Em 2012, o inglês foi a língua estrangeira mais estudada na Europa dos 28, com cerca de 97,1 por cento de estudantes entre os alunos europeus do segundo e terceiro ciclo, segundo dados revelados esta quinta-feira pelo Eurostat, a propósito do Dia Europeu das Línguas, que se comemora na sexta-feira. Apesar desta liderança, o espanhol, que está em quarto lugar na lista, foi o idioma que registou o maior aumento no número de estudantes entre 2005 e 2012, passando de 7,4 por cento para 12,2 por cento.

O inglês confirma assim a sua popularidade, sendo o idioma estrangeiro mais comum na educação dos jovens europeus. Em quase todos os países da União Europeia a 28, mais de 90 por cento dos alunos se encontrava a aprender inglês em 2012. Portugal não pertence a esta lista, uma vez que apenas 86,4% dos estudantes do segundo e terceiro ciclo aprende inglês. Este valor representa uma descida relativamente a 2005, em que a percentagem de estudantes de inglês era de 98,3 por cento em Portugal. Apenas Portugal, Espanha e a Letónia registaram um decréscimo no número de alunos a aprender este idioma.

Depois do inglês, o francês surge em segundo lugar nas preferências dos estudantes (34,1 por cento), e o alemão em terceiro (22,1 por cento). Em Portugal, 57,4 por cento dos alunos aprende francês, 21,6 por cento estuda espanhol e apenas 0,5 por cento estuda alemão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR