436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Conselho das Finanças Públicas

Conselho das Finanças Públicas

"Tudo aponta" para inflação mais alta do que no OE

Presidente do CFP não avançou com uma revisão da projeção, mas diz que "tudo aponta" para que isso tenha de acontecer. E considera que o país não está "a aproveitar a conjuntura económica favorável".
Orçamento do Estado

CFP. Os sete riscos que podem descarrilar o défice

Conselho das Finanças Públicas diz que metas do défice e da dívida do Orçamento do Estado são "passíveis de atingir, assim não se materializem a totalidade dos riscos descendentes" que existem.
Conselho das Finanças Públicas

Faltam "esforços adicionais" para manter reformas

Num relatório sobre sustentabilidade, o CFP alerta para a pressão na despesa pública do envelhecimento da população. E defende “esforços adicionais” para que se mantenham os benefícios atuais.
Conselho das Finanças Públicas

Estado está a aumentar despesa "rígida", avisa CFP

Despesa primária em 2022 será 3,4 pontos percentuais do PIB acima da de 2019, mesmo excluindo as medidas da pandemia. Mais de dois terços são despesas com "elevado grau de rigidez".
Coronavírus

Metade do défice de 2020 devido à pandemia e TAP 

Mais de metade do défice de 2020 deve-se ao às medidas de resposta à pandemia e de apoio financeiro à TAP e SATA. Mas as cativações de 410 milhões foram as mais baixas desde que o PS chegou ao poder.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Menos otimismo em 2021, brilharete em 2022

Entidade fiscalizadora espera crescimento de 3,3% em 2021, mas o melhor fica para 2022 (+4,9%). Défice mais controlado nesse ano (-2,1%), mas não faltam riscos. Dívida ao nível pré-pandemia em 2025.
PSD

PSD quer ouvir Conselho das Finanças Públicas

Os deputados do PSD invocaram a audição parlamentar do Conselho das Finanças Públicas de modo a esclarecer as "dificuldades no acesso à informação" sobre o Orçamento do Estado para 2021.
Teodora Cardoso

"A todos os títulos, este é um péssimo orçamento"

Teodora Cardoso, ex-líder do Conselho das Finanças Públicas, diz que "este é, a todos os títulos, um péssimo orçamento, que se integra numa longa e quase ininterrupta série de maus orçamentos".
Orçamento do Estado

Há sinais de insegurança na dívida portuguesa

Conselho de Finanças Públicas avisa que dívida portuguesa é mais suscetível ao radar dos mercados e defende que consolidação orçamental (não austeridade) deve ser retomada logo que a pandemia permita.
Conselho das Finanças Públicas

Fim das moratórias pode obrigar a ajudas à banca

Conselho das Finanças Públicas alerta para o risco de que, uma vez terminadas as moratórias, o setor financeiro pode incorrer em perdas que obriguem o Estado a dar apoios financeiros.
Novo Banco

Governo quer pagar aos bancos juros abaixo de zero

Secretário de Estado das Finanças diz que condições do empréstimo da banca ao Fundo de Resolução serão, deseja o Governo, as mesmas que outro financiamento já existente.
Conselho das Finanças Públicas

Défice seria 7,6% sem ajustamento de impostos 

Ajustamento ascendeu a 2.000 milhões de euros. Receita fiscal cobrada em julho foi passada – contabilisticamente – para o primeiro semestre do ano, o que fez baixar o défice resgistado.
Conselho das Finanças Públicas

Há uma "saturação" do país com impostos, avisa CFP

Nazaré Costa Cabral alerta que o mundo, que já estava muito endividado em 2019, vai ficar ainda mais endividado no pós-Covid. E Portugal é um dos países mais "problemáticos".
Conselho das Finanças Públicas

CFP prevê recessão de 9,3% e défice de 7,2%

A recuperação económica deverá atingir 4,8% em 2021, mas o país pode demorar três anos para compensar os estragos de 2020. E haverá défice até 2024. Os fundos europeus ainda não entram na equação.
Conselho das Finanças Públicas

CFP critica Lei de Enquadramento Orçamental

Conselho de Finanças Públicas criticou os "novos adiamentos" previstos nas alterações à Lei de Enquadramento e o "claro retrocesso" na disponibilização de informação previsional na base do acréscimo.
TAP

Conselho de Finanças Públicas preocupado com TAP

Conselho das Finanças Públicas "está muito preocupado". Receia que estas despesas suplementares ponham em causa "coisas tão fundamentais como ter hospitais a funcionar, e médicos a trabalhar".
Coronavírus

PIB poderá cair até 11,8% este ano, estima CFP

Uma queda do PIB de até 11,8% este ano, défice de 9,3% e uma dívida pública a disparar para 141,8%. É este o "cenário severo" do Conselho das Finanças Públicas.
Programa de Estabilidade

Programa de Estabilidade não cumpre mínimos legais

Portugal foi o único Estado-membro a não incluir previsões macroeconómicas no Programa de Estabilidade. E por isso, diz o CFP, "não pode ser considerado um verdadeiro Programa de Estabilidade”.
Orçamento do Estado

OE. Ajustamento em "risco de desvio significativo"

Entidade liderada por Nazaré da Costa Cabral aponta para risco de desvio face aos cumprimento das regras comunitárias, risco de cumprimento do excedente de Centeno e para a evolução da despesa.
Finanças Públicas

Injeção no Novo Banco atira défice para 0,8%

Conselho das Finanças Públicas mantém estimativa de excedente para 2019, apesar de peso do Novo Banco no início do ano. E alerta para um "risco": a despesa com salários sobe mais do que o estimado.
Conselho das Finanças Públicas

Crescimento para 2020 com "elevados riscos"

Governo prevê no esboço do Orçamento do Estado para 2020 um crescimento do PIB de 2%. O Conselho das Finanças Públicas tem dúvidas e diz que não é um cenário "prudente".
Presidente Marcelo

Marcelo promete condecorar Teodora Cardoso

O Presidente da República elogiou a economista Teodora Cardoso pelo "escrúpulo constante de serviço público" e "a sistemática preocupação com as finanças públicas".
Segurança Social

Vieira da Silva promete dar informação em falta

O ministro da Segurança Social desconhece por que não está a ser fornecida toda a informação pedida pelo Conselho das Finanças Públicas, mas promete tentar resolver problema.
Programa de Estabilidade

Previsões de Centeno podem tornar-se "otimistas"

Relatório de análise ao Programa de Estabilidade alerta que aumento do investimento pode ficar em causa se despesa com salários continuar a subir. Economia pode não conseguir acompanhar tendência.
Conselho das Finanças Públicas

Nova presidente CFP destaca disciplina financeira

Nazaré Costa Cabral defende que a "disciplina financeira permite criar as almofadas orçamentais de segurança e garantir a dose certa de flexibilidade de que as finanças públicas necessitam".
Conselho das Finanças Públicas

Conselho das Finanças Públicas tem nova presidente

Nazaré Costa Cabral, doutorada em direito e licenciada em economia, vai substituir no cargo a economista Teodora Cardoso, que preside ao Conselho das Finanças Públicas desde fevereiro de 2012.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Excedente orçamental de 0,7% até setembro

Crescimento da receita fiscal foi "determinante" para inverter um défice de 1.865 milhões de euros verificado no primeiro semestre. Até setembro o excedente é agora de 1.111 milhões de euros.
Orçamento do Estado

Teodora Cardoso. Não há uma anomalia no orçamento

A presidente do Conselho das Finanças Públicas desvalorizou as divergências encontradas pela UTAO no valor do défice e diz que não só tem sido a prática, como o valor é o habitual.
Orçamento do Estado

A política orçamental do colete-de-forças

Os resultados orçamentais destes últimos anos têm sido um sucesso. Duradouro? Não parece. Pelo que se vai sabendo, seguimos uma política orçamental de colete-de-forças que um dia rebenta.
Orçamento do Estado

Redução do défice depende do crescimento

Os orçamentos de 2017 e 2018 deixaram uma herança de quase mil milhões ao orçamento de 2019, que o Governo espera pagar com o crescimento económico. Falta transparência, no orçamento e ao Governo.
Orçamento do Estado

Teodora: economia está mais apoiada no consumo

Conselho das Finanças Públicas reitera previsões de crescimento mas alerta que as componentes estão a mudar: o PIB está cada vez mais apoiado no consumo e menos nas exportações e investimento.
Autarquias

Quatro câmaras em rutura financeira - CFP

Cartaxo, Nordeste (Açores), Fornos de Algodres e Vila Real de Santo António estão em situação de rutura financeira, indica o Conselho das Finanças Públicas. Conjunto dos 308 municípios reduziu dívida.
Conselho das Finanças Públicas

Portugal. Risco de recessão de 55% a cada 5 anos

A cada ano, a economia tem um risco de 15% de entrar em recessão. Risco aumenta para 55% num período de cinco anos, estima o Conselho das Finanças Públicas. Recuperação demora tanto quanto a recessão.
Programa de Estabilidade

Novo Banco consome folga do défice de 2017

Margem conseguida com esforço superior ao previsto em 2017 é consumida quase na totalidade com quase mais quase 800 milhões de euros para o Novo Banco, que não estavam previstos no Orçamento.
Orçamento do Estado

Centeno corta défice estrutural a metade

O Governo mudou a sua política orçamental para uma postura restritiva e cortou o défice estrutural a metade, o dobro do exigido pela UE. Investimento cresceu à custa de obra nas regiões e autarquias.
Teodora Cardoso

Informação microeconómica é "muito fraca"

A presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, alertou para a falta de informação microeconómica, apelando a uma resolução "urgente" dessa falha.
Orçamento do Estado

OE tenta cumprir "apenas mínimos indispensáveis"

Conselho das Finanças Públicas recalcula esforço orçamental, que fica aquém do previsto pelo Governo e do exigido pela União Europeia. Portugal arrisca-se a ser alvo de procedimento em maio.
Conselho das Finanças Públicas

Paul De Grawe e Miguel St. Aubyn no CFP

Governo, Banco de Portugal e Tribunal de Contas parecem ter chegado a consenso sobre os novos nomes que vão integrar o Conselho das Finanças Públicas.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Valor médio das novas pensões baixa 16%

Desequilíbrio entre o número de subscritores e de aposentados da Caixa Geral de Aposentações agravou-se. O valor médio das pensões de reforma baixou.
Governo

CFP. Quem são afinal os nomes vetados por Costa?

Costa recusou-se a explicar a Passos a razão de ter rejeitado os nomes propostos por Banco de Portugal e Tribunal de Contas para o Conselho de Finanças Públicas. Mas quem eram os candidatos?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.