Vinte seis anos depois de Ross ter dito o nome errado no altar, os dois guiões das duas partes do The One With Ross’s Wedding (Aquele do casamento do Ross, em português) vão ser leiloados esta sexta-feira na Hanson Ross em Hertfordshire, no Reino Unido. Os textos, que deveriam ter sido eliminados após as filmagens em Londres — não fossem dar spoiler do momento em que Ross diz “Rachel” em vez de “Emily” —, estão avaliados entre 600 e 800 libras.

Tanto a história do famoso episódio de Friends em Londres como a do infeliz destino dos guiões remontam a 1998. Na época, o final da quarta temporada da sitcom norte-americana foi gravado nos Fountain Studios, em Wembley, e os guiões foram colocados no lixo “para que o final não fosse divulgado”, explicou Amanda Butler da leiloeira Hanson Ross, citada na CNN Internacional. No entanto, por sorte — podemos dizer agora —, um funcionário administrativo do estúdio acabou por encontrá-los num caixote do lixo algumas semanas depois das filmagens e decidiu guardá-los na gaveta da sua secretária.

Nós, Matthew Perry e tudo o que aprendemos com Chandler Bing

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu costumava trabalhar no apoio administrativo dos estúdios. Nunca vi nenhum dos atores de Friends, mas lembro-me que era um local muito movimentado. (…) Encontrei-os num caixote do lixo algumas semanas depois das filmagens terem terminado. Fazia parte do meu trabalho garantir que tudo estava arrumado e que não havia lixo por perto. Não sabia bem o que fazer com eles e guardei-os na gaveta do meu escritório. Lembro-me de me perguntar a que membro do elenco poderiam ter pertencido“, revelou o homem, agora reformado.

Em 1999, quando deixou os estúdios, ao arrumar a secretária, colocou “tudo num caixote de cartão”, incluindo os guiões. “Esqueci-me que os guiões estavam lá. Foram parar a uma gaveta da mesa-de-cabeceira e estão lá desde então. Podia muito bem tê-los deitado fora”, afirma, citado na BBC.

Mas não o fez. Encontrou-os — novamente — “antes de uma mudança” e decidiu levá-lo para avaliação. “Estava a visitar a família em Hertfordshire e decidi levá-los para avaliação na Hanson Ross. Vai ser emocionante ver quanto ganham em leilão. Curiosamente, não sou um grande fã de Friends. Não desgosto da série, mas só recentemente vi os episódios para os quais tenho os guiões. O humor americano é diferente do nosso. Estes guiões merecem ser propriedade de um grande fã de Friends“, afirmou.

Elenco de “Friends” esteve no funeral de Matthew Perry. Fundação com nome do ator vai ajudar quem luta contra dependência de álcool e drogas

“Foram comprados na nossa sala de leilões para serem avaliados e ficámos espantados. Os fãs de Friends vão adorar. Levam-nos de volta a 1998, quando Ross, Monica, Joey, Chandler e Rachel viajaram para Inglaterra para ver Ross (David Schwimmer) casar com a noiva Emily (Helen Baxendale) em Londres”, completou Amanda Butler.

“Aparentemente, o elenco e a equipa receberam ordens para destruir as cópias para que o final não fosse divulgado. No entanto, estes dois escaparam. Estamos a avaliá-los entre 600 e 800 libras (entre 697 e 929 euros), mas graças ao enorme apelo global do programa, quem sabe onde o martelo pode cair. O último programa de Friends foi para o ar há 20 anos, em 2004, mas continua a ser visto e apreciado por milhões de pessoas”, acrescentou a diretora de operações da leiloeira.