O filme sobre a vida do matemático Alan Turing, O Jogo da Imitação, chegou aos cinemas nas últimas semanas, em Portugal. Nesta terça-feira, o nome do matemático volta a ser falado, mas, desta vez, sem referências ao ator Benedict Cumberbach. Um bloco de notas que pertenceu ao pai da computação moderna vai a leilão em abril, segundo o Financial Times, e espera-se que as licitações cheguem ao valor de um milhão de dólares.

O bloco data de 1942, ano em que Turing liderava uma equipa de criptólogos (decifradores de códigos) em Bletchley Park, para decifrar códigos nazis – o mesmo período de vida que aparece no filme nomeado para os Óscares.

https://www.youtube.com/watch?v=S5CjKEFb-sM

O bloco são só 56 páginas manuscritas, mas, sem dúvida, muito valiosas. Cassandra Hatton, especialista em livros, manuscritos e história da ciência, que trabalha para a leiloeira Bonhams, afirma que muitas das notas encontradas de Turing foram precursoras de muito do trabalho que ele fez mais tarde em computadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ele estava a trabalhar em lógica e os fundamentos da matemática, com o objetivo de criar uma linguagem universal para uma máquina computacional”, disse, em declarações Financial Times. Por isso, a especialista afirma que em leilão este bloco pode vir a alcançar a soma de um milhão de dólares.

Alan Turing deixou todo o seu espólio e investigações ao amigo e também matemático Robin Gandy em testamento. Anos mais tarde, Gandy depositou todo o arquivo de Turing no King’s College, em Londres, mas ficou com este bloco de notas, conta o Financial Times – não se sabendo a identidade do atual proprietário.

Em 1942, Turing foi condenado por “indecência” por atos homossexuais, o que era crime até 1967. Devido a isto, perdeu a sua autorização para trabalhar no projeto que procurava decifrar códigos nazis. Em 1954, suicidou-se devido ao tratamento hormonal que estava a fazer – castração química – para se “curar” da homossexualidade.

O leilão vai ser realizado no dia 13 de abril, na Bonhams, em Nova Iorque.