Se é daquele tipo de pessoas que costuma ir até ao fim da Internet, então pelos seus olhos devem ter passado várias brincadeiras virais deste género. Uma das mais conhecidas aconteceu em 2012, quando um rapaz pediu à Internet que lhe colocasse o sol entre os dedos, já que a tentativa de o fazer, através da ilusão de perspetiva da fotografia, tinha corrido mal.

Screen Shot 2015-04-23 at 15.58.47

A fotografia original, onde acertar no sol foi uma tarefa falhada.

Screen Shot 2015-04-23 at 16.01.44

O pedido soltou os monstros da Internet. Alguns deles perversos.

No dia 17 de abril, um outro rapaz pediu no 4chan, um site de partilha de imagens, algo semelhante: que lhe resolvessem uma fotografia frustrada. Em Paris, e na esperança de tirar a chapa da sua vida, esta pessoa não identificada falhou o alvo e não conseguiu simular a clássica imagem de quem segura a Torre Eiffel. O fotógrafo, a priori, parece não ter tido grande capacidade para orientar o modelo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Screen Shot 2015-04-23 at 15.45.57

A foto original, enviada em anexo para o site, para que os seus utilizadores pudessem alterar como muito bem lhes aprouvesse.

No entanto, uma visita à conta de Instagram do lesado — que aparenta chamar-se Sid Frisjes — sugere que pode não ter sido ele a partilhar a foto no site. Percebe-se que a fotografia falhada é intencional, já que o próprio ironiza na legenda: “nailed it” (em cheio). Esta graça é repetida em três fotografias ao longo da galeria: duas da Torre Eiffel, uma do obelisco da Place de la Concorde.

Screen Shot 2015-04-23 at 18.11.15

A brincadeira repetida noutro icónico monumento de Paris

O próprio, em busca de diversão gratuita, poderá ter gerado esta viralidade. Porém, há uma forte possibilidade de terceiros terem lançado o repto. A Internet, farta em especialistas no domínio das ferramentas de Photoshop, não desiludiu. A chacina cibernáutica a que o rapaz do sol foi sujeito repetiu-se, porque a Internet não perdoa e os trolls estão sempre atentos.


Com tantas participações, o incidente tornou-se viral. A página de Facebook mott.pe, um Centro de Especialização Digital, em Lima, no Perú, fez um post sobre o sucedido, com direito a fotogaleria. A publicação já conta com quase 30.000 gostos e mais de 50.000 partilhas. A caixa de comentários desse post tornou-se mais uma tela para novas propostas de utilizadores. Todos quiseram ajudar e estas são apenas algumas imagens.

Inspire-se e tente a sua sorte no Photoshop para ajudar o turista. Ele merece.