informação que alertava para um "ataque aéreo significativo" na quarta-feira.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Mísseis britânicos usados contra a Rússia

Reino Unido terá autorizado Ucrânia a utilizar mísseis Storm Shadow, em ataques contra o território russo. Há relatos de destroços destes mísseis na regiões russas de Kursk e Krasnodar. Veja o mapa.
Guerra na Ucrânia

Embaixadas fecham, mas deverão reabrir em breve

Possibilidade de "ataque aéreo significativo" leva algumas embaixadas ocidentais em Kiev, incluindo a dos Estados Unidos e a de Portugal, a fechar portas. Mas já há previsões para reabrirem.
Noticiário

00h. Álvaro Sobrinho nega acusação do IRN

Ex-banqueiro diz que fez pedido de renúncia de nacionalidade para poder estudar em Portugal como estrangeiro residente. Achava ainda ter nacionalidade porque requerimento não foi aprovado nos anos 80.
Guerra na Ucrânia

Putin oferece mais de 70 animais à Coreia do Norte

Para além das ajudas militares, económicas e industriais prestadas entre os dois países, a aliança entre Putin e Kim Jong Un passa também pela partilha de animais para jardins zoológicos.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: minas antipessoais são muito importantes

Este armamento que "não distingue entre soldados e civis" está proibido internacionalmente. Ucrânia está entre os 164 países que subscrevem proibição, ao contrário da Rússia e dos EUA.
Noticiário

23h. MNE admite que situação na Ucrânia se agravou

Paulo Rangel diz que mudança da doutrina nuclear russa é preocupante. Sobre o encerramento da embaixada em Kiev, o MNE reafirma que este encerramento é temporário e admite que pode reabrir em breve.
Guerra na Ucrânia

Rússia toma medidas contra "agentes estrangeiros"

Pessoas e organizações consideradas como "agentes estrangeiros" terão os seus rendimentos congelados até que deixem de ter esse estatuto. Há 493 pessoas que fazem parte da lista.
Guerra na Ucrânia

Cabos destruídos e o misterioso navio no Báltico

Dinamarca e Suécia estão atentas a navio chinês que saiu de porto russo e que passou por região em que estão cabos submarinos danificados. China e Rússia recusam acusações, EUA aponta para acidente.
Guerra na Ucrânia

Putin tem plano para desmembrar Ucrânia em três

Kiev diz que Putin tem plano para dividir Ucrânia em partes e prevê apresentá-lo aos EUA. Inclui estado pró-russo que não podia aderir à UE e uma parcela entregue a Hungria, Roménia e Polónia.
Guerra na Ucrânia

Melo: reforçar NATO "por causa de Putin"

Nuno Melo notou que investimento russo para Defesa em 2025 "deverá ultrapassar a globalidade do investimento dos 27 países-membros da UE", recordando que Moscovo vive ecónomia de guerra.
Gabinete de Guerra

“Rússia pode bombardear Kiev a qualquer momento”

Major-General Isidro Morais Pereira considera que um ataque nuclear está fora de questão, mas é provável que a Rússia aposte no uso massivo de mísseis. Ainda, o investimento de Portugal na segurança.
Resposta Pronta

Ataque massivo a Kiev? "Só a Rússia pode desmentir

Depois dos encerramentos de embaixadas na capital da Ucrânia, o embaixador Francisco Seixas da Costa explica as decisões e diz ainda que só o Kremlin pode desmentir as informações sobre os ataques.
Noticiário

14h. Ucrânia acusa Rússia de desinformação

A Ucrânia fala num ataque psicológico de informação massivo. Ainda neste jornal, a embaixada de Portugal em Kiev pode encerrar "a qualquer momento".
Guerra na Ucrânia

Putin reforça proteção de infraestruturas críticas

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que, por ordem de Vladimir Putin, as forças armadas estão a tomar medidas necessárias para salvaguardar a segurança de todas as infraestruturas críticas.
Rússia

Rússia. Detido cidadão alemão acusado de sabotagem

Nikolai Gaidouk, acusado de planear explosões na Rússia, foi detido na fronteira com a Polónia. Explosivos escondidos num champô foram apreendidos. Cidadão alemão continua em prisão preventiva.
Noticiário

10h. INEM. Francisco George defende reorganização

Francisco George avisa que só é possível restaurar a confiança dos cidadãos no INEM através da eficácia. Ainda, Peskov afirma que "congelar" o conflito na Ucrânia está fora de questão para a Rússia.
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Conflito mais longo" desde II Guerra

Bruno Cardoso Reis diz que há provavelmente mais de um milhão de baixas dos dois lados do conflito. Não se surpreende com a duração da guerra e diz que voltou a haver crise de refugiados na Europa.
Noticiário

6h. Putin já ameaçou doze vezes com nuclear

Putin assinou decreto que revê a doutrina nuclear no dia em que o exército ucraniano utilizou pela primeira vez mísseis de longo alcance norte-americanos. É a 12º ameaça nuclear do líder russo.
Guerra na Ucrânia

EUA sem "indicação" de uso de nuclear pela Rússia

Pentágono já esperava atualização da doutrina nuclear pela Rússia. Serviços de defesa americana concluem que os Estados Unidos não devem fazer alterações à sua postura quanto a este tipo de armamento.
Guerra na Ucrânia

Kiev pede cabeça fria face a "chantagem" nuclear

"Devemos manter a cabeça fria, as ideias claras e não ceder ao medo", apelou o MNE ucraniano, no dia em que Putin alargou a possibilidade da Rússia recorrer a armas nucleares.
Ucrânia

Compreender definição mínima da vitória da Ucrânia

A Rússia e a Ucrânia têm visões fundamentalmente antitéticas sobre a forma como a guerra deve terminar. O resultado mais provável da guerra situa-se entre estes extremos.
Guerra na Ucrânia

Embaixador da Rússia em Portugal critica imprensa

Os meios de comunicação social cobrem o conflito de maneira "russófoba" e o Ocidente limita-se a "inundar com armas letais o regime de Zelensky", escreve Mikhail Kamynin.
Noticiário

23h. MP abre inquérito sobre Mayan Gonçalves

Tiago Mayan Gonçalves assumiu recentemente ter falsificado assinaturas. A PGR confirma que o Ministério Público decidiu instaurar um inquérito para investigar os factos.
Guerra na Ucrânia

Risco nuclear ou bluff? Putin já vai em 12 avisos

Desde o início da guerra, o Presidente russo já fez pelo menos 12 ameaças nucleares. Líder altera agora doutrina com avisos à NATO e à Ucrânia. Pode Putin carregar no botão ou é demonstração de força?
Guerra na Ucrânia

Zelensky: vencedor da guerra conhecido em 2025

Zelensky equacionou esperar pela saída de Putin do poder para que o território ucraniano seja recuperado. Presidente ucraniano não quer que o país seja utilizado em batalhas eleitorais europeias.
Noticiário

20h. Armas nucleares têm servido como dissuasão

O antigo líder do CDS refere que Putin só responde perante a força. Ainda, o PR diz que a autorização americana concedida à Ucrânia, referente aos mísseis, é uma medida com limitações.
Direto ao Assunto

"Armas nucleares têm servido como dissuasão"

Paulo Portas considera que Vladimir Putin só responde perante a força, mas lembra que, nas últimas décadas, as armas nucleares têm servido como forma de dissuasão.
Semáforo Político

Caso Sócrates já não é urgente? "Teme-se o pior"

Um caso determinante para a credibilidade da Justiça, em que os poderosos conseguem escapar impunes aos crimes. Vai acabar em nada? Ainda os 1000 dias de guerra na Ucrânia sem solução militar à vista.
Noticiário

18h. Saúde. Pedro Nuno responsabiliza Montenegro 

O líder do PS acusa Montenegro de sacudir água do capote e desvalorizar as consequências causadas pelo INEM. Ainda, Ventura desafia o primeiro-ministro a apresentar uma moção de confiança ao Governo.
Noticiário

17h. Governo quer contribuir para a paz na Ucrânia

Na cimeira do G20, Luís Montenegro referiu-se aos mil dias de conflito como mil dias de guerra. Ainda, o MNE russo acusa o ocidente de querer escalar o conflito.
Gabinete de Guerra

"Ucrânia mantém a soberania e isso já é vitória"

Aos 1000 dias de guerra na Ucrânia, não há paz, mas não restam dúvidas: Putin não conseguiu tomar Kiev em 48h. Vítor Gabriel Oliveira sublinha: afinal, Vlodimir Zelensky venceu até agora.
Noticiário

16h. Saúde. Chega quer ouvir Diretor do SNS

O líder do partido, André Ventura, acusa o Governo de estar em descalabro político. O Chega pretende ouvir a Ministra da Saúde e o Diretor do SNS para esclarecer os casos nas urgências.
A Guerra Traduzida

1000 dias depois, Putin quer usar armas nucleares

No dia em que a Ucrânia ataca a Rússia, pela primeira vez, com mísseis norte-americanos, Putin alarga critérios para destruição nuclear. Dmitry Medvedev ameaça: "É a terceira guerra mundial".
A Guerra Traduzida

Com ou sem Trump, Europa vai pagar a guerra

Promessa deixada pelo Reino Unido no dia em que faz 1000 dias desde o início do conflito. David Lammy garante que Europa vai investir na Ucrânia. Hoje, Rússia foi atacada com mísseis norte-americanos.
Guerra na Ucrânia

Ataque russo em Sumy faz oito mortos 

Ataque com drones em edifício residencial, na região de Sumy, fez oito mortos e 12 feridos. Vlodomir Zelensky condenou o ataque e revelou que uma das vítimas mortais era uma criança.
Noticiário

15h. Governo preocupado com decisão do Kremlin

Álvaro Castelo Branco reconhece que as atitudes de Putin mostram que não tem interesse em alcançar a paz. Ainda, EUA consideram não haver razões para alterar a sua própria doutrina nuclear.
Guerra na Ucrânia

Putin alarga uso de armas nucleares

O decreto, publicado no dia em que se assinalam mil dias desde o início da guerra, visa "melhorar a política estatal no domínio da dissuasão nuclear".
Noticiário

13h. Rússia confirma ataque com mísseis dos EUA

Foram seis os mísseis norte-americanos enviados para território russo. Cinco foram abatidos e um ficou danificado. Ainda neste jornal, PJ faz buscas na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Noticiário

12h. Ucrânia usa míssil norte-americano

O ataque foi direcionado a um alvo na cidade de Karachev, em Bryansk, e, de acordo com uma agência de notícias ucraniana, foi bem sucedido. Ainda, taxa de inflação na zona euro nos 2% em outubro.
Noticiário

10h. Função Pública. PS avisa contra "retrocessos"

Ana Mendes Godinho na Comissão de Inquérito da Rádio Observador. Putin alarga uso de armas nucleares, depois de mil dias de guerra. O que têm em comum o ChatGPT e Amália?
Mundo

Presidente da Abecásia demite-se após protestos

Demissão acontece na sequência de um polémico acordo de investimento celebrado com o Kremlin. Saída de Presidente foi negociada esta madrugada entre o governo e a oposição
Noticiário

9h. Putin autoriza uso alargado de armas nucleares

Decisão surge depois de os Estados Unidos terem permitido à Ucrânia o uso de mísseis de longo alcance em território russo. Ainda, Josep Borrell pede mais investimento europeu em Defesa.
Gabinete de Guerra

Guerra na Ucrânia. "Não existe união na Europa"

Francisco Pereira Coutinho acredita que 2025 vai ser um ano decisivo para a Europa e a Ucrânia em relação à continuidade da guerra. Ainda, o que esperar da proposta dos EUA de cessar-fogo em Israel.
Guerra na Ucrânia

Países nórdicos lançam panfletos sobre a guerra

Em formato online ou digital, os panfletos procuram preparar a população para um cenário de crise. A principal recomendação é guardar comida e água engarrafada suficiente para 72 horas.
Noticiário

00h. Hezbollah e Líbano aceitam termos para a paz

O acordo tem como objetivo colocar em vigor a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU. Uma delegação dos EUA vai viajar até Beirute para apresentar o documento aos dois lados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.