O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Mais do que Desporto
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1242,2kWh poupados 1242,2 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • 360º

Pedro Nuno liberta-se. Ventura reinventa-se. E Sánchez em suspenso

16 nov. 2023, 08:39
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Observador

360º

quinta, 16 nov. 2023
Fotografia de Pedro Raínho
Pedro Raínho
Editor Adjunto Sociedade

Enquanto dormia…

… O Observador contava como acabou a relação de Pedro Nuno Santos com a Tecmacal.  O ex-ministro, agora candidato à liderança do PS, vendeu a participação que detinha na empresa de calçado do pai, como mostra o registo de interesses do deputado socialista. A alienação (uma doação, em bom rigor) dessa participação foi divulgada poucas horas pela Assembleia da República, apesar de ter sido concretizada já em fevereiro. Ainda longe de imaginar o calendário político que agora tem à sua frente, Pedro Nuno Santos desfez-se de uma ligação que poderia trazer problemas desnecessários a um candidato à liderança do partido e do país (que não vai contar com o apoio de uma das principais figuras do partido).

Também a pensar nas eleições de 10 de março, André Ventura apresenta-se em tom moderado. A mudança de pele começou a fazer-se notar de forma mais clara na tarde em que António Costa anunciou ao país que se demitia. De um momento para o outro, o líder do Chega — que já apontou PNS como seu principal adversário nas próximas eleições — vestiu o fato do regime, prometeu que o país não ficará sem alternativa e que tudo fará para que um novo governo entre em funções o mais rapidamente possível. A estratégia, essa, está definida: não ostracizar o PSD, ser moderado e contido e esperar que o resultado torne o seu partido uma peça indispensável no tabuleiro político pós-legislativas.

Espanha vive também um (conturbadíssimo) momentum político. Ontem, Pedro Sánchez chegou à sessão da sua investidura convicto de que, com o apoio de oito forças políticas, podia percorrer o caminho de volta ao Palácio Moncloa sem mais percalços. Mas o Junts per Catalunya tinha outros planos. E, nesse mesmo debate, deixou a ameaça: ou o socialista é claro sobre o perdão de parte da dívida da Catalunha, a amnistia e as possibilidades da realização de um novo referendo sobre a independência da região ou no hay nada para Sánchez. E tudo isto a horas de começar a votação para a investidura do novo governo de Espanha, que arranca já esta manhã e que vamos acompanhar em permanência no site do Observador. Foi também à situação política em Espanha e ao dilema do líder socialista — a amnistia aos referendistas catalães — que demos destaque na edição de hoje da História do Dia.

Continuamos também a seguir de perto o dia a dia na Web Summit. Ontem, uma das principais intervenções voltou a ser dedicada ao tema que tem atravessado toda a edição deste ano: a Inteligência Artificial, os perigos e as consequências para o nosso futuro. Um ano depois do lançamento do ChatGPT, Cassie Kozyrkov, cientista de dados sul-africana e CEO da agência de apoio à decisão Data Scientific, deixou uma frase premonitória no ar: “Os humanos não vão sair de moda.”

Em relação ao conflito entre Israel e o Hamas, o ministro dos Negócios Estrangeiros português revelou ontem que três luso-palestinianos, dois dos quais crianças, morreram na sequência de bombardeamentos israelitas sobre a Faixa de Gaza, precisamente no mesmo dia em que o Conselho de Segurança da ONU aprovou (com as abstenções de EUA, Reino Unido e Rússia) uma resolução com o apelo à realização de “pausas e corredores humanitários” no terreno. Telavive já criticou a posição. Também ontem, Israel garantiu ter encontrado armas e recursos tecnológicos, além de um centro de comando, no hospital Al Shifa, ontem tomado pelas forças israelitas. O Hamas nega. Estamos a seguir em permanência os principais momentos do conflito e, no Contra-Corrente, o José Manuel Fernandes e a Helena Matos vão analisar o conflito: “Quanto tempo resta a Israelpara vencer o Hamas?” é a questão de partida.

A terminar, já sabe que tem disponível no Observador o dilema diário do AbraPalavra — com seis tentativas para descobrir a palavra — ou do Sudoku. E também sabe que vamos estar em constante atualização no site do Observador e na nossa rádio.

Boa quinta-feira.

OUTRAS NOTÍCIAS

Linha Violeta. Loures descarta financiamento
Agência Lusa
Legionella. Empresas garantem qualidade da água
Agência Lusa
Algarve deve atualizar estudo de risco sísmico
Agência Lusa
Três ativistas detidas na Faculdade de Psicologia
Agência Lusa
ONU: planos sobre emissões de gases são insuficientes
Agência Lusa
Luís Filipe Barreira eleito novo bastonário dos enfermeiros
Agência Lusa
Infarmed proíbe exportação de 142 medicamentos
Agência Lusa

O ENCANTADOR DE RICOS

Fotografia
Bolsa

Episódio 2: "O grande estouro"

No segundo episódio de “O Encantador de Ricos”, todos querem entrar no grande jogo da bolsa nos anos 80, mas ninguém ganha tanto como Pedro Caldeira. Até ao dia em que algo inesperado vem mudar tudo.

Fotografia
Bolsa

Episódio 1: “A máquina de fazer dinheiro”

No primeiro episódio de “O Encantador de Ricos”, o corretor mais poderoso da bolsa nos anos 80 é preso pelo FBI. Pedro Caldeira teve uma ascensão fulgurante. E uma queda que ninguém imaginaria.

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
Guerra na Ucrânia

UE: adesão da Ucrânia comparável com a da Polónia

Fotografia
Diplomacia

Biden e Xi: uma das "discussões mais produtivas"

Fotografia
Síria

França emite mandado contra al-Assad

Fotografia
Migrações

Albânia aprova acordo polémico com Itália

Fotografia
Energia Nuclear

Irão. Reservas de urânio 22 vezes acima do limite

DESPORTO

Fotografia
FC Porto

FC Porto pondera cancelar continuação da AG

Fotografia
Desporto

Jogos Olímpicos. Campo com 5000 militares em Paris

Fotografia
I Liga Betclic

Daniel Sousa é o novo treinador do Arouca

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Alexandre Homem Cristo

Para vencer, a direita deve acreditar na vitória

O eleitorado de direita poderá enredar-se em hesitações e remoer sobre as imperfeições dos líderes dos partidos do seu espaço político. Mas, assim, Pedro Nuno Santos terá caminho aberto para São Bento

Fotografia do Colunista
Alexandre Borges

O cão do Galamba

Algumas coisas tenho quase a certeza que até ao cão do Galamba encanitam. O PS quer um aumento do IUC ou é contra o aumento do IUC? Pela nacionalização das caravelas ou pela privatização da TAP?

Fotografia do Colunista
Margarida Bentes Penedo

Educar o Ministério da Educação

Retirar os filhos às famílias não se torna aceitável por estarmos em democracia. Pelo contrário. Uma democracia define-se por não querer retirar os filhos às famílias para os inserir na comunidade.

Fotografia do Colunista
Manuel Villaverde Cabral

Sem qualificação… Uma bandalheira!

É incompreensível que um primeiro-ministro como António Costa agarrado ao poder, a seguir com os olhos um cargo vistoso na Europa, se demitisse antes de o juiz dizer fosse o que fosse sobre a acusação

MAIS PARA LER

Fotografia
Cinema

Schrader não floresce no jardim do bem e do mal

O realizador americano repete-se em registo menor e anda em círculos em "O Mestre Jardineiro", interpretado por Joel Edgerton e Sigourney Weaver. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Fotografia
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um original documentário sobre Hitchcock, o filme de despedida de Ken Loach, o novo "Jogos da Fome" e "O Mestre Jardineiro", de Paul Schrader, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.

Fotografia
Conflito Israelo-palestiniano

Waters acusa lobby israelita de lhe negar hotéis

Roger Waters atribuiu ao "lobby israelita" responsabilidades por não conseguir alojar-se em hotéis no Uruguai. Comité israelita acusou cantor, defensor da causa palestiniana, de ser antissemita.

Fotografia
Teatro

Marco Mendonça confronta-nos com o "Blackface"

"Blackface" é um monólogo sobre a prática teatral racista, desde as suas raízes nos Estados Unidos da América aos casos portugueses. A peça chega ao Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, já esgotada.

RÁDIO OBSERVADOR

Fotografia
História

O sionismo e a ideia de enviar judeus para Angola

Fotografia
Redes Sociais

Na próxima crise política baixam o IVA e o IMI?

Fotografia
Desporto

"É um momento negro na história do FC Porto"

Fotografia
Imprensa

Morte política de Costa ainda pode ser revertida?

Fotografia
Israel

"Apoio a Netanyahu é cada vez mais reduzido"

Fotografia
Rádio Observador

Espanha. "Vamos assistir a governo Frankenstein"

Fotografia
Guerra na Ucrânia

"Putin espera uma vitória de Trump nas eleições"

Powered by Powered by Recombee

Precisa de ajuda? Contacte-nos

Para deixar de receber esta newsletter clique aqui

ou pode gerir e descobrir as nossas outras Newsletters aqui

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa

Receba a próxima edição da newsletter 360º diretamente no seu email

Enquanto dormia, preparámos para si um guia resumido do que se passa. Logo de manhã, pelas 9h00, todos os dias úteis.

  • Newsletter
  • Observador
  • Crise no PS
  • PS
  • Política
  • Crise Política
  • António Costa
  • Governo
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

360º

Infiltrados no Porto. E o caminho para o regresso de Passos

16/10/2026, 9:19
360º

Todos detalhes sobre o futuro alemão da TAP

15/10/2026, 8:09
360º

Os poderes de Ventura e o Irão em modo guerra total

14/10/2026, 7:57
360º

Um negócio com Escobar e a resposta de Montenegro a Passos

13/10/2026, 8:41

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner