907kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério das Finanças

GNR

Seis militares da GNR indemnizados por ferimentos

Maior indemnização é atribuída a um militar, que em novembro de 2002, foi atingido por um disparo efetuado por homem que se encontrava barricado, durante uma missão. Cabo-chefe vai receber 162 mil.
Ministro das Finanças

Governo mantém que IRC menor traz mais crescimento

Em entrevista à RTP, o ministro das Finanças volta a reafirmar a intenção de continuar a descida do IRC. "Iremos procurar usar os nossos argumentos no Parlamento", para que isso aconteça.
Noticiário

6h. Coreia do Norte reforça apoio à Rússia

Kim Jong-un reuniu-se com o ministro da Defesa russo e aproveitou reforçar o apoio à invasão da Ucrânia. Ainda neste jornal, Miranda Sarmento fala num "bom Orçamento" para Portugal.
Noticiário

4h. MP imputa associação criminosa a Manuel Serrão

Manuel Serrão e Souza-Cardoso são acusados de criarem uma organização que visava a captação para proveito próprio de fundos europeus. Ainda, Miranda Sarmento diz que OE2025 não é exclusivo do Governo.
Certificados de Aforro

Certificados de aforro. Arranca desmaterialização

Após o início do processo de desmaterialização dos certificados de aforro, os aforristas têm cinco anos, até novembro de 2029, para converter os seus títulos de dívida em formato digital.
Orçamento do Estado

"OE, pela primeira vez em anos, não sobe impostos"

Joaquim Miranda Sarmento aproveita o discurso numa conferência da ASF para salientar que o Orçamento do Estado em negociação, "pela primeira vez em muitos anos, não aumenta nenhum imposto"
Noticiário

8h. Governo quer alterar regimes na função pública

O Governo quer alterar vários artigos da lei geral do trabalho na administração pública. Ainda, estudo revela que prémios salariais são maiores para licenciados em informática, saúde e matemática.
Crédito à Habitação

Garantia pública a jovens limitada a 1.200 milhões

O Ministério das Finanças limitou a 1.200 milhões de euros o montante máximo para a garantia pública no crédito à habitação para os jovens. Cada banco terá direito a uma parcela.
Noticiário

00h. Amorim: Manchester diz sim, Sporting diz não

CEO do Manchester United diz que Rúben Amorim é um negócio fechado. No entanto, o Sporting afirma que não existe um acordo entre os clubes e não houve pagamento de qualquer cláusula de rescisão.
Conselho das Finanças Públicas

Regras da UE não deixam "grande margem" a Portugal

Conselho das Finanças Públicas acredita que Portugal tem condições para cumprir com as novas regras orçamentais mas não sobra "grande margem" para aumentos de despesa ou redução da receita.
Ministério das Finanças

Miranda Sarmento desfaz "mito" sobre cativações

Ministro das Finanças escreveu artigo de opinião no jornal Público para desfazer "mitos" sobre o crescimento da economia, a despesa pública e cativações no Orçamento do Estado.
Ministério das Finanças

Impostos: sindicato concentra-se na sexta-feira

Iniciativa do STI decorre entre as 10h30 e as 12h00 de sexta "e pretende consciencializar a tutela para os problemas persistentes na Autoridade Tributária e Aduaneira e para a inflação".
Orçamento do Estado

Miranda Sarmento, o "relógio suíço" de Montenegro

A partir da Academia e depois na primeira linha de combate político, criticou duramente a receita do PS. Agora, tem de provar estar à altura do que prometeu. Para já, os pares não lhe poupam elogios.
Noticiário

3h. Governo ainda disponível para conversas com PS

Em entrevista à SIC, o ministro das Finanças diz que a margem é curta, mas diz estar disponível para ouvir os socialistas. Ainda, estudo indica que a taxa de risco de pobreza aumentou em Portugal.
Noticiário

2h.EUA. Harris garante mudanças em caso de vitória

A atual vice-presidente norte-americana garante que, em caso de vitória, não será uma continuação da liderança de Biden. Ainda neste jornal, Miranda Sarmento admite conversas de última hora com o PS.
Ministério das Finanças

"Renovação e revitalização" da AT é prioridade

A renovação e revitalização da Autoridade Tributária e Aduaneira é uma prioridade do Governo, garantiu o Ministério das Finanças, referindo as várias reuniões com os sindicatos dos seus trabalhadores.
Orçamento do Estado

Miranda Sarmento afasta privatizações

Em entrevista à RTP, Miranda Sarmento responde ao PS e afasta a ideia de privatizações. Em relação ao IRC, promete reduções "ao longo da legislatura".
Orçamento do Estado

Governo prevê o dobro da procura por certificados

Ministério das Finanças já tinha antecipado um aumento da procura por certificados de aforro mas, na proposta de Orçamento do Estado para 2025, quantifica esse aumento da procura: será mais do dobro.
Noticiário

15h. OE entregue no Parlamento

O Governo vai retirar as propostas de autorização legislativa do IRC e IRS jovem. Ainda, Luís Montenegro diz estar satisfeito por estar a governar o país.
Certificados de Aforro

Aforradores já podem subscrever até 100 mil euros

Governo duplica limite anterior para a subscrição de certificados de aforro da série F, a série que está em comercialização. Quem também tem certificados da série anterior (E) pode ter até 350 mil.
Crédito à Habitação

Estado chamado logo se jovem falhar uma prestação

Legislação prevê que Estado se substitua ao devedor, de imediato. APB diz que foi evitado "o essencial" dos "problemas indesejáveis" que medida poderia ter. Bancos dizem ao Observador que vão aderir.
Comentário

"Governo quer mostrar que está a trabalhar bem"

O Governo diz que as agências de ‘rating’ antecipam uma possível revisão em alta da notação financeira de Portugal. O jornalista Edgar Caetano explica o impacto na discussão do Orçamento do Estado.
Dívida Pública

Governo antecipa "possíveis subidas de 'rating'"

Depois de a Fitch, na sexta-feira, ter melhorado para "positiva" a perspetiva da notação de risco da dívida portuguesa, Finanças dizem que são decisões que "antecipam possíveis subidas de rating".
Crédito à Habitação

Garantia pública: BCE deve dar opinião, diz BdP

Regulamentação da garantia pública ao crédito à habitação para jovens está atrasada. Parecer do Banco de Portugal defende que o Governo deve procurar ter a opinião do BCE antes de avançar.
Noticiário

4h. OE25. Despesa pública vai crescer 4% 

A previsão é do Ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento, na publicação do Quadro Plurianual de Despesa Pública. Ainda, meio milhão de pessoas em Israel pedem o regresso dos reféns.
Noticiário

23h. Referendo à imigração é inútil 

Secretário Estado Administração Interna considera inútil referendo à imigração. É a reacção de Telmo Correia à proposta do Chega. O governante diz que a imigração é necessária mas deve ser regulada.
Noticiário

14h. Despesa do estado pode aumentar 17%

O ministério das Finanças já entregou o documento exigido pelo PS para arrancar a negociação do Orçamento do Estado. Ainda neste jornal, ano letivo vai arrancar com milhares de alunos sem professores
Banco de Portugal

Administrador do Banco de Portugal deixa o cargo

Hélder Rosalino anunciou a sua saída da administração, passando a consultor do departamento, o que força a nomeação de uma nova administradora por parte do Governo.
Governo

Leonor Beleza apontada para Fundações

O Governo nomeou novos membros para a composição do Conselho Consultivo das Fundações entre os quais Leonor Beleza, nomeada pela Ministra do Trabalho e José Manuel Cardoso da Costa que irá presidir.
IRS

Bónus fiscal no IRS pode obrigar a pagar em 2025 

Fiscalistas apontam para um excesso na descida das retenção na fonte para setembro e outubro. Alguns contribuintes podem ter de pagar IRS na liquidação do imposto em 2025 se não deduzirem despesas.
Ministério das Finanças

Bastonário da OSAE defende apoio extraordinário

Paulo Teixeira disse que existem todas as condições para que o Ministério das Finanças "não deixe de fora" os solicitadores e agentes de execução.
Seguros

Governo ainda à espera de plano para fundo sísmico

Autoridade dos seguros foi incumbida, ainda pelo anterior Governo, de criar um plano para, finalmente, se criar um fundo sísmico em Portugal. Mas o trabalho não foi concluído dentro do prazo.
Ministério das Finanças

Salário e pensão de setembro refletem baixa do IRS

Ministério das Finanças "está a trabalhar" para publicar novas tabelas de retenção na fonte em agosto para que efeitos cheguem em setembro. E haverá duas tabelas, uma para corrigir IRS pago até agora.
Empresas

O colapso da Inapa. Um líder que não é estratégico

Empresa histórica do papel apostou tudo na internacionalização, mas revelou ter pés de barro. Governo recusou injeção de liquidez e diz que só agora soube dos problemas. Estado é o maior acionista.
Noticiário

16h. Presidente do INEM apresenta demissão

O pedido de demissão surge depois da polémica que envolve a renovação do contrato para os helicópteros de assistência médica. O Ministério da Saúde ainda não confirmou a notícia.
Noticiário

6h. Incêndios. Proteção Civil garante dispositivo

André Fernandes diz que a partir de segunda-feira estão disponíveis mais de 14 mil operacionais. Os meios aéreos podem chegar aos 72. Ainda, Governo vai apresentar um novo plano para a economia.
Administração Pública

FESAP espera que Governo cumpra totalmente acordo

A FESAP reiterou que, se as carreiras não forem revistas até ao final do ano, "só se está a cumprir uma parte" do acordo."Gostaríamos mais de ter ouvido dizer que o acordo se iria cumprir na integra".
Economia

Trabalhadores da Silopor dão um mês às finanças

Os trabalhadores exigem a integração nos quadros da Silopor dos mais de 20 trabalhadores de empresas de trabalho temporário, alguns dos quais a prestar serviço diariamente na Silopor desde 2019.
Ministério das Finanças

Ministro reuniu-se BEI para debater investimentos

Para "aprofundar relações" através de "investimentos estratégicos", Joaquim Miranda Sarmento reuniu-se com a presidente do Banco Europeu de Investimento, Nadia Calviño.
Ministério das Finanças

Governo planeia incentivos fiscais ao investimento

Serão reforçados os benefícios fiscais a investidores que apliquem dinheiro em dívida e ações de empresas portuguesas e criados incentivos à entrada de empresas portuguesas em bolsa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.