Se quer conquistar uma mulher, esqueça as idas ao cinema, leve-a antes a jantar. Ao que parece, a frase “conquistar um homem pelo estômago” também se aplica ao sexo feminino. Segundo um estudo feito a mulheres jovens da Drexel University, as mulheres respondem melhor a sugestões românticas se tiverem comido primeiro.

Como um prato improvisado que acaba em iguaria, Michael Lowe, professor no departamento de psicologia da universidade, diz que a descoberta foi um acidente. Os cientistas tinham andado a estudar mulheres para verem se as que seguiam dietas e as que comiam normalmente respondiam de forma diferente a fotografias de comidas tentadoras, como bolo de chocolate.

Para contrastar com essas fotografias, as 20 mulheres também foram confrontadas com fotografias românticas, como casais a andar na praia de mãos dadas ou em jantares românticos. Através de uma ressonância magnética, os cientistas concluíram que as mulheres que tinham comido previamente tiveram uma reação muito mais dramática às fotografias românticas do que as que estavam em jejum. A ressonância mostrou mais atividade no sistema de recompensa do cérebro nas mulheres que estavam bem alimentadas.

Em declarações à CNN, Michael Lowe diz que “isto pode mostrar que a nossa atenção está mais ou menos focada em alguma coisa quando estamos satisfeitos nutricionalmente”. E também pode significar que as mulheres que tinham comido poderiam estar mais aptas a procurar recompensas além da comida, o que pode sugerir a existência de uma ligação entre a comida e o sexo no cérebro feminino. “Não falamos muito sobre isso, mas geralmente quando alguém se depara com um estímulo de recompensa de qualquer género, isso gera uma orientação para o prémio e alguma excitação porque estamos a antecipar a recompensa.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas não eram as reações que os cientistas esperavam quando mostraram as fotografias românticas. No entanto, também conseguiram resposta ao que procuravam: as pessoas que costumam fazer dieta tiveram uma resposta muito mais intensa às fotografias de comida do que aquelas que comiam normalmente.

Apesar de a amostra ser pequena e de ser necessário, no futuro, testar um grupo maior de várias idades, não só de mulheres mas também de homens, as conclusões não deixam de ir ao encontro de estudos anteriores que sugeriam que, quando têm fome, os casais ficam mais chateados um com o outro.

Por exemplo: em 2014, um estudo deu agulhas a casais para que eles pudessem espetá-las num boneco de voodoo dependendo do quão chateados estivessem com o seu parceiro. Após 21 dias de observação, foi-lhes pedido que competissem num jogo, sendo que o vencedor podia submeter o vencido a um barulho alto e desagradável (o que na verdade nunca aconteceu). Ao longo deste período, os níveis de açúcar no sangue foram medidos diariamente e, no final, o teste concluiu que os casais casados eram mais agressivos um com o outro quando os seus níveis de açúcar no sangue estavam baixos.

Antes disso, já outros estudos indicavam que as mulheres com menos mudanças de humor e emocionalmente mais satisfeitas com as suas relações tinham mais desejo. Para o professor de obstetrícia da University of Michigan Health System, John Randolph, “o humor e o sentimento de saúde e bem estar são o caminho para [o coração] das mulheres”.

Não há estudos que provem que as hipóteses de conquista aumetam se for o homem a cozinhar, mas pode sempre tentar a sua sorte.