685kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério das Finanças

UTAO

Estado. Os efeitos perversos do controlo de custos

Técnicos do parlamento descrevem "efeito perverso" de formas de controlo da despesa que amarram entidades públicas a tecnologias obsoletas e promovem a intervenção política na gestão corrente.
Instituto Nacional Estatística

Portugal com excedente de 1% do PIB no trimestre

Medina consegue, assim, outro excedente trimestral. No conjunto do semestre, excedente foi de 1,1%, uma "clara melhoria" face aos semestres da pandemia, diz o INE.
Explicador

Qual o balanço do arranque deste novo ano letivo?

Mariana Carvalho, da CONFAP, lamenta o "grave constrangimento" nos manuais do primeiro ciclo. Filinto Lima, da Associação de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, pede investimento a Medina.
Autoridade Tributária

Mais de metade do plano antifraude ficou na gaveta

Das 60 medidas do plano estratégico desenhado pelo Governo, 37 ainda estão por cumprir - e o prazo já tinha sido prolongado por dois anos. Dirigente sindical diz que Fisco "está no ponto de rutura".
Noticiário

13h. PCP questiona Ministro das Finanças

Em causa o facto de a Autoridade Tributária apenas estar a atender os cidadãos com marcação prévia. Ainda, a Supertaça joga-se mais logo, entre FC Porto e SL Benfica.
Noticiário

12h. Incêndio de Odemira em fase de resolução

O fogo está dominado. A garantia foi deixada pelo comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto. Ainda, PCP questiona Ministro das Finanças.
Explicador

Catroga: "Que Medina não se deixe controlar"

Ex-ministro das Finanças defende que o Estado, maior beneficiário da Inflação, deve promover "alívio fiscal a famílias e empresas". Diz que "risco não é de recessão mas sim de inflação persistente".
Combustível

Governo prolonga redução fiscal nos combustíveis

O Ministérios das Finanças anunciou que "mantém inalterado para o mês de agosto o desconto no ISP", o que representa descontos de 13,2 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos na gasolina.
Resposta Pronta

"É uma critica velada de Medina a Leão/Centeno"

Economista Nogueira Leite explica que utilização das cativações tem sido "absolutamente exagerada" levando à "descaraterização orçamental" e diz que cativações "não devem ser eliminadas completamente"
E o vencedor é...

Medina é mais político do que economista

Se existe dinheiro para o SNS como diz Medina, então é mesmo incompetência. Sobre Certificados de Aforro, fica a faltar uma conferência de imprensa. Ainda a indigestão da nossa direita sobre Espanha.
Crédito à Habitação

Governo vai alargar bonificação a mais famílias

Ministro das Finanças explica que taxa fixa nos crédito à habitação não deve estar apenas disponível para os novos créditos e alarga bonificação às famílias com taxa de esforço acima dos 50%.
Certificados de Aforro

UTAO. Estado poupa ao emitir certificado de aforro

"As OT são a opção mais cara para o Estado em cada trimestre dos 10 anos da sua vida. O serviço da dívida cresce linearmente ao longo dos 40 trimestres", conclui o relatório da UTAO.
Noticiário

1h. PR não se pronuncia sobre apoio às rendas

Um despacho interno do MF limita o alcance do apoio às rendas, apesar de existir um decreto-lei, com critérios mais abrangentes. Marcelo Rebelo de Sousa diz que "quer esperar para ver".
Habitação e Urbanismo

Rendas: PS confirma norma de esclarecimento

"O Governo definiu um objetivo de apoio, um universo de famílias e uma despesa para apoiar esse conjunto", defendeu Eurico Brilhante Dias, confirmando fazer um esclarecimento sobre apoios às rendas.
Habitação e Urbanismo

Rendas: Marcelo recusa comentar polémica

Presidente da República reservou a sua posição sobre o apoio do pagamento de rendas para mais tarde, admitindo esperar pela iniciativa do PS: "Não me quero pronunciar sobre a matéria sem ver a lei".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Rendas. E agora quem paga as expectativas?

Governo foi incompetente a legislar apoio às rendas. Regras foram alteradas porque o ministro das Finanças teme uma derrapagem orçamental. Cidadãos pagam pelos seus erros e pelos do Estado.
O Bom, o Mau e o Vilão

Quanto mais os fiscais das secretas falam, pior

O secretário de Estado das Finanças (que aposta na concorrência), João Galamba (que criou um problema) e os fiscais das secretas (que se contradizem) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

7h. Rendas. Governo promete "clarificação" da lei

Esclarecimento do ministério das Finanças surge depois de Autoridade Tributária ter sido instruída a cortar na fórmula de cálculo do apoio. E, buscas por submarino Titan prosseguem em contrarrelógio.
Resposta Pronta

Rendas. "Às famílias resta recurso aos tribunais"

Fiscalista Luís Leon acredita que recuo do governo pode ser "ilegal". "O governo tem que explicar porque é que determina apoios num decreto lei e depois publica um despacho que os reduz"
Impostos

Finanças manda cortar no apoio às rendas

Ordem interna do Ministério das Finanças vai reduzir o apoio às rendas, levando mesmo alguns a não terem acesso à ajuda. Mudança evita que impacto financeiro dispare 760 milhões de euros.
Certificados de Aforro

Mudança nos certificados foi planeada desde abril

Secretário de Estado das Finanças recusa a ideia de que a mudança na remuneração dos certificados de aforro "tenha sido resultado da entrevista A, B ou C". Estava a ser preparada desde abril.
Noticiário

18h. Impedir TAP de falar com Finanças? "Ridículo"

O ex-secretário de Estado das Infraestruturas de Pedro Nuno Santos assume que a TAP devia ter comunicado o valor da indemnização de Alexandra Reis, mas rejeita ter bloqueado o diálogo.
A História do Dia

Os Certificados de Aforro ainda valem a pena?

O Governo pôs fim a uma série que dava maior rendimento e sem aviso prévio. O que está em causa? Edgar Caetano, jornalista da secção de economia, é o nosso convidado.
Combustível

Governo mantém desconto no ISP

Segundo o Ministério tutelado por Fernando Medina, vai também prosseguir a atualização do adicionamento sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2) - taxa de carbono -, que foi iniciado em maio.
Noticiário

8h. Novas tabelas IRS. Há quem fique prejudicado

O objetivo das novas tabelas é aumentar o salário líquido mas há quem fique prejudicado. Ainda neste jornal, atual Secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, é hoje ouvido na CPI à TAP.
O Bom, o Mau e o Vilão

Fernando Medina não consegue mandar na TAP

O ministro das Finanças (que dá ordens não cumpridas à TAP), Santos Silva (que não gosta de perguntas) e as empresas de transportes públicos (que estão outra vez em greve) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

8h.Vacinas em falta no Plano Nacional de Vacinação

O Ministério da Saúde espera há 6 meses pela autorização das Finanças para compra de vacinas básicas, como para o sarampo e o tétano. Ainda neste jornal, IL propõe novo sistema para a saúde.
Impostos

Beneficiários do regime 'Regressar' aumentaram

Número de contribuintes beneficiários do regime fiscal associado ao programa Regressar cresceu 178%, face aos dados de 2019, adianta o Ministério das Finanças.
Contra-Corrente

Promessas por explicar, opacidade, exuberância...

O Conselho de Finanças Públicas criticou, a UTAO não perdoou: o Plano de Estabilidade 2023-2027 é um monte de palavras que pouco revelam ou explicam. É assim quando se governa em função das sondagens.
Fact Check

Galamba e Medina empregam mulheres um do outro?

Transferência de funções, no Ministério das Finanças, da mulher de João Galamba levantou outras dúvidas, com alegações falsas nas redes sociais, como esta que aqui analisamos.
TAP

Finanças apresentam queixa contra Jornal Económico

O Ministério das Finanças acusa o Jornal Económico de violar o dever de rigor informativo numa notícia sobre a justa causa de despedimento da CEO da TAP. Jornal garante que informação é verdadeira.
Hospitais

Orçamento dos hospitais "aprovados brevemente"

Os contratos programa sobre os orçamentos dos hospitais foram assinados em dezembro, pelo que Manuel Pizarro acredita que sejam aprovados pelas Finanças nas "próximas semanas".
Noticiário

22h. Finanças. Mulher de Galamba não ganhou mais 

Laura Cravo já mostrou vontade de não renovar contrato e deverá ficar no cargo até este ano. Ainda neste jornal, os bombeiros dizem que o diapositivo de combate aos incêndios é idêntico ao de 2022.
Impostos

Governo: 40 milhões para benefícios no interior

O Ministério das Finanças enaltece a despesa de 40 milhões de euros em benefícios fiscais para famílias e empresas no interior. Entres as medidas, está a taxa reduzida de IRC para PME.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quem resolve o caso Alexandra Reis?

Governo e TAP não se entendem sobre a indemnização a Alexandra Reis. Medina já disse à empresa para resolver. O certo é que já lá vão 30 dias desde que a IGF entendeu que parte do processo era ilegal.
João Galamba

Chega quer ouvir ministros sobre mulher de Galamba

O partido Chega quer ouvir Fernando Medina e Mariana Vieira da Silva na sequência da notícia que coloca a mulher do ministro João Galamba a coordenar um departamento das Finanças sem nomeação.
Ministério das Finanças

Mulher de Galamba mudou de área — e não está em DR

Laura Abreu Cravo, mulher do ministro das Infraestruturas, mudou de departamento em março de 2022 e passou a coordenar departamento de serviços financeiros. Nomeação não está em Diário da República.
Media

Lusa. BE quer audição "urgente" de Medina

Para o Bloco de Esquerda, as respostas dadas no Parlamento pelo Conselho de Administração da Agência Lusa apontam para um esclarecimento "urgente" de Fernando Medina.
Media

Lusa. Governo quer melhorar proposta

Governo admite estar a trabalhar para "melhorar significativamente" propostas a apresentar aos trabalhadores da Lusa. Funcionários aprovaram a realização de uma greve de quatro dias.
Ministério das Finanças

Empresas públicas vão poder aplicar aumento de 1%

O Ministério das Finanças avançou que vão ser dadas instruções para que o reforço de 1% de ganho salarial seja aplicado às empresas do setor empresarial do Estado a partir de abril.
Noticiário

14h. TAP. Greve de pilotos pode ser desmarcada

Ministério de Fernando Medina terá dado luz verde ao acordo entre administração da TAP e sindicato que representa os pilotos da aviação. Na Escócia, já é conhecido o sucessor de Nicola Sturgeon.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.